Como o conteúdo em vídeo ajuda na estratégia de SEO

Com o vídeo se tornando cada vez mais popular na internet e nas plataformas sociais, muita gente se pergunta como o conteúdo em vídeo ajuda na estratégia de SEO. A verdade é que eles contribuem muito para a otimização. Porém, como acontece com a maioria das estratégias de marketing digital, é necessário tempo e esforço para acertar e colher seus benefícios.

Para ver um impacto real, você precisará investir no desenvolvimento de conteúdo de vídeo de alta qualidade para o qual seu público realmente responda. Caso contrário, você está perdendo seu tempo (e seu dinheiro).

Mas esse é um esforço que vale o investimento. De acordo com um estudo publicado pela Cisco, o conteúdo em vídeo será responsável por quase 85% de todo o tráfego de internet nos Estados Unidos até o ano que vem. E isso é só nos Estados Unidos! Não se esqueça que a tendência em dar preferência a materiais em vídeo é algo que atinge o mundo todo.

Como o conteúdo em vídeo ajuda na estratégia de SEO

Fonte: Freepik

Como exatamente o conteúdo em vídeo ajuda na estratégia de SEO

O YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa da internet. A plataforma de compartilhamento de vídeos, que foi comprada pelo Google em 2006, processa mais de 3 bilhões de buscas por mês, sendo superada apenas pelo próprio Google.

Alguns profissionais de marketing hesitam em hospedar seu conteúdo de vídeo em sites de terceiros. Isso porque eles sentem que não estão recebendo todos os benefícios de SEO que poderiam. No entanto, há muitas vantagens em hospedar vídeos no YouTube. Primeiro que, ao hospedar o vídeo em outra plataforma e incorporar o link, você não reduzirá a velocidade do seu próprio site com arquivos grandes.

Como exatamente o conteúdo em vídeo ajuda na estratégia de SEO

Fonte: Freepik

Segundo, seu conteúdo estará prontamente disponível e será “pesquisável” para um público altamente engajado que, de outra forma, não encontraria o vídeo em seu site. Lembre-se de que há 1 bilhão de visitantes únicos no YouTube todos os meses. Hospedando seu conteúdo lá, você tem uma chance maior de se conectar a eles.

Por fim, lembre-se que o conteúdo do YouTube agora atinge mais adultos durante o horário nobre da TV do que qualquer outra rede de televisão! Só isso demonstra o quanto esse canal se tornou importante. Dessa forma, já é possível perceber como o conteúdo em vídeo ajuda na estratégia de SEO.

O conteúdo do YouTube atinge mais adultos durante o horário nobre da TV do que qualquer outra rede de televisão

Fonte: Freepik

É bem forte a preferência por conteúdo de vídeo que os usuários da internet têm. Por isso, não é surpresa que o Google esteja dando preferência em classificar sites que possam oferecer esse tipo de conteúdo para seus usuários.

Isso pode parecer contraditório com a crença popular de que o Google rastreia apenas texto ao avaliar a relevância de uma página para uma palavra-chave específica. Mas a realidade é que o mecanismo de pesquisa também procura outras mídias aos realizar um rastreamento. Ao apresentar uma mistura de texto, imagens e vídeos, você mostra ao Google que seu conteúdo é variado e valioso para seu público. Assim, já fica clara a maneira como o conteúdo em vídeo ajuda na estratégia de SEO.

A chave para aproveitar todos os benefícios do conteúdo de vídeo é garantir que ele esteja completamente otimizado para pesquisa. Isso significa pesquisar cuidadosamente palavras-chave de vídeo e incluí-las nas meta tags do seu vídeo para que o Google possa encontrá-las.

Você mostra ao Google que seu conteúdo é variado e valioso para o público

Fonte: Freepik

Você também pode considerar adicionar uma transcrição a publicação em vídeo. Isso não só ajuda os espectadores com dificuldades auditivas ou que estão com volume desativado, mas também pode ajudar o Google a interpretar a relevância do vídeo.

