Mesmo que você não esteja no Facebook, é impossível não conhecer alguém que esteja. Afinal, trata-se da rede social mais popular do Brasil e do mundo. A plataforma criada por Mark Zuckerberg se tornou parte da rotina de grande parte das pessoas, que, muitas vezes, olham o Facebook imediatamente após acordar. Por isso, é importante fazer marketing de conteúdo no Facebook.
Não é à toa, então, que o site ofereça tanto potencial para iniciativas de marketing digital. E a produção de conteúdo é uma das principais delas. Mas como combinar esses dois recursos? Neste artigo, vamos ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta apresentando as 4 principais dicas para fazer marketing de conteúdo no Facebook. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Conheça as 4 principais dicas para fazer marketing de conteúdo no Facebook
O segredo para entender como alcançar o sucesso com o marketing de conteúdo é que não existe uma fórmula mágica universal. O marketing de conteúdo é um campo muito vasto que oferece diversos instrumentos e possibilidades, e existem muitas formas de explorar cada um desses caminhos.
Sendo assim, fazer marketing de conteúdo para o Facebook não é a mesma coisa que fazer marketing de conteúdo com um blog, por exemplo, ou com um podcast. São cenários diferentes que requerem abordagens específicas.
Mas qual é a melhor forma de criar conteúdo para esse tipo de plataforma? A seguir, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa. Confira!
Sempre use elementos gráficos
Em redes sociais como o Facebook ou o Instagram, o aspecto visual é de grande importância. Afinal, é muito conteúdo sendo postado a todos os minutos, o que dificulta a missão de disputar a atenção do usuário. Sendo assim, é crucial contar com um forte elemento estético para fazer o seu conteúdo se destacar.
Isso significa não apenas postar imagens de alta qualidade, mas imagens que contribuam para construir uma identidade visual para a sua marca. Essa identidade deve ser construída através de iniciativas de design gráfico que carreguem um senso de coerência entre si, transmitindo, de forma visual, a essência que você quer passar da sua empresa.
Compartilhe seu conteúdo em grupos apropriados
O Facebook tem o recurso de grupos de discussão, que podem ser muito úteis para a divulgação de conteúdo. No entanto, isso deve ser feito com cuidado: Muitos grupos têm regras sobre o tipo de postagem que permitem, e quebrá-las pode fazer o seu perfil ser expulso.
Por isso, procure por grupos que sejam voltados para assuntos relevantes para a sua área. Por exemplo: Se você está produzindo conteúdo voltado para a cozinha, para promover o seu restaurante, é uma boa ideia entrar em grupos de gastronomia. Além disso, sempre verifique as regras do grupo antes de fazer uma postagem.
Estimule a interação respondendo a todos os comentários
O marketing de conteúdo deve servir para aumentar os níveis de interação no perfil da sua marca. E, para fazer isso, você precisa estimular o engajamento respondendo a todos os comentários que você receber. Adote uma postura simpática e estimule a conversa com chamadas para a ação nos posts que convidem os usuários a fazerem comentários. Isso torna a sua estratégia muito mais efetiva.
Contrate uma agência de marketing digital para criar conteúdo para a sua página
Uma das principais dicas para fazer marketing de conteúdo no Facebook que podemos citar é: Vale a pena ter ajuda especializada para essa missão. E uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA, é ideal para isso, podendo produzir conteúdos de alta qualidade para a sua marca.
Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!