Conheça a utilidade do Inbound Marketing

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
13/10/2020
Inbound Marketing | Marketing Digital

Aprender a utilidade do Inbound Marketing é fundamental para quem deseja captar leads para sua marca, principalmente porque o termo inbound marketing é muito utilizado em conversas sobre marketing digital. Aprender o seu significado e suas funções é fundamental para alguém que queira promover uma marca no mundo online.

Por isso, neste artigo, vamos explicar para que serve o inbound marketing e por quê ele pode ser uma estratégia importante para o sucesso da sua empresa na internet. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Conheça a utilidade do Inbound Marketing

Fonte: freepik.

Entenda a utilidade do Inbound Marketing

Para explicar o que é o inbound marketing, é preciso antes esclarecer o que é que conhecemos como o “marketing tradicional”. Esse tipo de publicidade, também conhecida como outbound marketing, é vista como a forma mais tradicional de se fazer marketing, presente em anúncios e propagandas mais antigas.

O melhor exemplo que podemos citar é um comercial de televisão. Isso porque um comercial aparece no meio de uma programação de televisão a qual o possível cliente está assistindo, tendo, portanto, uma função de interromper o que está acontecendo para tentar vender um produto ou serviço. Essa tentativa de venda também é feita abertamente, com muitos comerciais abertamente listando razões para que o espectador queira comprar o produto ou serviço em questão.

Pode ser considerada uma forma bruta de captar cliente, como se ele não tivesse escolha e tem que ver aquela propaganda ou aquele anúncio. Por isso, não é muito viável nos dias de hoje conseguir clientes dessa maneira, pois o objetivo é puramente vendas e não relacionamento.

Esse é um exemplo de outbound marketing, o oposto do inbound marketing. E o que difere essas modalidades de publicidade é a forma como elas abordam o cliente.

Um exemplo de inbound marketing, por sua vez, poderia ser um post de blog. Imagine, então, que uma empresa de design gráfico faz um artigo sobre logos de marca e por que eles são importantes. No contexto da internet, os usuários vão encontrar esse post, muito provavelmente, através de mecanismos de busca como o Google.

Como usar as redes sociais em uma estratégia de inbound marketing

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Assim, uma pessoa vai digitar um termo (talvez “logos de marca”) e os resultados mostraram a página com a publicação, e, se o usuário se interessar, ele vai clicar no conteúdo e consumi-lo. Isso vai fazer com que ele conheça a empresa que é dona do blog em questão.

Percebeu a diferença? No cenário do post de blog, o usuário vai até a empresa e não o contrário. A empresa não precisa interromper ativamente nada do que ele está fazendo, e nem focar apenas em vender um produto ou serviço. Ao invés disso, ela oferece informações úteis de forma gratuita para chamar a atenção de um possível cliente.

É assim que o inbound marketing funciona. E a principal vantagem que ele oferece é a abertura de possibilidades de construção de relacionamentos mais profundos entre a marca e os seus consumidores. Isso porque a utilização do marketing de conteúdo faz com que o usuário veja a empresa de outra maneira, criando uma certa afeição por ela. E essa afeição é o primeiro passo para o início do processo de fidelização do cliente.

Principais dúvidas sobre Inbound Marketing

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Sendo assim, é possível dizer que o inbound marketing melhora a imagem de uma empresa perante o público, e permite que ela interaja com ele de outras maneiras. É, portanto, a estratégia mais eficiente para, a longo prazo, conseguir acumular uma audiência fiel para os seus produtos ou serviços.

Mas é interessante dar atenção à uma situação relacionada ao inbound marketing. Para que uma estratégia de atração der certo, é necessário que as áreas de produção estejam entrosadas e bem estruturadas. Primeiramente, é necessário criar oportunidades de atração por meio da otimização do conteúdo seguindo técnicas de SEO. Dessa maneira, você consegue colocar sua marca entre as primeiras nos sites de busca.

A partir do momento em que você dá essa chance para que o conteúdo atraia o público, é importante que haja um estudo prévio que levante as necessidades e desejos do segmento de mercado que você atua. Com essa atitude, é possível prever quais assuntos têm maior relevância para esse público, dando mais chances de haver interação.

Entenda qual é a relação entre inbound marketing e SEO

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No entanto, essa interação só poderá ocorrer se a forma de expor o conteúdo for atrativa ao público. Esse é um trabalho para o designer gráfico, que deixará o conteúdo com a cara ideal e com apelações chamativas, que induzem o consumidor a interagir e ter contato, de fato, com o material que você está apresentando.

Com o público alcançado, uma imagem chamativa, você está pronto para entregar todo o seu conteúdo para um possível cliente. Nessa etapa, é fundamental ter um material bem escrito, rico em conteúdos, informações, dados e imagens. Isso faz com que o lead se torne um cliente em potencial, e quanto mais você o abastecer de conteúdos relevantes, maiores são as chances de fidelizar e ganhar referência no mercado.

Por fins de curiosidade, todos esses processos fazem parte do conceito de Funil de Vendas, que se utiliza do inbound marketing no que tange a atração de leads e geração de interação e engajamento. Nesse caso, o funil é dividido em três fases e a atração consta logo na primeira… e mais importante.

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Monte uma estratégia de inbound marketing com a ajuda de uma agência

Agora que você já sabe para que serve o inbound marketing, é hora de colocar esse conhecimento em prática. E a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de uma empresa que seja especializada no assunto. Uma agência de marketing digital, então, é o ideal. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Somos especialistas em marketing digital e otimização de sites e SEO.

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