4 dicas para fazer marketing de conteúdo no Facebook

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
15/09/2020
Marketing Digital

Mesmo que você não esteja no Facebook, é impossível não conhecer alguém que esteja. Afinal, trata-se da rede social mais popular do Brasil e do mundo. A plataforma criada por Mark Zuckerberg se tornou parte da rotina de grande parte das pessoas, que, muitas vezes, olham o Facebook imediatamente após acordar. Por isso, é importante fazer marketing de conteúdo no Facebook.

Não é à toa, então, que o site ofereça tanto potencial para iniciativas de marketing digital. E a produção de conteúdo é uma das principais delas. Mas como combinar esses dois recursos? Neste artigo, vamos ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta apresentando as 4 principais dicas para fazer marketing de conteúdo no Facebook. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

4 dicas para fazer marketing de conteúdo no Facebook

Fonte: Freepik

Conheça as 4 principais dicas para fazer marketing de conteúdo no Facebook

O segredo para entender como alcançar o sucesso com o marketing de conteúdo é que não existe uma fórmula mágica universal. O marketing de conteúdo é um campo muito vasto que oferece diversos instrumentos e possibilidades, e existem muitas formas de explorar cada um desses caminhos.

Sendo assim, fazer marketing de conteúdo para o Facebook não é a mesma coisa que fazer marketing de conteúdo com um blog, por exemplo, ou com um podcast. São cenários diferentes que requerem abordagens específicas.

Mas qual é a melhor forma de criar conteúdo para esse tipo de plataforma? A seguir, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa. Confira!

Sempre use elementos gráficos

Em redes sociais como o Facebook ou o Instagram, o aspecto visual é de grande importância. Afinal, é muito conteúdo sendo postado a todos os minutos, o que dificulta a missão de disputar a atenção do usuário. Sendo assim, é crucial contar com um forte elemento estético para fazer o seu conteúdo se destacar.

Isso significa não apenas postar imagens de alta qualidade, mas imagens que contribuam para construir uma identidade visual para a sua marca. Essa identidade deve ser construída através de iniciativas de design gráfico que carreguem um senso de coerência entre si, transmitindo, de forma visual, a essência que você quer passar da sua empresa.

Compartilhe seu conteúdo em grupos apropriados

O Facebook tem o recurso de grupos de discussão, que podem ser muito úteis para a divulgação de conteúdo. No entanto, isso deve ser feito com cuidado: Muitos grupos têm regras sobre o tipo de postagem que permitem, e quebrá-las pode fazer o seu perfil ser expulso.

Por isso, procure por grupos que sejam voltados para assuntos relevantes para a sua área. Por exemplo: Se você está produzindo conteúdo voltado para a cozinha, para promover o seu restaurante, é uma boa ideia entrar em grupos de gastronomia. Além disso, sempre verifique as regras do grupo antes de fazer uma postagem.

Conheça os tipos de post que geram mais engajamento no Facebook

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Estimule a interação respondendo a todos os comentários

O marketing de conteúdo deve servir para aumentar os níveis de interação no perfil da sua marca. E, para fazer isso, você precisa estimular o engajamento respondendo a todos os comentários que você receber. Adote uma postura simpática e estimule a conversa com chamadas para a ação nos posts que convidem os usuários a fazerem comentários. Isso torna a sua estratégia muito mais efetiva.

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Contrate uma agência de marketing digital para criar conteúdo para a sua página

Uma das principais dicas para fazer marketing de conteúdo no Facebook que podemos citar é: Vale a pena ter ajuda especializada para essa missão. E uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA, é ideal para isso, podendo produzir conteúdos de alta qualidade para a sua marca.

Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

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