A tendência do minimalismo no design gráfico

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
05/11/2021
Design Gráfico

A tendência para o minimalismo no design gráfico disparou durante a pandemia, empresas como Renault, Globo, Sportv e Nubank são alguns dos principais exemplos de empresas que investiram na novidade e aproveitaram para reformular suas logotipos pensando na filosofia da nova era de “menos é mais”.

Assim, os designers estão surgindo com soluções criativas para tornar as ideias de design complexas menos complexas e mais fáceis para as pessoas entenderem.

Com a tendência ao minimalismo no design gráfico, os designers precisam ter uma ideia clara de como será usado seu trabalho de design. O uso do minimalismo no design gráfico mudou a forma como os designers abordam o mercado hoje. Isso os tornou mais criativos e inovadores na forma como podem transmitir sua mensagem.

A tendência do minimalismo no design gráfico

Fonte: Envato

Existem muitas vantagens no minimalismo que são discutidas neste artigo. O minimalismo não é apenas remover a desordem ou menos quantidade, mas também pode ajudar a quebrar grandes blocos de texto, concentrando-se em palavras e frases individuais que criam uma experiência de usuário mais envolvente para os consumidores.

Mas o que é, de fato, o minimalismo e por que este conceito se tornou tão popular no design gráfico e no mundo do marketing digital em geral? É justamente isso que a gente te explica no artigo de hoje. Quer saber mais sobre? Então confira o conteúdo abaixo e fique por dentro do nosso blog com artigos novos todos os dias.

Agência de Gestão e Design Gráfico

O que é minimalismo no design gráfico e por que ele é tão popular no marketing dgital?

O minimalismo em design gráfico se tornou popular nos últimos anos, especialmente entre os profissionais de marketing digital. É caracterizada por um design simples com poucas cores e formas. Esses designs são limpos, fáceis de ler e transportar.

Por que o minimalismo é tão popular no mundo do marketing? O minimalismo adquiriu uma aura atraente nos últimos anos porque oferece uma abordagem diferente para o design de marketing digital. Não é apenas mais atraente visualmente, mas também mais funcional para usuários que procuram simplicidade em suas vidas.

Minimalismo no design gráfico

Fonte: Envato

O estilo minimalista de design gráfico ajuda as pessoas a ver o conteúdo de forma fácil e rápida, além de auxiliar a entender em quais ativos precisam se concentrar. É por isso que alguns profissionais de marketing digital escolheram essa abordagem para o layout de seus sites ou publicações em mídias sociais.

Isso ocorre porque o minimalismo pode alcançar a simplicidade, reduzindo a desordem e distrações para o usuário. Isso torna mais fácil para eles se concentrarem no que é importante. O minimalismo no design gráfico também incorpora uma sensação de calma que ajuda as pessoas a se sentirem à vontade enquanto acessam o site ou aplicativo que estão usando.

Como usar o minimalismo em seus projetos gráficos

Como já mencionamos neste mesmo conteúdo, o minimalismo no design gráfico é um estilo de design em que menos é mais. Significa criar uma composição utilizando apenas os elementos essenciais, eliminando tudo o que não tenha um propósito funcional.

Com o minimalismo, você pode criar composições que têm um impacto visual e são fáceis de ler e entender. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:

  • Crie simplicidade em suas composições usando apenas um tipo de forma em uma determinada composição. Quanto menos formas você usar, mais impactante será o seu design.

  • Use cores que criem contraste entre si e mostrem significados diferentes dependendo de seus matizes. Essas cores também irão contrastar umas com as outras visualmente, o que ajudará os espectadores a se concentrarem em coisas específicas de sua composição.

  • Mantenha o texto legível ajustando o tamanho da fonte.

Sportv investe no minimalismo

Fonte: Divulgação/Globo

Algumas dicas essenciais para designs gráficos minimalistas incríveis

Quer se trate de um site, logotipo ou pôster, o design gráfico minimalista é um dos estilos mais procurados na indústria criativa de hoje. Com tantas tendências e estilos para escolher, pode ser difícil saber por onde começar. Aqui estão algumas dicas essenciais para designs gráficos minimalistas incríveis.

Assim, quando se trata de minimalismo em design gráfico, há uma série de coisas que você deve saber e estar ciente, podemos destacar:

  • O design gráfico minimalista consiste em criar muito a partir de muito pouco. Para isso, o designer precisa usar princípios como contraste, simetria e repetição.

  • O estilo minimalista normalmente faz com que o visual pareça limpo e simples, mas não enfadonho ou monótono. Portanto, você deve sempre considerar a adição de cores ou variações, se necessário, para tornar seus designs mais atraentes e agradáveis à vista quando são usados em plataformas digitais, como sites ou aplicativos que têm uma paleta de cores limitada.

  • O estilo minimalista também ajuda com um marketing de baixo custo, porque não requer muito esforço extra do designer para criar diferentes variações para diferentes tipos de mídia.

Renault adere ao minimalismo

Fonte: Divulgação/Renault

Por que os designers gráficos devem preencher a lacuna entre tendências e criatividade

Existe um equívoco de que designers gráficos são apenas criativos e não estão interessados em tendências. No entanto, eles devem olhar para o mercado e entender o humor de seu público para fornecer soluções criativas para seus clientes.

Pode ser difícil manter o equilíbrio entre ficar à frente das tendências e manter a criatividade em seu trabalho. A seguir estão algumas dicas úteis sobre como preencher essa lacuna:

  • Tenha uma compreensão clara das especificações do projeto do seu cliente antes de começar a trabalhar nele;

  • Esteja ciente de quem pode ser seu público-alvo, levando em consideração dados como dados da indústria ou pesquisa de mercado;

  • Consulte outros designers da equipe para obter feedback e feedback de outras pessoas na indústria que você pode não conhecer.

Agência de Gestão e Design Gráfico

Invista em design gráfico com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA

A Agência IMMA pode ajudar uma organização de várias maneiras em sua estratégia de marketing. Uma das formas mais importantes é por meio do design gráfico.

Nossa agência de design gráfico pode criar designs atraentes para anúncios, banners, sites e gráficos de mídia social. Assim, fornecemos soluções de design para organizações em uma ampla gama de setores. Isso inclui empresas de alimentos, viagens, carros, eletrônicos e muito mais.

Veja também