Dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e é necessário falar de Setembro Amarelo nas empresas, assim como com a família e amigos. Mas o que é Setembro Amarelo? Nada mais é do que a campanha que acontece durante todo este mês como forma de conscientização sobre saúde mental.
Este é um assunto extremamente sensível, porém essencial de se abordar em qualquer área, por isso é necessário falar de Setembro Amarelo nas empresas de forma humana. Isso é importante não apenas para a conscientização dos clientes sobre o assunto, mas também para cuidar dos seus funcionários da melhor forma possível. Se você quiser saber a respeito do Setembro Amarelo e o porquê devemos falar a respeito no ambiente corporativo, leia o texto e fique por dentro!
O que é Setembro Amarelo?
O Setembro Amarelo é a campanha que acontece anualmente neste mês como forma de conscientização sobre saúde mental e prevenção do suicídio. O que para muitos sempre foi um tabu, agora se tornou essencial falar, reconhecer e tratar males como a depressão, ansiedade e diversos outras condições.
Como em todas as outras esferas da sociedade, comunicar a respeito do Setembro Amarelo nas empresas também se tornou essencial. Isso é feito por vários meios, seja internamente ou externamente, fato é que o assunto se tornou necessário em todo ambiente de trabalho.
É possível realizar campanhas internas, para os funcionários da empresa, a fim de deixá-los confortáveis com o assunto e procurarem a ajuda necessária caso seja preciso; além de campanhas externas, para o consumidor dos seus produtos e serviços, também com o intuito de conscientizar e alertar sobre a importância da saúde mental e o porquê se deve buscar ajuda não apenas nos casos mais extremos, mas em toda situação de incômodo. Você pode usar a Comunicação Visual para fazer esse tipo de projeto.
Na verdade, a depressão é agora a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Só nos Estados Unidos, os transtornos de ansiedade são a doença mental mais comum, afetando milhões de adultos. Apesar dessas estatísticas, uma boa parte dos funcionários dizem que não se sentiriam à vontade para divulgar um problema de saúde mental ao empregador. Este é o estigma que é preciso ser quebrado.
Criando ações internas de Setembro Amarelo nas empresas
Existem diversas maneiras que a sua empresa pode comunicar e agir a respeito do Setembro Amarelo nas empresas. De maneira interna, é possível fornecer recursos educacionais, organizar eventos e arrecadações de fundos em toda a empresa e doar para instituições de caridade de saúde mental.
O objetivo da campanha é quebrar o estigma em torno das doenças psicossomáticas e incentivar os funcionários a procurar ajuda se estiverem com dificuldades. Dar a oportunidade para os empregados se abrirem para uma ajuda profissional é uma alternativa valiosa.
Muitas empresas estão indo além para apoiar seus funcionários durante o Setembro Amarelo. Alguns estão oferecendo sessões de aconselhamento gratuitas, enquanto outros estão dando aos funcionários tempo extra para relaxar e recarregar as energias. Não importa quais sejam as políticas específicas da empresa, o objetivo geral é criar um local de trabalho mais saudável mentalmente.
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O Setembro Amarelo é um mês importante para as empresas se conscientizarem sobre a prevenção do suicídio. Aqui estão algumas coisas que as empresas podem fazer para apoiar os funcionários e criar uma cultura de cuidado:
- Eduque os funcionários sobre os sinais de suicídio e como obter ajuda;
- Incentive os funcionários a se comunicarem se estiverem com dificuldades;
- Promover recursos de saúde mental, como programas de assistência a funcionários ou serviços de aconselhamento;
- Realize eventos ou angariações de fundos para apoiar organizações de prevenção ao suicídio;
- Exiba mensagens ou cartazes de apoio no local de trabalho;
- Assuma o compromisso de criar um ambiente seguro e de apoio para todos os funcionários.
A resposta ao setembro amarelo pode ser extremamente positiva em empresas que adotam esse tipo de ações. Os funcionários apreciam o apoio extra e se sentem valorizados, mais à vontade para falar sobre questões de saúde mental.
Criando ações externas de Setembro Amarelo nas empresas
Para criar uma campanha externa de Setembro Amarelo nas empresas, é importante ter noção que o grande foco da ação é o tema em si. Uma das maneiras mais importantes de ser relevante para a sociedade é sendo ativo e participando da comunidade. É possível fazer isso juntando-se a organizações e participando de eventos locais.
Ter um impacto positivo nas vidas do lugar o qual se está inserido é uma forma de retribuir não apenas o cliente, mas as pessoas daquele ecossistema. Além disso, considere ter contato com outras pessoas e construir relacionamentos que o ajudarão os indivíduos a se conscientizarem a respeito do tema.
É preciso trabalhar em projetos que sejam importantes para a comunidade ou para a existência da cidade. Isso pode envolver trabalhar em nome de uma organização sem fins lucrativos, desenvolver um projeto para uma empresa local ou patrocinar um evento. Ao assumir esses tipos de tarefas, você estará ajudando a fazer a diferença em sua comunidade.
E claro, nas suas campanhas, é essencial divulgar canais que ajudem pessoas passando por dificuldades nessa área. Se você ou algum conhecido está lutando contra pensamentos suicidas ou problemas relacionados à saúde mental, por favor, procure ajuda.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) fornece apoio emocional, suporte gratuito e confidencial 24 horas por dia, 7 dias por semana, para o atendimento de pessoas que estão precisando. É muito importante que isso seja divulgado para alcançar o máximo de pessoas possível.
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