Veja como conseguir mais backlinks para o seu site

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
04/12/2020
Marketing de Conteúdo | Marketing Digital | Otimização de Sites (SEO)

Há muitas formas de conseguir mais backlinks para um site. E conhecer esses recursos é fundamental para criar estratégias de SEO mais efetivas, o que é muito importante para um empresário. Por isso, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais formas de criar mais backlinks para o site da sua empresa. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

Veja como conseguir mais backlinks para o seu site

Fonte: Freepik

Descubra quais são as 4 principais formas de conseguir mais backlinks para um site

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é um backlink e qual é a sua importância. Um backlink é um link para a sua página que existe em outro local. Assim, se, por exemplo, um link para o Google é incluído neste artigo, esse link é um backlink para essa plataforma. Logo, um site ganha muitos backlinks quando há muitas outras páginas mencionando-o. E esse número é muito positivo para o SEO da página.

Isso porque ganhar backlinks é uma técnica de SEO off page, ou seja, SEO que ocorre em locais externos à página otimizada. A razão para isso é que o Google prioriza as páginas de acordo com a relevância que elas oferecem para o usuário.

Desse modo, se muitos sites estão criando backlinks para o seu site, para o Google, esse é um indicativo de que a sua página é relevante para aquela área. O resultado, então, é uma melhora no seu rankeamento nos resultados de pesquisa.

Os backlinks são fundamentais para conseguir ter uma ideia a respeito da autoridade de um site e para saber qual é a relevância dele abordando assuntos dentro do segmento de atuação de uma marca. Por isso, é essencial para dar mais relevância para a sua empresa, ajudando a solidificar seu posicionamento no mercado.

Entenda o que é o SEO

Dessa forma, quanto mais você usar os backlinks no seu site e quanto mais sites usam o seu portal como fonte, maior será a sua autoridade, é dessa forma que o Google consegue medir a qualidade do seu trabalho. Assim, sua empresa consegue se posicionar bem no Google, já que ele entende que você tem conteúdos bem montados e relevantes.

Por isso, o investimento em backlinks é fundamental para as técnicas de SEO e para fazer com que mais pessoas tenham contato com seus conteúdos nos seus portais de comunicação. Isso porque, uma boa técnica de SEO aumenta o seu tráfego orgânico, ou seja, mais pessoas vão por conta própria ao seu site em busca dos seus conteúdos, sem precisar de anúncios.

Ou seja, a partir do momento em que você começa a investir em conteúdos bem montados e informativos, maiores são as chances de que estes conteúdos sejam usados como fonte em outros sites de muita relevância no segmento de atuação.

Backlinks: bom ou ruim para o site?

Fazer uso de backlinks é uma forma de dizer ao Google que o que está no seu conteúdo é confiável, enriquecendo-o com informações extremamente relevantes e que farão muita diferença no recebimento do conteúdo por parte do leitor.

Sendo assim, fica claro que conseguir mais backlinks para o seu site é uma prioridade importante no marketing digital. E, felizmente, há muitas maneiras de fazer isso. A seguir, vamos apresentar as 4 principais delas. Confira!

Faça guest posts em outros blogs

Um guest post é um post que um convidado faz no blog de outra pessoa. Normalmente, neste tipo de postagem, é incluído um link para o site do convidado em questão, criando um backlink.

Fazer guest posts, portanto, é uma boa estratégia para melhorar o seu SEO off page. No entanto, esse tipo de recurso só é possível quando você já tem um certo contato com outros blogs da sua área de atuação. Por isso, invista em relações profissionais positivas com outros sites que digam respeito ao seu setor. Isso pode gerar oportunidades para guest posts no futuro.

Descubra como conseguir mais backlinks para o seu blog

Faça pesquisas que possam servir de fontes

Outra forma de conseguir mais backlinks para o seu site é criar conteúdo que possa servir de fontes para outras pessoas. Afinal, fontes são referenciadas com frequência em outros conteúdos, embasando argumentos alheios.

Para criar fontes que podem resultar em mais backlinks para o site da sua empresa, o ideal é investir em pesquisas e coletas de dados. Dessa forma, você pode dispor os seus achados no site com informações numéricas concretas. Isso é muito atraente para quem está a procura de estatísticas para defender uma posição, por exemplo. As chances do seu conteúdo ser citado, portanto, aumentam consideravelmente.

Ou seja, é importante entender bem com quem você quer se comunicar para saber qual tipo de conteúdo é mais relevante para este público e, dessa forma, poder investir bem o bastante em pesquisas e apuração de ados a fim de deixar este conteúdo bem montado. Assim, você tem um material extremamente relevante e bom para ser usado em backlinks. Por tanto, invista em marketing de conteúdo.

O que são backlinks e por que eles podem ajudar o seu site

Compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais

Compartilhar o seu conteúdo nas redes sociais faz com que mais usuários encontrem o seu trabalho. E outro efeito positivo é que, ao estimular o compartilhamento desse conteúdo, você estimula também a criação de mais backlinks.

Até porque, as redes sociais são como grandes vitrines mundiais, onde você pode compartilhar conteúdos e se comunicar com seus clientes. Dessa forma, estar presente nas redes é fundamental para quem quer fazer sucesso no marketing digital e conseguir captar o máximo de leads possível. Essa, além disso, é uma das melhores maneira de conseguir mais backlinks para um site.

Agência de Gestão e Otimização de Sites

Contrate uma equipe especializada para ajudar com o seu SEO off page

Uma das principais formas de conseguir mais backlinks para um site é deixando o seu SEO nas mãos de uma equipe especializada no assunto. Para isso, uma agência de marketing digital é uma boa escolha.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com serviços de otimização em SEO, marketing de conteúdo e soluções em Inbound Marketing para ajuda a fazer sua empresa crescer. Quer saber mais? Então entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também