Há alguns anos, o Google usa o sistema RankBrain para classificar seu conteúdo. Este nada mais é que um sistema de inteligência artificial para aprendizado de máquina que ajuda o algoritmo do Google a classificar vários links e sites. Às vezes, ele até escreve e modifica o algoritmo de classificação sozinho. Mas, como escrever conteúdo para o sistema RankBrain do Google?
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O processo geral de classificação no Google é feito por seu algoritmo e o RankBrain é um de seus componentes que contribui para atribuir classificações a diferentes links de acordo com sua relevância para a intenção do pesquisador. Embora o Google não tenha assumido totalmente, muitos especialistas em SEO afirmam que 30% da classificação sofre influência do RankBrain.
Assim como o RankBrain, existem vários componentes no algoritmo que analisam o conteúdo: há componentes usados para combater spam, outros para melhorar os resultados da pesquisa local, alguns que atribuem marcação negativa a páginas com anúncios pesados e até um que recompensa as páginas otimizadas para celular.
Enquanto o SEO convencional é baseado no tipo de palavras-chave que você usou ao escrever seu conteúdo e na qualidade dos backlinks, o RankBrain calcula a relevância do seu conteúdo de acordo com sua própria interpretação, de acordo com o que ele acha que deveria ser classificado e não como página da web foi publicada e otimizada.
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Você já deve ter ouvido que, quando você está escrevendo conteúdo, deve focar na intenção do pesquisador ao invés de simplesmente criar conteúdo baseado em suas palavras-chave. E é a intenção que importa para o sistema RankBrain do Google. Ao contrário dos métodos convencionais de classificação, ele não classifica as páginas da web de acordo com uma fórmula predefinida, mas de acordo com a necessidade interpretativa do usuário.
O RankBrain praticamente pensa como o cérebro humano, interpretando o significado e oferecendo o melhor resultado de pesquisa de acordo com sua necessidade específica. Mas, a dúvida persiste: como escrever conteúdo para o sistema RankBrain do Google?
Na realidade, não há uma maneira particular de criar ou otimizar seu conteúdo para o sistema RankBrain do Google. Afinal, ele não classifica conteúdos de acordo com parâmetros predeterminados. Mas isso não significa que você não pode se beneficiar dele, pois a escrita de conteúdo é fundamental para ele. O seu conteúdo resolve um problema? Se isso acontecer, ele irá desfrutar de boas posições.
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A antiga sabedoria de que seu conteúdo deve fornecer informações relevantes para seus visitantes humanos ainda se mantém. Isso é levado em conta não só pelo Google, mas também por outros mecanismos de pesquisa para garantir que os criadores de conteúdo criem conteúdos que sejam relevantes para as pessoas e não apenas para as máquinas.
Quando o conteúdo é especificamente criado para máquinas, ele está aberto a manipulação. É por isso que o Google incorporou vários componentes algorítmicos para garantir que as pessoas não tentem burlar o sistema.
Empresas de mecanismos de pesquisa (como o Google) não estão criando algoritmos sofisticados para impedir que seu conteúdo seja bem classificado. Eles estão fazendo isso para garantir que o conteúdo que mereça ser bem classificado tenha um bom desempenho. Portanto, em vez de se preocupar em obter boas classificações, concentre-se na qualidade, na relevância e na finalidade do seu conteúdo.
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As palavras-chave não são tão importantes quando você está tentando otimizar seu conteúdo para o sistema RankBrain, mas isso não significa que você deve negligenciá-las. Elas fazem parte da linguagem utilizada para escrever seu conteúdo e devem ser usadas não propositalmente, mas contextualmente.
Como o sistema RankBrain do Google evita depender de benchmarks de SEO convencionais, isso depende mais do comportamento do usuário junto ao seu conteúdo. Ele observa a taxa de rejeição, quantas pessoas aderem ao seu site depois de encontrar seus links, quantas pessoas interagem com o seu conteúdo, se o seu conteúdo é útil, dentre outros detalhes.
O RankBrain se liga ao conteúdo: quanto mais pessoas interagirem com ele, melhor será sua classificação. E não se esqueça que os dias de conteúdo altamente raso se foram. Publicar páginas genéricas com o simples intuito de conseguir visitas não é mais aceitável. É preciso escrever conteúdos detalhados e que façam a diferença para os usuários.
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Ou seja: quanto mais humano for o seu conteúdo escrito, melhor e mais adequado ele será para o sistema RankBrain do Google, e isso certamente irá contribuir com suas colocações nos rankings de busca, não só do Google, como também dos outros mecanismos de busca que se baseiam em oferecer a melhor experiência possível para o usuário.