Qual a importância do marketing de relacionamento?

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
18/01/2021
Marketing Digital

Você, empreendedor, tem investido em comunicação para a sua empresa? Entende a importância da produção de conteúdo para o seu sucesso? Se não, neste artigo irei explicar como a comunicação e o investimento em conteúdo é relevante para você criar um bom relacionamento com o seu cliente e a captar mais leads.

Qual a importância do marketing de relacionamento?

Fonte: Freepik

Qual a importância do marketing de relacionamento?

No marketing atual, as métricas para medir o sucesso não passam apenas pelos números de venda, mas sim pela quantidade de pessoas que foram captadas pelo seu planejamento de comunicação e em como o seu cliente tem estado feliz com os seus serviços.

Neste caso, investir em marketing de relacionamento tem se tornado cada vez mais importante na estratégia de marketing digital. Isso porque, se relacionar com o cliente não é um trabalho apenas para fazer com que ele compre, mas sim se preocupar com os erros da sua empresa e com as opiniões do consumidor, criar uma espécie de comunidade entre marca e consumidor.

Você sabe quais são as principais formas de fazer um bom marketing de relacionamento?

Fonte: Freepik

Por ser um trabalho extremamente complexo e que envolve diversos profissionais, o marketing de relacionamento pode ser feito por diversas formas e em variados formatos, o que torna o trabalho ainda mais complicado.

Outro ponto importante de se destacar é que, para trabalhar no relacionamento com o cliente, é necessário, antes, entender qual é a sua posição no segmento de mercado e quais são as pessoas que estão inseridas neste segmento. Dessa forma, é possível traçar as características do seu público-alvo e criar estratégias assertivas de comunicação para se relacionar com ele.

Ao mesmo tempo que você entende as características do público, você começa a ter a ideia de quais são os desejos e necessidades dele e quais são os conteúdos que esse público vê como relevante.

Esta análise do seu público-alvo também é essencial para você saber quais são os canais para encontrar este público e começar a traçar o plano para um bom relacionamento. Entendendo o consumidor, você percebe onde achá-lo, como ele se comporta na internet e quais são os conteúdos que ele mais engaja.

Dito isso, agora vale destacar quais são as melhores maneiras de investir em marketing de relacionamento. E são muitos, já que envolvem diversos profissionais de marketing e muitas funções e serviços de uma agência digital.

Como fazer marketing de relacionamento

Invista em gestão de redes sociais

Estar presente nas redes sociais é fundamental para conseguir se relacionar com os clientes. Isso porque o relacionamento depende de um veículo para intermediar o contato entre cliente e empresa, e hoje as redes sociais são os principais veículos.

Mas, antes de começar a criar sua conta ou se tornar mais ativo em todas as redes sociais, entenda onde está seu público ou, do contrário, investir em ações em todas as redes será perda de tempo.

Ou seja, faça uma análise do seu público, como dito anteriormente, para entender onde achá-los e saber qual tipo de postagem eles mais interagem. Com isso, você pode começar a investir em marketing de conteúdo para buscar engajamento com seus stakeholders.

Como fazer marketing de relacionamento

Fonte: Freepik

Também é importante destacar que as redes sociais são incríveis para fazer uma análise da popularidade da sua empresa e uma pesquisa de satisfação com seus produtos ou serviços. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio das reações do Facebook, enquetes do Instagram ou até mesmo hashtags do Twitter.

A partir disso, você consegue ter uma dimensão do que os clientes estão achando do produto e como determinada campanha atingiu o seu público. Outra forma interessante de se comunicar e relacionar com estes consumidores é pelo comentário.

Agência de Gestão de Mídias Sociais;

A partir do momento em que sua empresa responde comentários nas redes sociais de maneira inteligente, as pessoas começam a interpretar que ela se preocupa com o relacionamento entre empresa e cliente e, por consequência, começam a dar mais valor e relevância para o seu negócio.

Acompanhar e se relacionar com clientes pelas redes sociais também ajuda a mostrar que você se importa com a opinião do público e que está aberto a fazer mudanças e corrigir erros de comunicação e até mesmo nos próprios produtos.

Faça campanhas de e-mail marketing

Outra forma de manter contato com seu público é investindo em campanhas de e-mail marketing. Neste caso, vale destacar como funciona o processo. Em um planejamento de Inbound Marketing, você apresenta um conteúdo relevante ao lead e faz com que ele vá até seu site.

Lá, você apresenta um conteúdo informativo e, se o lead interagir, é comum que se deixe uma caixa para que este lead se cadastre. Normalmente esta caixa é oferecendo algum serviço como e-book ou conteúdos exclusivos. No cadastro, esse possível cliente pode colocar seus dados de e-mail, o que abre a possibilidade de criar um relacionamento.

O que é ICP e por que você deve usar um para a sua empresa

Fonte: Freepik

A partir daí, cabe a empresa saber se deseja ou não entrar em contato com este lead por e-mail. Nesse contexto, o método mais utilizado é o e-mail marketing, que contém materiais de promoção e até mesmo conteúdos exclusivos.

O e-mail marketing é bem utilizado por ter se mostrado uma ferramenta de comunicação muito eficaz para estabelecer este vínculo entre cliente e empresa, até por fazer uso de uma ferramenta mais formal como o e-mail.

Comece um trabalho de marketing de conteúdo

Todas as dicas dadas anteriormente passam por um trabalho de marketing de conteúdo. Ou seja, criar conteúdos com o viés de captar mais leads e engajar seu público. A criação de conteúdo também é fundamental para este relacionamento com o cliente.

Investir em conteúdos bem planejados, informativos e ricos em apuração é fundamental para a relevância do seu negócio e para criar uma sensação de segurança no consumidor, que pensa estar comprando com uma empresa séria e que sabe o que está tratando em seus conteúdos.

O que é marketing de relacionamento

Fonte: Freepik

Além disso, a produção de conteúdo também é responsável por guiar o trabalho de atração de leads com conteúdos relevantes sendo divulgados na internet e abrindo espaço, consequentemente, para que a empresa trabalhe bem este processo de relacionamento com seu cliente.

Quando você começa a entregar esses conteúdos relevantes e que cubram as necessidades do público com bastante informação, aumentam as oportunidades de que esse cliente se torne um consumidor fiel da sua marca.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Por isso, é fundamental dar atenção a produção de conteúdo com muita apuração, pesquisa, levantamento de dados e uso de números e percentagens, por exemplo. Isso faz sua marca se tornar mais relevante, uma espécie de referência e fideliza o seu público.

Tendo em vista a importância de ter um planejamento de comunicação eficaz no processo de relacionamento com o público, o ideal é que se invista em profissionais qualificados para que este trabalho seja assertivo. Para isso, você pode contar com uma agência de marketing digital.

Veja também