O marketing de conteúdo é parte integrante de toda a sua estratégia de marketing digital. Ele oferece mais envolvimento, conversões e, geralmente, custa menos do que outras formas de marketing. Além disso, com um número cada vez maior de pessoas usando ad-blocker em todo o mundo, o marketing de conteúdo torna-se a melhor maneira de transmitir uma mensagem. Confira 5 tendências de marketing de conteúdo neste artigo.
5 tendências de marketing de conteúdo
1. Qualidade ao invés de quantidade
O número de usuários online está aumentando constantemente, assim como o consumo de conteúdo. Isso fez com que as empresas pensassem que produzir uma enorme quantidade de conteúdo é a melhor forma de se tornar o centro das atenções. No entanto, isso não resolve todos os problemas.
Ao longo dos anos, os algoritmos de busca do Google tornaram-se melhores ao decidir a relevância do conteúdo. Os bots de busca estão mais inteligentes do que nunca no sentido de detectar se um conteúdo é amigável ou não. Além disso, a relevância é o principal fator que desencadeia o engajamento, que é uma das principais razões pelas quais se coloca em prática uma estratégia de marketing de conteúdo.
Publicações que apresentam algum valor para seu público-alvo têm grandes possibilidades de se tornarem populares e aparecerem no topo dos resultados de pesquisa por causa de sua relevância. Colocar seus esforços em criar conteúdo de qualidade e torná-lo relevante é mais importante do que criar enormes quantidades de conteúdos com pouco valor.
2. Marketing com influenciadores
As empresas sempre confiaram em influenciar indivíduos para aumentar sua consciência de marca. No entanto, com a ascensão das mídias sociais nos últimos anos e um número crescente de indivíduos influenciando essas plataformas, hoje, o marketing com influenciadores tem chegado a primeira posição na lista de verificação de comerciantes.
De acordo com a Forbes, a empresa MuseFind indicou que 92% dos consumidores confiam mais em influenciadores do que em propagandas tradicionais ou recomendações de celebridades. Isso fez com que o marketing com influenciadores chegasse ao auge, com as marcas se aproximando de especialistas para endossar e promover produtos em canais online.
Nos últimos tempos, muitas campanhas têm comprovado como o marketing com influenciadores pode ser benéfico para uma marca. Afinal, essa estratégia gira em torno da confiança e da autenticidade, coisa que uma publicidade feita com pessoas famosas não consegue transmitir tão bem. Assim, prestar atenção aos influenciadores é cada vez mais importante para o marketing de conteúdo.
3. Personalização de conteúdo
Hoje, a maioria das empresas está usando a segmentação de clientes para atingir grupos específicos de uma forma mais assertiva. Isso ajuda a conceber campanhas de marketing de conteúdo bastante certeiras em torno de audiências específicas.
Todas as redes sociais têm uma estrutura distinta quando se trata de compartilhamento e promoção de conteúdo. A maioria delas permite que você personalize o conteúdo com configurações locais ou hashtags. Com base no canal que você escolher para colocar suas estratégias em prática, faça o melhor uso de tais recursos.
A criação e promoção de conteúdo personalizado estão fazendo com que as campanhas de marketing de conteúdo fiquem mais focadas e ganhem mais perspectivas para aumentar sua relevância. Isso, por sua vez, melhora o engajamento, o conhecimento da marca e diferencia você dos concorrentes.
4. Conteúdo em vídeo
Esse não é um conceito novo, pois as marcas já utilizam vídeos em banners no site, atualizações de mídia social, conteúdo de e-mail, etc. há algum tempo. Mas, agora que os melhores algoritmos compreendem vídeos, eles estão sendo usados extensivamente para enviar mensagens de marca, promover ofertas ou simplesmente com a finalidade de gerar engajamento.
Há uma abundância de ferramentas on e offline para ajudar o marketing com vídeo, contribuindo com a criação e compartilhamento de peças de aparência profissional e envolvente e que podem ser usadas de forma gratuita. Porém, o engajamento só pode ser construído em torno de ideias. Para isso, você precisaria se inspirar em campanhas de marketing em vídeo de sucesso.
5. Mídia social como fonte de notícias
O gigante de mídia social Facebook enfrentou recentemente uma série de ações judiciais por mostrar notícias falsas na timeline. Muitos são da opinião de que o Facebook manipula o que mostra aos usuários e que isso pode estar influenciando profundamente as ações das pessoas.
Tudo isso está acontecendo porque as pessoas estão confiando nas redes sociais como principal fonte de notícias. Uma pesquisa feita pela Statista no início de 2016 afirma que mais de 50% dos usuários de mídia social as usa como fonte de notícias.
A mídia social evoluiu como um canal de marketing de conteúdo popular nos últimos anos. Facebook e Twitter já estão sendo amplamente utilizados para o marketing de conteúdo e o crescimento do marketing de vídeo também coloca o Instagram entre os canais de mídia social mais populares para a realização de marketing de conteúdo.
Portanto, aproveite o poder desses canais para entregar notícias. Certifique-se de que tudo o que é falado sobre a sua marca também é divulgado através das mídias sociais. Assim fica mais fácil espalhar suas mensagens e criar mais consciência da sua marca.