Você sabe quais são as melhores formas de reter clientes para uma empresa? Quando se fala da administração de uma empresa, é natural que muito do foco inicial caia na missão de obter clientes. Afinal, sem fazer vendas, nenhum negócio consegue crescer. Mas o que muitas vezes se perde nessa conversa é que fazer vendas não basta.
Na verdade, é preciso também prestar atenção para a tarefa de acumular um público fiel, uma audiência que vai providenciar vendas estáveis para a empresa. Mas como fazer isso? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Por isso, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais formas de reter clientes para uma empresa a fim de te ajudara a fidelizar os seus clientes e aumentar sua geração de leads. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!
Descubra quais são as 4 formas de reter clientes para uma empresa
Em primeiro lugar, é preciso explicar qual é a importância da retenção de clientes para o crescimento de uma empresa. Como foi dito anteriormente, isso tem a ver com o processo de construção de um público fiel.
Esse processo é conhecido como fidelização dos clientes. Mas a fidelização é a manutenção de uma relação que se forma quando o cliente mantém um vínculo com a marca após uma compra. Ou seja, em outras palavras, para fidelizar mais clientes, também é preciso investir na retenção.
Outro ponto importante é saber como se comunicar para fazer com que estes clientes se tornem fiéis. A partir de uma estratégia de Inbound Marketing, existe a possibilidade de que o lead deixe seus dados de contato com a empresa, como por exemplo: colocando uma informação de e-mail na barra de dados para conseguir acesso a um e-book.
Dessa forma, a empresa precisa saber como trabalhar estas formas de contato e como fazer com que este lead se torne, de fato um cliente e, depois, se torne uma pessoa fiel à marca. Fidelizando este cliente, você abre portas para que o mesmo indique o seu negócio para outras pessoas, gerando ainda mais lead.
Além disso, existe um fenômeno relacionado à fidelização que é conhecido como Criação de Comunidade. Um exemplo disso são os fãs e clientes fiéis da Apple que criaram uma espécie de comunidade na qual eles discutem tudo relacionado ao mundo da empresa e debatem possíveis melhorias. A empresa sabendo trabalhar em comunidade, pode se aproveitar disso e expandir a qualidade do produto.
À primeira vista, a ideia de reter mais clientes pode parecer complexa ou difícil. Mas, felizmente, existem muitas formas de fazer isso. A seguir, então, vamos apresentar as principais maneiras de alcançar esse objetivo. Confira!
Mostre resultados
Ao fornecer um serviço ou um produto para um cliente, você está se propondo a ajudá-lo de alguma forma. E, para mantê-lo interessado em uma relação com a sua empresa, é uma boa ideia mostrar que a sua ajuda produz resultados.
Você pode fazer isso através de certas métricas que demonstrem para o cliente como aquele serviço ou produto o beneficiou. Essas métricas devem ser baseadas em dados concretos, porque isso dá força ao argumento. Tudo isso contribui para afetar positivamente a experiência do cliente com a sua empresa.
Com isso, seus produtos ou serviços acabam ganhando ainda mais relevância na vida do cliente, que vê a sua marca como algo que ele não pode ficar sem, fazendo com que ele consuma ainda mais com a sua loja e compartilhe os benefícios com grupos de amigos ou familiares.
Mantenha contato com o cliente após a compra
Para criar uma relação com um cliente após uma compra, é preciso fazer um esforço ativo. Uma forma de fazer isso é pedindo que o usuário se cadastre no seu site para fazer uma compra. Dessa maneira, você obtém o contato do cliente através do e-mail, o que cria a possibilidade de contatá-lo posteriormente.
É possível, assim, fazer, por exemplo, campanhas de e-mail marketing com descontos e promoções. Essas campanhas estimulam o cliente a fazer uma segunda compra.
Além disso, essa proposta ajuda a dar a ideia de que você se preocupa com a experiência do cliente para com a sua loja e como ele foi atendido. Além disso, recebendo esses feedbacks ajuda a fazer com que você tenha noção de quais erros estão sendo cometidos e como melhorar a sua marca. Com isso, você também ganha relevância com cliente, abrindo mais oportunidade de fidelização.
Melhore a qualidade do seu atendimento
O atendimento da sua empresa deve ser rápido, simples e agradável. A ideia é não desperdiçar o tempo do cliente e tratá-lo sempre como um indivíduo, fazendo com que ele se sinta visto pela marca.
Essa dica pode parecer simples, mas a retenção de clientes passa por princípios básicos de construção de relacionamento com o consumidor. Por causa disso, manter um cliente custa, em média, cinco vezes menos do que ganhar clientes novos. Fazendo o cliente se sentir a vontade e bem recebido é porta aberta para oportunidades de fidelização. Por isso, não perca essa oportunidade, não cometa erros de atendimento.
Contrate uma agência de marketing digital para criar novas estratégias
Se você não conhece muitas formas de reter clientes para uma empresa, a melhor opção é contar com ajuda especializada. E, para isso, o ideal é uma agência de marketing digital. Não sabe que agência contratar?
A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima escolha. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada que oferece diversos serviços de marketing digital. Assim, é o caminho perfeito para melhorar a sua relação com os clientes da sua marca.
Nossa agência conta com profissionais especializados em marketing de conteúdo, soluções em Inbound Marketing, gestão de redes sociais e otimização de sites em SEO para fazer com que a sua empresa consiga crescer no âmbito digital e gerar cada vez mais leads, abrindo portas para fidelização.
E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!