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Como saber se sua estratégia de marketing digital está funcionando

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Medir seus esforços de marketing digital é fundamental para obter sucesso nesta área que vive em constante mudança. Você pode usar uma variedade de métricas para determinar quais estratégias estão dando mais certo e quais devem ser mudadas ou adaptadas. Veja neste artigo como saber se sua estratégia de marketing digital está funcionando.

Como saber se sua estratégia de marketing digital está funcionando Fonte: Freepik.

Você precisa ser bem seletivo em relação às métricas que dá mais atenção. As métricas de vaidade, como curtidas na página do Facebook e as visualizações do YouTube, são simplesmente agradáveis de se ver, mas não são eficientes para o crescimento do negócio ou geração de receita. O que as pessoas fazem quando entram em contato com você é que faz a diferença.

As métricas digitais podem ser classificadas em três grandes categorias: geração de tráfego, conversão e receita. Dentro de cada uma dessas categorias, existem várias métricas que podem ser monitoradas para saber se sua estratégia de marketing digital está funcionando.

Veja quais métricas usar para saber se sua estratégia de marketing digital está funcionando:

Métricas de tráfego: as métricas de tráfego medem quanto tráfego seu site está gerando e recebendo. Elas são úteis quando se utiliza técnicas de marketing digital sérias, como a otimização para mecanismos de busca (SEO).

Estratégia de marketing online Fonte: Freepik.

Ao medir o tráfego total do site, você descobrirá quantas exibições de página e visitantes únicos seu site está recebendo ao longo de um período definido, por exemplo. Quanto maior o número de visitantes únicos que seu site recebe, maiores as chances de conseguir clientes potenciais e leads de qualidade.

Você também pode determinar a origem do tráfego com essas métricas. Dessa forma, é possível saber de onde as pessoas estão vindo e se as palavras-chave e frases que estão usando para gerar esse tráfego combinam com aquelas que você escolheu, mostrando se sua estratégia de SEO está funcionando. Neste caso, se estiver tudo certo, vale a pena dar continuidade ao trabalho.

Já se suas palavras-chave e frases não geram o tráfego desejado, será preciso melhorar isso. Um trabalho mais profundo e minucioso de pesquisa do público-alvo vai ajudar a realizar alterações no projeto, tornando-o mais eficiente.

Marketing Digital Fonte: Freepik.

Você também pode observar várias outras métricas, como a quantidade de tempo que os visitantes gastam em cada página, por exemplo. Essas informações lhe darão uma visão de como você pode melhorar sua estratégia de conteúdo para o site, priorizando aqueles em que as pessoas acessam mais e gastam mais tempo.

Métricas de conversão: a conversão do tráfego do site em leads e, em última instância, em clientes, é o principal objetivo de qualquer campanha de marketing digital. Você pode medir a taxa de conversão de visitantes para determinar quais técnicas de marketing digital estão entregando os melhores resultados.

De uma perspectiva de custo, você também pode medir o custo por lead, que mede leads convertidos em relação ao custo de seu programa de marketing digital e o custo para adquirir um novo cliente. São essas métricas que permitirão que você determine a lucratividade de sua campanha para saber se sua estratégia de marketing digital está funcionando.

Marketing Digital Fonte: Freepik.

Métricas de receita: a rentabilidade de uma campanha de marketing digital é medida para ajudá-lo a avaliar quais aspectos dela estão funcionando. Esta etapa contribui para determinar se você deve continuar com sua estratégia ou fazer ajustes para aumentar as conversões e gerar maiores receitas.

A medição do retorno sobre investimento (ROI) baseia o custo do seu programa de marketing digital em relação às taxas geradas por novos clientes convertidos em um período de tempo definido. Também é possível usar essa métrica para determinar onde é gerado o maior número de conversões e receita, o que permite se concentrar nessas áreas para aumentar seu ROI.

Essa métrica também ajudará na identificação das áreas da campanha que estão gerando mais vendas e receita, permitindo saber se sua estratégia de marketing digital está funcionando, e quais podem ser melhoradas para gerar mais lucratividade para a empresa.

Se você precisa de ajuda de uma agência especializada em marketing digital, não perca mais tempo! Entre em contato com a Agência IMMA para obter os melhores resultados!

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