Usar o Inbound Marketing pode ser uma excelente tática para ajudar a impulsionar a performance online da sua empresa. Mas como fazer uso desse estilo de publicidade?
Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe. O Inbound Marketing pode parecer um tópico intimidante, mas na realidade ele é bem simples e qualquer pessoa pode utilizá-lo a seu favor. Você só precisa ficar atento para fugir de alguns errinhos que muitas vezes afetam empresários que não conhecem muito do assunto. Para isso, basta entender como usá-lo da forma correta.
Entendendo o Inbound Marketing
Mas, afinal, o que é Inbound Marketing? Como funciona? Não é a mesma coisa que marketing digital?
Podemos começar nossa explicação pela última pergunta: não, o Inbound Marketing não é a mesma coisa que marketing digital. Na verdade, ele é uma forma de marketing digital. Sua tradução é literalmente “marketing da atração”, e trata-se de uma estratégia de publicidade voltada para a tarefa de atrair o cliente. Ou seja, ao invés de buscar o cliente, o Inbound Marketing tenta fazer com que o cliente vá até você por vontade própria.
Isso representa uma mudança de perspectiva que diferencia esse estilo do marketing mais tradicional, o Outbound Marketing. Normalmente, o marketing buscava o cliente a todo custo, indo até ele. O Inbound Marketing inverte essa lógica.
Há também uma diferença de foco. O Inbound Marketing se baseia muito na propaganda direcionada a um público segmentado. Isso significa que existe um público-alvo para o qual as estratégias de publicidade são moldadas. Assim, enquanto o marketing tradicional tentava alcançar o mercado todo, o Inbound Marketing busca focar em um único setor de clientes e fidelizá-lo, fazendo com que as pessoas criem uma relação com a marca, começando com o estágio da atração.
E no que consiste essa estratégia? Bem, podemos resumir o Inbound Marketing em três pilares principais. Vejamos quais são:
- Marketing de Conteúdo: O marketing de conteúdo e o Inbound Marketing andam de mãos dadas. Para atrair o usuário, a produção de conteúdo é essencial. Ela cumpre o papel de alcançar pessoas que são possíveis clientes e trazê-los até a empresa.
- SEO: A SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de táticas que otimiza o conteúdo para torná-lo mais atraente aos olhos das ferramentas de busca. É um elemento fundamental para aprender como usar o Inbound Marketing.
- Redes sociais: As redes sociais são o local ideal para atrair o cliente, sendo, assim, muito adequadas para o marketing da atração. Por isso, na hora de aplicar a estratégia, não esqueça das mídias sociais.
Esses são os três grandes veículos do Inbound Marketing. Aprendendo como usar cada um deles, você vai estar pronto para fazer uso pleno dessa tática.
Etapas do processo
Esse tipo de publicidade ocorre em etapas. São elas: atrair, converter,vender e encantar.
Cada uma dessas etapas é uma fase do processo. A primeira é a fase da atração, ou seja, de capturar a atenção do cliente de alguma forma. Assim, você atrai cliques e aumenta o tráfego do seu site.
Após isso, o próximo passo é converter esse tráfego em leads. Essa parte normalmente envolve pegar as informações de um cliente em potencial, normalmente através do preenchimento de um formulário.
Chegamos então na parte da venda. Agora, um erro comum seria acreditar que o processo pára por aí, quando, na realidade, existe uma última fase depois dessa, possivelmente a mais importante.
Essa é a fase do encanto. É o momento de fidelizar o cliente, dando a ele uma experiência incrível. Isso vai garantir não só que ele volte para compras futuras como que ele recomende a sua empresa para outros, fazendo uma divulgação boca-a-boca inestimável.
Contrate uma agência para saber como usar o Inbound Marketing
Agora que você já entendeu como usar o Inbound Marketing, resta colocar isso em prática. E a melhor forma de fazer isso é com uma equipe especializada. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital preparada para atender todas as suas demandas. Entre em contato com a gente!