O marketing de relacionamento é uma tática de Inbound Marketing que pode ser crucial para o crescimento de uma empresa na internet. Afinal, através dele é possível criar um vínculo forte e estável entre uma empresa e seu público. Mas como montar esse tipo de estratégia para impulsionar o seu negócio no mundo online?
Para ajudar você a responder essa pergunta, vamos explicar, neste artigo, o que você deve ter em mente quando estiver criando uma estratégia de marketing de relacionamento para a sua marca. Continue com a leitura para saber mais!
Criando uma estratégia de marketing de relacionamento para a sua marca
Em primeiro lugar, é necessário entender com precisão o que é o marketing de relacionamento e como ele funciona. E, como o próprio nome já sugere, essa é uma modalidade de marketing que busca criar um relacionamento entre um consumidor e uma marca.
É importante lembrar, ainda, que um relacionamento não é a mesma coisa que uma transação comercial. Em outras palavras, levar uma pessoa a fazer uma compra não é o objetivo final de uma estratégia de marketing de relacionamento. A ideia, na verdade, é que a pessoa que faz a compra crie afeição pela empresa, o que vai fazer com que ela torne a comprar com essa empresa no futuro. Desse modo, o objetivo final é a criação de clientes fidelizados.
Este tipo de filosofia começou a ser implantado com a virada do século. anteriormente, as empresas se preocupavam unicamente com o número de vendas, independente de como foi a compra e da experiência do cliente, a ideia era apenas vender.
A partir do momento em que estudos mostram a importância de valorizar o cliente, as marcas percebem que, mais do que a compra, é fundamental garantir um bom relacionamento com os consumidores, pois, dessa forma, você pode ter certeza que eles voltarão e que poderão indicar amigos e familiares para serem consumidores dos seus produtos.
Logo, o novo objetivo passa a ser valorizar as necessidades e desejos do consumidor a fim de um bom relacionamento que resulte na fidelização. Esse processo de tornar os consumidores fiéis ainda abre espaço para a criação de uma comunidade da marca, muito comum em empresas gigantes no mercado.
Diante disso, fica claro que o marketing de relacionamento é uma ferramenta crucial para criar um público fiel para a sua marca a longo prazo. Mas como criar uma estratégia de marketing de relacionamento? A seguir, vamos dar algumas dicas para ajudar você nesta tarefa. Confira!
Esteja presente nas redes sociais
As mídias sociais são os principais espaços de socialização na internet. Isso significa que, para uma empresa, estar presente nesses espaços é uma forma eficiente de se conectar com os seus clientes.
Essa possibilidade de conexão é muito promissora para o marketing de relacionamento. Sendo assim, se você quer criar uma estratégia desse gênero, é uma boa ideia criar uma presença para a sua empresa nas mídias sociais.
As mídias também são ótimas para você fazer uma análise do mercado. Primeiramente, é possível fazer uma mensuração dos assuntos mais comentados e tentar trabalhar em uma campanha em cima deles. Além disso, você consegue medir a popularidade das suas campanhas a partir das reações do público nos seus posts. Tendo poucas reações, pode-se ver os comentários e entender onde sua empresa errou no planejamento de comunicação.
Faça marketing de conteúdo
A produção de conteúdo é uma das principais ferramentas para a criação de uma estratégia de marketing de relacionamento efetiva. Isso porque, para criar um relacionamento, é preciso estimular a afeição de um cliente pela marca, e, para isso, é fundamental que a marca ofereça algo além de seus produtos e serviços.
Em outras palavras, a criação de conteúdo informativo e gratuito faz com que os usuários vejam a sua marca de forma mais positiva. Isso os torna mais propensos para criar uma relação com ela. Essa é uma das principais técnicas do Inbound Marketing, já que para um bom planejamento de captação de leads é necessário divulgar conteúdos relevantes.
Esses conteúdos relevantes serão usados como “iscas” para atrair o público-alvo da marca e, dessa forma, fazer com que ele interaja com os seus conteúdos. A partir do momento em que você entrega esses conteúdos relevantes e altamente informativos, as chances de o público se tornar consumidor fiel da sua marca aumentam exponencialmente. Por isso, invista na produção de conteúdo bem estudado e direcionado de forma a tornar sua empresa mais relevante no segmento de atuação e para fazer com que ela se torne referência.
Invista em uma campanha de e-mail marketing
O e-mail marketing é um dos veículos de marketing de relacionamento mais subestimados que existem. Muitos empresários esquecem esse recurso na hora de montarem suas estratégias.
No entanto, a realidade é que, por ser uma comunicação direta com o cliente que se dá de forma privada, o e-mail marketing é uma ferramenta de aproximação muito eficaz. Com ele, fica mais fácil estabelecer um vínculo mais próximo entre o cliente e a marca.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você está criando uma estratégia de marketing de relacionamento para a sua marca e não sabe o que fazer, a melhor opção é recorrer à ajuda especializada. Uma agência de marketing digital, portanto, é um caminho a ser considerado. Não sabe que agência escolher? A Agência IMMA é uma boa possibilidade, oferecendo diversos serviços de marketing digital que podem auxiliar na construção de um relacionamento com o seu público.
Nossa agência é composta por uma equipe qualificada e especializada em marketing online, produção de conteúdo e campanhas de e-mail marketing para fazer a sua empresa crescer no ramo digital e se tornar referência no segmento de atuação. Por isso, invista em planejamentos de comunicação realizados por uma empresa competente como a IMMA.
E aí, quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato conosco e faça já um orçamento para fazer a sua marca crescer e se destacar no mercado!