Relação entre SEO e link building

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
25/11/2020
Marketing Digital

Conhecer as técnicas de SEO é fundamental para promover um site ou um conteúdo na internet. Mas, quanto mais se estuda a respeito desse assunto, mais você se depara com um verdadeiro glossário de termos e conceitos. Um dos mais importantes deles é o link building.

Mas o que é isso? E qual é a relação entre SEO e link building? Se você não sabe as respostas para essas perguntas, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender mais a respeito!

Relação entre SEO e link building

Fonte: Freepik

Entenda tudo que você precisa saber sobre a relação entre SEO e link building

Para compreender como é a relação entre SEO e link building, é preciso antes entender os significados individuais de cada um desses termos. Comecemos, portanto, com SEO.

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization. Em português, a tradução ficaria algo como “otimização para mecanismos de busca”. O termo se refere a um conjunto de técnicas que foca em otimizar um site ou um conteúdo para os mecanismos de busca da internet, como, por exemplo, o Google.

Mas qual é a função dessa otimização? Ela tem a ver com o algoritmo que ordena os resultados de busca da plataforma. Isso porque, quando um usuário pesquisa por alguma coisa no Google, o site seleciona links com respostas para a busca, e coloca-as na ordem que achar mais relevante.

No entanto, o fato é que a maioria das pessoas não vai além da primeira página do Google ao olhar os resultados de uma busca. Isso significa que estar entre os primeiros resultados é muito positivo para o tráfego de um site. Daí a necessidade aderir a técnicas de SEO: Elas aumentam o número de visitas que uma página tem chances de receber.

O que é SEO

Fonte: Freepik

Ou seja, o SEO é fundamental para uma boa estratégia de marketing digital e produção de conteúdo. Isso porque, apesar de ser extremamente relevante criar conteúdos de qualidade, também é importante fazer com que eles sejam vistos. Por isso, estar bem posicionado no Google é uma forma de garantir que seus materiais terão visibilidade.

Com isso, o SEO tornou-se uma das ferramentas primordiais para colher bons resultados no planejamento de Inbound Marketing. Atrair leads passa pela ideia de analisar o nicho, produzir conteúdos relevantes e captar o interesse usando esses conteúdos como “isca”. Neste caso, o SEO entra como se fosse a vara de pesca, ou seja, como se fosse o meio para fazer com que a “isca” seja vista. Dessa forma, torna-se fundamental estar atento às métricas do SEO e escrever conteúdos de acordo com elas, mantendo frequência de postagem.

As palavras-chave ajudam a direcionar o tráfego segmentado que deseja para seu site.

Fonte: Freepik

Outro conceito interessante de destacar é o de palavra-chave. O uso de palavra-chave é o que guia todo o projeto de SEO de determinado conteúdo. Um exemplo pode ser um artigo intitulado “Entenda como fazer marketing de conteúdo na internet”. Neste caso, a palavra-chave a ser escolhida é “como fazer marketing de conteúdo na internet”. Isso porque é o tipo de coisa que as pessoas procuram no Google.

Dessa forma, é possível entender que as palavras-chave não são palavras soltas, mas sim algum tipo de expressão que as pessoas escrevem na barra de pesquisa do Google e gera os resultados esperados. Vale destacar que essas palavras-chave devem ser usadas de maneira planejada.

Ou seja, é importante ver as variadas combinações e analisar qual é a mais buscada. Além disso, palavras-chave muito curtas tendem a ser muito concorridas e vagas, por isso, recomenda-se que se faça uso de palavras bem específicas, ajudando no posicionamento.

Você configurou as palavras-chave apropriadas para sua estratégia de SEO?

Fonte: Freepik

E onde o link building se encaixa nesse contexto? Bem, a prática de link building (que, em português, seria algo como “construção de links”) é uma técnica importante para melhorar o SEO de um site.

Isso acontece porque o link building é uma tática que busca aumentar o número de links de outros sites para a sua página. Esse aumento é positivo para o SEO. Isso porque a mensagem que fica para o Google é que o seu site é relevante para aquele assunto em questão, o que leva o algoritmo a melhorar o seu rankeamento.

Por isso, é fundamental investir em conteúdos de qualidade, ricos em informações e dados bem apurados. Assim, aumentam as chances de o seu conteúdo ser utilizado como fonte e referência em outros sites de empresas que atuam no mesmo nicho, ou até mesmo em âmbito acadêmico. Com isso, sua empresa ganha relevância e se torna referência no mercado de atuação.

Analise regularmente seu perfil de link

Fonte: Freepik

Sendo assim, a relação que existem entre SEO e link building é que o link building é uma técnica de SEO que pode ser muito benéfica para uma página. Por isso, vale a pena investir nesse tipo de estratégia. Mas como conseguir mais links para o seu site?

Uma boa solução é apostar no marketing de conteúdo. Com a criação de conteúdos informativos e relevantes, os backlinks (links para o seu site de outras páginas) vão aumentar. Isso porque, se você cria algo que pode embasar o argumento de outras pessoas (como, por exemplo, pesquisas de dados ou estatísticas), outros sites podem usar o seu conteúdo como fonte.

Agência de Gestão e Otimização de Sites

Melhore o SEO da sua página com a ajuda de uma agência especializada

Agora que você já sabe qual é a relação entre SEO e link building, o próximo passo é usar essas ferramentas para melhorar o marketing digital da sua empresa. E, para isso, o ideal é contar com ajuda especializada, como com uma agência de marketing digital.

A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. A IMMA conta com especialistas em otimização para impulsionar o crescimento do seu site e oferece diversos serviços de marketing digital como marketing de conteúdo, Inbound Marketing, criação de sites e campanhas de links patrocinados, além de campanhas de e-mail marketing. Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato e faça já o seu orçamento!

Veja também