Facebook Pixel

SEO e Inbound marketing: Entenda a relação

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você sabe qual é a relação entre SEO e inbound marketing? Esses termos são muito empregados quando falamos de marketing digital. Porém, mesmo assim, muitas pessoas não sabem bem o que eles significam ou como usá-los. Por isso, nesse artigo, vamos falar um pouco a respeito do significado de cada um e explicar como eles podem ser fundamentais para o crescimento online da sua empresa. Venha com a gente e descubra!

SEO e Inbound marketing: Entenda a relação Fonte: freepik.

O que é SEO

Você já ouviu falar de search engine optimization? Essa expressão que, traduzida em português, quer dizer “otimização para mecanismo de busca”, forma a sigla SEO tão citada quando falamos de marketing online. Esse termo se refere ao conjunto de técnicas voltado para otimizar um site ou conteúdo. Com isso, o intuito é buscar uma posição melhor nas páginas de resultados do Google.

A importância do SEO se deve a uma questão de alcance. Isso porque 75% dos usuários nunca vai além da primeira página de resultados do Google. Ou seja, se o seu conteúdo não obter um bom posicionamento, ele provavelmente não será visto por muitas pessoas, o que prejudica o seu negócio. Sendo assim, o SEO busca alterar essa situação melhorando o seu rankeamento.

Saiba mais: Como o SEO pode ajudar a sua empresa

O que é inbound marketing

Inbound marketing, em inglês, significa “marketing da atração”. Trata-se, então, de um tipo de marketing que vai focar mais em atrair o cliente do que ir até ele de forma imperativa.

Para entender isso melhor, vejamos o marketing tradicional. Em um comercial de televisão, por exemplo, o dia-a-dia do telespectador está sendo interrompido por um anúncio. Esse é o marketing tradicional: ele se coloca, às vezes forçadamente, em frente ao público, buscando, através disso, induzi-lo à compra.

Já o marketing da atração adota uma tática diferente. O foco dele é atrair o cliente sem precisar adotar uma postura interruptiva.

Desse modo, no contexto do marketing digital, o inbound marketing procura encontrar maneiras de atrair o usuário até o seu site. Uma das formas mais populares de fazer isso é produzindo conteúdo que seja relevante para o público. Assim, sempre que alguém pesquisar uma dúvida relacionada à sua área de atuação, essa pessoa vai terminar no seu site. E assim, conhecer a sua empresa e os seus serviços.

É importante ressaltar, no entanto, que o inbound marketing é um marketing direcionado. Ou seja, um marketing que se dirige a um segmento específico do mercado. A ideia não é atrair qualquer pessoa, mas sim um público-alvo muito bem definido. Com esse direcionamento, fica mais fácil aprofundar uma relação com esse público, criando um vínculo que permite gerar muitos clientes fiéis. O objetivo final, assim, é a fidelização de uma audiência específica.

O inbound marketing é um marketing direcionado, ou seja, um marketing que se dirige a um segmento específico Fonte: freepik.

Leia também: Como usar o Inbound marketing

SEO e inbound marketing: entendendo a relação

Diante de tudo isso, podemos nos perguntar: no que SEO e inbound marketing podem se ajudar mutuamente? E a resposta nos leva, novamente, à questão do alcance e da atração.

Para colocar de forma bem direta, é impossível atrair alguém com um conteúdo se esse conteúdo não alcançar ninguém. Por isso, o SEO é fundamental para a efetividade do inbound marketing. O motivo disse é que ele permite que esse contato inicial seja estabelecido com um maior número de usuários.

Agora que você entende a relação entre SEO e inbound marketing, é hora de colocar em prática o que você já aprendeu sobre marketing digital. E a melhor forma de fazer isso é através da contratação de uma agência especializada, que pode ajudar a sua empresa na execução das mais diversas estratégias. A Agência IMMA, por exemplo, oferece muitos serviços de marketing online e atende a empresas de qualquer porte. Entre em contato e faça um orçamento para o seu negócio!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?