Você já deve ter ouvido falar no termo SEO, ao pesquisar sobre marketing digital. Mas afinal, como o SEO pode ajudar a sua empresa? Nesse artigo, respondemos essa pergunta para você. Confira!
Entendendo o que é SEO
Antes de mais nada, é preciso entender o que é SEO. A sigla vem do inglês e significa search engine optimization, ou, em português, otimização para mecanismo de busca.
O que isso significa? Bem, todo site com um mecanismo de busca, com o Yahoo ou o Google, é guiado por um algoritmo responsável por ordenar os resultados de uma pesquisa em uma lista. Como há sempre muitos resultados, essas listas são divididas em páginas. Como vemos sempre que pesquisamos alguma coisa no Google, por exemplo.
Mas é aí que entra o problema: a maioria das pessoas não vai além da primeira página de resultados quando está procurando por alguma coisa. Isso porque, normalmente, os primeiros resultados apresentados já são o suficiente para o usuário ficar satisfeito.
A consequência disso, no entanto, é que sites que não ficam na primeira página de resultados recebem muito menos cliques provenientes de buscas de usuários. E, na internet, essa é a fonte da maior parte do tráfego orgânico que qualquer página recebe.
Isso significa que, se o seu site não tem uma boa posição no Google, você está perdendo um público imenso. Desse modo, seu alcance é severamente limitado.
Mas como resolver isso? Essa pergunta é o que nos leva ao SEO, que é um conjunto de técnicas que visa otimizar um conteúdo ou um site para torná-lo mais atraente aos algoritmos de busca. Ou seja, um site que siga as normas de SEO vai, aos poucos, receber melhores posições entre os resultados, tendo seu alcance multiplicado.
Leia também: SEO para pequenas empresas
Como o SEO pode ajudar a sua empresa
Uma vez que você entende o que é SEO, podemos partir para a pergunta mais importante: como o SEO pode ajudar a sua empresa?
Já citamos aqui a questão do alcance, mas vale ressaltá-la novamente: mais da metade do tráfego orgânico de qualquer site vem das buscas realizadas por usuários em plataformas de pesquisas. Essa é uma quantidade imensa de usuários que deixam de acessar o seu site se não o encontram nas páginas de resultados do Google. Por isso, uma das primeiras formas através das quais o SEO ajuda a sua empresa é aumentando a audiência do seu site.
Mas existe também uma autoridade que vem com o melhor posicionamento no Google. A maioria dos usuários assume que, se o seu site é um dos primeiros links que aparecem. Ele deve ser especialmente relevante para a busca em questão.
Logo, a sua marca passa a ser vista com outros olhos. Em poucas palavras, o seu negócio se transforma em uma referência. Isso faz com que os usuários se sintam mais atraídos pelos seus serviços ou produtos.
Finalmente, é importante citar que o SEO deixa seu site mais acessível. Através dessas técnicas, seu site ficará mais utilizável também para usuários de dispositivos móveis, como tablet ou telefone celular. Isso também funciona para expandir a sua audiência.
Leia também: Como aparecer na primeira página do Google
Melhore seu SEO com a ajuda de uma agência de marketing digital
Agora que você já sabe como o SEO pode ajudar a sua empresa, resta dar o próximo passo e contratar uma agência para melhor o SEO do seu site. E a Agência IMMA é uma excelente opção, contando com um time de profissionais qualificados que está preparado para impulsionar o crescimento da sua empresa. Entre em contato e faça um orçamento para a sua marca!