Veja também  Conheça as diferenças entre black hat e white hat

O conteúdo de vídeo também ajuda a melhorar a colocação do site nos resultados de pesquisa, inclusive ganhando links e direcionando tráfego. Ao incluir links diretos nas informações do seu canal, descrições de vídeos no YouTube ou em outras plataformas sociais, você tem uma oportunidade perfeita para ganhar tráfego de referência qualificado.

Colocar conteúdo de vídeo em seu site também aumenta a eficácia de suas estratégias de divulgação e construção de links como um todo. Afinal de contas, quanto mais vídeos exclusivos e compartilháveis você disponibilizar, mais atraente será o seu site para blogueiros e influenciadores.

Conteúdo em vídeo também ajuda a melhorar a colocação do site nos resultados de pesquisa

Fonte: Freepik

Além disso, quanto mais o seu vídeo estiver vinculado a outros sites, mais visualizações ele terá. Um número elevado de visualizações é um fator de impacto quando se trata da classificação de um site nos mecanismos de busca. Como resultado, seu vídeo parecerá mais valioso para o Google, que, por sua vez, eleva suas classificações nos rankings. É assim que o conteúdo em vídeo ajuda na estratégia de SEO.

Um excelente conteúdo em vídeo também é extremamente compartilhável. Sua dispersão nos canais de mídia social deve ser uma parte crucial da sua estratégia de promoção de vídeos. Nunca se esqueça que compartilhar seus vídeos não apenas aumenta o número de visualizações, mas também eleva sua popularidade de forma geral na internet.

Embora não haja transparência quanto a correlação entre o número de compartilhamentos nas redes sociais e a classificação de um vídeo nos resultados de pesquisa, existe uma forte ligação entre eles. Assim, tornar o conteúdo de vídeo compartilhável é extremamente importante quando se busca resultados na estratégia de SEO.

Tornar o conteúdo de vídeo compartilhável é extremamente importante

Fonte: Freepik

No entanto, lembre-se de que a forma como você planeja e produz seus vídeos pode ter um impacto direto no seu sucesso. Segundo uma pesquisa da Digiday, cerca de 85% do conteúdo de vídeo no Facebook é assistido sem som. Já uma pesquisa da Buffer observou que vídeos quadrados podem receber de 30 a 35% mais visualizações nas mídias sociais.

Portanto, ao criar seu conteúdo em vídeo, pesquise sempre as práticas recomendadas para cada plataforma para garantir que ele atinja todo o seu potencial. Lembre-se sempre que o conteúdo de vídeo nas redes sociais gera cerca de 1200% mais compartilhamentos do que texto e imagens combinados. Portanto, ele jamais deve ser ignorado.

Dito isso, certifique-se de ter formatado seus vídeos para serem facilmente compartilhados nas mídias sociais e que seus botões de compartilhamento social estão visíveis, acessíveis e funcionando corretamente no seu site. Se seus espectadores precisarem ter trabalho para compartilhar o conteúdo, provavelmente desistirão rapidamente. E o conteúdo em vídeo ajuda na estratégia de SEO somente se isso não acontecer.

Tenha botões de compartilhamento social

Fonte: Freepik

Os vídeos também ajudam a aumentar as conversões. Você sabia que assistir um vídeo sobre um produto quase dobra a probabilidade de um usuário fazer uma compra? Essa é uma indicação bastante clara do impacto que o conteúdo em vídeo pode ter na taxa de conversão.

No entanto, esses impactos na conversão não se aplicam apenas a empresas de comércio eletrônico. Segundo o Google, quase 50% dos consumidores pesquisam um produto online e procuram vídeos de produtos antes de visitar uma loja física. Assim, adicionar o marketing em vídeo em sua estratégia de SEO para seus locais físicos também pode levar a um impacto nas conversões.

Veja também  9 táticas de link building para evitar

Com mais e mais consumidores dando preferência a conteúdos em vídeo, você não pode mais ignorá-los. Quem deseja se manter competitivo no mercado precisa dar ao público o que ele quer e, agora, seu desejo é por conteúdo em vídeo.

O conteúdo em vídeo ajuda na estratégia de SEO se houver toda uma preparação correta por trás do processo. Se está procurando alguém que possa fazer isso pelo seu negócio, fale com a Agência IMMA, agência de marketing na internet.

Veja também

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK