A relação entre marketing de conteúdo e design gráfico vai além de as duas serem ferramentas poderosas para o marketing digital. Sendo assim, se você tem a intenção de promover uma marca na internet, vale a pena entender qual é a relação entre esses dois recursos e como combiná-los a seu favor.
Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para usar o marketing de conteúdo e o design gráfico na sua estratégia de marketing online. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!
Entenda como é a relação entre marketing de conteúdo e design gráfico
Para entender como é a relação entre marketing de conteúdo e design gráfico, é preciso antes entender o que cada um desses termos significa individualmente. Comecemos, então, pelo marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma técnica de Inbound Marketing, ou marketing de atração. Ao contrário do marketing tradicional, que é mais incisivo, o Inbound Marketing adota uma abordagem mais sutil, preferindo atrair o cliente até a marca. Essa atração ocorre através de uma “isca”, que, no marketing digital, normalmente é algum conteúdo que fale sobre algum interesse do usuário. É isso que chamamos de marketing de conteúdo.
Todo o conteúdo deve ser planejado e executado de maneira assertiva. Esse planejamento passa pela análise da própria empresa, identificando o segmento de mercado e, depois, analisando as características do público-alvo presente no nicho de atuação. Com isso, é possível traçar um perfil do consumidor com informações como: como ele se comporta na internet, quais redes sociais posso encontrá-lo e quais posts ele mais engaja.
Assim, sua comunicação e produção de conteúdo tende a ser muito mais efetiva. Além disso, a análise do público-alvo ajuda a entender quais são as necessidades e desejos do público, o que cria a oportunidade de fazer com que você crie conteúdos relevantes para seu público.
Mas, para que os conteúdos sejam relevantes, é necessário investir em pesquisas para que o conteúdo seja rico em informações e apuração de dados. Dessa forma, o material terá muito mais relevância e dará mais chances de a sua empresa se tornar uma referência no assunto.
Já o design gráfico é uma forma de representar visualmente alguma mensagem, conceito ou ideia. Assim, no contexto do marketing online, o design gráfico engloba uma variedade de estratégias que contam com elementos visuais para chamar a atenção e persuadir o cliente.
O design também é fundamental para formar a identidade visual da sua marca. Ou seja, desenhar a forma de como a sua empresa será lembrada na cabeça do consumidor. Um exemplo disso é a cor avermelhada única da Coca-Cola.
Quando falamos em design e conteúdo, o designer tem um trabalho muito complicado ao criar uma arte. Isso porque, a peça deve ser atraente e harmoniosa e, ao mesmo tempo, deve conter poucos elementos textuais. A dificuldade é conseguir fazer uma arte que consiga passar a mensagem que quer ser transmitida com poucos elementos textuais e que eles sejam bem atrativos aos olhos do público.
Fica claro, então, que cada uma dessas ferramentas tem as suas características próprias e oferece diferentes vantagens. Mas como é possível combinar as duas? Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é através da adoção de formatos visuais para o marketing de conteúdo. Isso significa apostar em conteúdo que vá além de textos crus.
Um bom exemplo é o infográfico, um recurso visual muito popular nas redes sociais. Nesse tipo de imagem, a apresentação gráfica de informações torna o conteúdo mais acessível e fácil de compreender. Isso faz com que mais pessoas interajam com ele.
Isso porque, não é recomendado que se poste conteúdos textuais muito extensos e sem pausa, mesmo que seja em um blog. Por isso, é essencial investir em conteúdos visuais como os próprios infográficos que, além de ajudar no entendimento, servem como um “quebra texto”, descansando a vista do leitor e tornando o conteúdo mais atraente.
Ou seja, mesmo os textos podem se beneficiar de elementos de design gráfico. Isso porque, na internet, as pessoas não costumam ler textos com atenção. O resultado é que conteúdos como posts de blog precisam ter um certo apelo visual para manter o interesse dos usuários.
E uma maneira eficiente de fazer isso é quebrando o texto com imagens relevantes, o que o torna mais fácil de ler. Vale ressaltar que estudos mostram que 90% do conteúdo que nosso cérebro processa é visual, ou seja, elementos visuais ajudam no entendimento do conteúdo, ainda mais se tiver números e porcentagens.
O design também é importante para garantir a estrutura do site no qual o conteúdo será postado. Afinal, de nada adianta escrever textos ótimos e informativos se a navegação da página deles é incompreensível.
É aí que entra a relevância de um design simples e limpo para o site de uma empresa. Se um usuário encontra a sua página através do Google, ele deve entender como ela funciona de imediato. E isso só pode acontecer com técnicas de design gráfico eficientes, que façam do conteúdo algo atraente.
Finalmente, é preciso apontar que usar formatos visuais para o marketing de conteúdo também contribui positivamente para o seu SEO. Isso porque a inclusão de imagens nas postagens de um blog, por exemplo, fazem com que ele possa ser encontrado com mais facilidade na busca por imagens do Google. Além disso, está nas métricas do SEO o uso de imagens com palavras-chave otimizadas, o que ajuda a alavancar seu conteúdo e fazer com que ele apareça nas primeiras páginas do Google, por exemplo.
Use marketing de conteúdo e design com a ajuda de uma agência especializada
Agora que você já sabe como é a relação entre marketing de conteúdo e design gráfico, o próximo passo é saber como aplicar esse conhecimento de forma prática. E a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!