Você sabe qual é a relação entre SEO e inbound marketing? Esses termos são muito empregados quando falamos de marketing digital. Porém, mesmo assim, muitas pessoas não sabem bem o que eles significam ou como usá-los. Por isso, nesse artigo, vamos falar um pouco a respeito do significado de cada um e explicar como eles podem ser fundamentais para o crescimento online da sua empresa. Venha com a gente e descubra!
O que é SEO
Você já ouviu falar de search engine optimization? Essa expressão que, traduzida em português, quer dizer “otimização para mecanismo de busca”, forma a sigla SEO tão citada quando falamos de marketing online. Esse termo se refere ao conjunto de técnicas voltado para otimizar um site ou conteúdo. Com isso, o intuito é buscar uma posição melhor nas páginas de resultados do Google.
A importância do SEO se deve a uma questão de alcance. Isso porque 75% dos usuários nunca vai além da primeira página de resultados do Google. Ou seja, se o seu conteúdo não obter um bom posicionamento, ele provavelmente não será visto por muitas pessoas, o que prejudica o seu negócio. Sendo assim, o SEO busca alterar essa situação melhorando o seu rankeamento.
Saiba mais: Como o SEO pode ajudar a sua empresa
O que é inbound marketing
Inbound marketing, em inglês, significa “marketing da atração”. Trata-se, então, de um tipo de marketing que vai focar mais em atrair o cliente do que ir até ele de forma imperativa.
Para entender isso melhor, vejamos o marketing tradicional. Em um comercial de televisão, por exemplo, o dia-a-dia do telespectador está sendo interrompido por um anúncio. Esse é o marketing tradicional: ele se coloca, às vezes forçadamente, em frente ao público, buscando, através disso, induzi-lo à compra.
Já o marketing da atração adota uma tática diferente. O foco dele é atrair o cliente sem precisar adotar uma postura interruptiva.
Desse modo, no contexto do marketing digital, o inbound marketing procura encontrar maneiras de atrair o usuário até o seu site. Uma das formas mais populares de fazer isso é produzindo conteúdo que seja relevante para o público. Assim, sempre que alguém pesquisar uma dúvida relacionada à sua área de atuação, essa pessoa vai terminar no seu site. E assim, conhecer a sua empresa e os seus serviços.
É importante ressaltar, no entanto, que o inbound marketing é um marketing direcionado. Ou seja, um marketing que se dirige a um segmento específico do mercado. A ideia não é atrair qualquer pessoa, mas sim um público-alvo muito bem definido. Com esse direcionamento, fica mais fácil aprofundar uma relação com esse público, criando um vínculo que permite gerar muitos clientes fiéis. O objetivo final, assim, é a fidelização de uma audiência específica.
Leia também: Como usar o Inbound marketing
SEO e inbound marketing: entendendo a relação
Diante de tudo isso, podemos nos perguntar: no que SEO e inbound marketing podem se ajudar mutuamente? E a resposta nos leva, novamente, à questão do alcance e da atração.
Para colocar de forma bem direta, é impossível atrair alguém com um conteúdo se esse conteúdo não alcançar ninguém. Por isso, o SEO é fundamental para a efetividade do inbound marketing. O motivo disse é que ele permite que esse contato inicial seja estabelecido com um maior número de usuários.
Agora que você entende a relação entre SEO e inbound marketing, é hora de colocar em prática o que você já aprendeu sobre marketing digital. E a melhor forma de fazer isso é através da contratação de uma agência especializada, que pode ajudar a sua empresa na execução das mais diversas estratégias. A Agência IMMA, por exemplo, oferece muitos serviços de marketing online e atende a empresas de qualquer porte. Entre em contato e faça um orçamento para o seu negócio!