Como fazer uma estratégia de comunicação para a sua empresa

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
25/11/2019
Marketing Digital

No marketing digital, a comunicação com os usuários é um dos principais fatores que influenciam no sucesso ou fracasso de uma marca. Sendo assim, o ideal é que a sua comunicação siga uma estratégia coerente, que tenha sido pensada com cuidado. Mas como criar isso? Em outras palavras, como fazer uma estratégia de comunicação para a sua empresa?

Como fazer uma estratégia de comunicação para a sua empresa

Fonte: Freepik.

O que é uma estratégia de comunicação

É muito comum confundir o conceito de estratégia de comunicação com o de planejamento empresarial. Isso porque eles não são conceitos mutuamente exclusivos e, na verdade, se complementam.

A estratégia de comunicação, portanto, trabalha em função do planejamento empresarial de uma marca. Ou seja, de acordo com os objetivos e metas traçados pelo planejamento, a estratégia de comunicação será montada, sempre em função desses fatores.

Desse modo, a estratégia de comunicação é o plano através do qual uma empresa divulga seus serviços ou produtos para o seu público. É através dela, portanto, que a marca se comunica com o cliente, apresentando-se para o mesmo.

Sendo assim, a estratégia de comunicação de uma empresa cumpre a função de promover a mensagem da marca para o público consumidor. Ela estabelece uma conexão entre a marca e a sua audiência.

É evidente, então, que esse tipo de estratégia é extremamente valioso para o crescimento no mercado. Tentar estabelecer uma comunicação com o público sem a ajuda de estratégias faz com que você corra o risco de se contradizer, criando uma comunicação incoerente que, a longo prazo, prejudica a imagem do seu negócio.

Como fazer uma estratégia de comunicação para a sua empresa

Diante disso, podemos nos voltar para a questão inicial. Portanto, é hora de se perguntar: Como fazer uma estratégia de comunicação para a sua empresa?

Felizmente, essa tarefa é mais simples do que parece. Confira as nossas dicas.

Como fazer uma estratégia de comunicação para a sua empresa

Fonte: freepik.

Comece pelo objetivo

Toda estratégia de comunicação precisa começar com um objetivo bem definido. Esse objetivo normalmente é realizado pelo planejamento empresarial, pois ele tem a ver com a imagem que a empresa quer passar, ou seja, com a sua identidade.

Assim, é preciso pensar em como você quer que o público veja a sua empresa. Desse modo, você pode traçar objetivos iniciais.

Conheça o seu público-alvo

Uma vez que você tenha seus objetivos em mente, é importante saber quem é o seu público-alvo. Isso porque diferentes públicos requerem diferentes estratégias de comunicação. Logo, a forma como você se comunica deve ser adequada às especificidades do seu tipo de cliente.

Escolha os canais apropriados

Há muitas opções de canais de comunicação na internet, e é crucial que você escolha os canais mais utilizados pelo seu público-alvo, para alcançá-lo com mais eficiência. Se o seu público-alvo é mais velho, por exemplo, o Twitter, que atrai um público mais jovem, não é uma boa ideia para um investimento inicial. É melhor, então, optar por outras mídias sociais, como o Facebook.

Busque coerência

Independentemente de qual estratégia você adotar, é preciso que ela se mantenha consistente em todos os seus canais. Ou seja, se você escolhe uma linguagem para a sua marca, é necessário sempre se comunicar através dela, para criar uma identidade coerente para a sua empresa. Desse modo, o seu negócio ganha uma personalidade e passa a se destacar no seu segmento do mercado.

Busque coerência

Fonte: freepik.

Contrate uma agência profissional

Uma agência de marketing digital sabe como fazer uma estratégia de comunicação para a sua empresa. Assim, contratar uma empresa eficiente e com diversas opções de serviços, como a Agência IMMA, pode beneficiar muito a sua marca. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já o seu orçamento!

Veja também