Produção de Conteúdo no Marketing Digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
15/12/2020
Marketing de Conteúdo

A filosofia comercial e empresarial vem mudando de acordo com cada tendência tecnológica que chega. A tecnologia, desde o seu início, vem revolucionando métodos de fala, escrita, socialização e comunicação em geral.

Por isso, o mundo empresarial não pôde ficar de fora e se adequou, mudando completamente sua filosofia, de acordo com as novas normas de comunicação e socialização.

Produção de Conteúdo no Marketing Digital

Produção de Conteúdo no Marketing Digital

No século passado, o roteiro que moldava a relação entre empresa e consumidor era linear e em estilo de pirâmide. Dessa forma, a comunicação era objetiva e as metas eram bem estabelecidas: convencer, por meio da propaganda massiva, o consumidor a se tornar um cliente da minha marca.

Não existia preocupação com relacionamento, comunicação, interação e muito menos engajamento. A meta era simplesmente tornar as pessoas em consumidoras da sua empresa.

Além disso, pouca preocupação se tinha com relação ao nicho ou segmento de mercado da empresa, por isso, a comunicação não era segmentada, mas sim com o objetivo de atingir o máximo de pessoas possível, mesmo que essas pessoas não criem interesse nos produtos por não serem do seu segmento.

Mudanças na filosofia do consumo e no relacionamento com o cliente

As técnicas de interação e engajamento com o consumidor foram se aprimorando de acordo com o surgimento de tecnologias e de determinados conceitos de comunicação. Ou seja, estudos mostraram a importância de se comunicar diretamente com seu nicho e de identificar as necessidades e desejos deles. Dessa forma, é possível aumentar as vendas de uma maneira muito mais objetiva e bem direcionada.

Logo, a forma como a relação entre empresa e consumidor era moldada foi se tornando cada vez mais obsoleta, dando espaço para uma revolução neste relacionamento. Se uma vez as empresas tentavam “caçar” os consumidores, agora a ideia é captar a atenção deles e fazer com que eles criem algum tipo de ligação com a marca.

Como transformar a sua empresa em uma referência no mercado

Fonte: Freepik

O trabalho ficou muito mais psicológico e preocupado com as necessidades do consumidor. A partir do momento em que você dá à uma pessoa a oportunidade de comprar algo que ela deseja, isso permite a criação de um laço e uma porta se abre para a sua empresa no coração do consumidor.

É nesse momento que entra a essencialidade da criação de conteúdos no ambiente comercial de hoje. Com as redes sociais em voga e o aumento no número de usuário, é imprescindível que a empresa se mantenha ativa na internet, sempre abastecendo os consumidores de conteúdo.

Dados compartilhados pela Hootsuite do We Are Social, mostram que 4 bilhões de pessoas no mundo têm acesso à internet e 42% desse número usam redes sociais. Logo, se você não está ativo nas redes, sua marca é praticamente invisível.

O que é SEO

Fonte: Freepik

Outro ponto importante de destacar é divulgar conteúdos com frequência. Isso se deve pelo fato de que a concorrência também aumentou com a ascensão da internet, o que reforça a ideia de manter-se ativo, senão você perderá seu lugar.

Além de fazer com que sua marca apareça no mapa, a criação de conteúdo também permite que você gere engajamento com seus clientes. Ou seja, é possível fazer com que sua empresa seja acessível e mostrar que você está nas tendências.

Essa interação também é importante para que você possa ter ideia e faça um tipo de pesquisa de satisfação, o que auxilia a melhorar seu produto e entregar o que, de fato, o seu consumidor precisa e entregar o que ele deseja é o primeiro passo para a fidelização.

Agência de Gestão de Marketing de Conteúdo

A identidade visual também é importante

A criação de conteúdo também é responsável pela fixação da sua identidade visual. Construir uma identidade visual é fundamental para criar uma estética que possa fixar sua marca na cabeça do consumidor. Só é possível fazer isso a partir da criação de conteúdo, neste caso é visual.

A divulgação de promoções especiais e descontos também é realizada por meio da criação de conteúdo e divulgação nas redes sociais. Como comunicar objetivamente e assertivamente estes descontos sem ser por meio da criação de conteúdo. Neste caso, tanto o lado visual quanto o textual andam de mãos dadas.

Ou seja, a produção de conteúdo é responsável pelo estabelecimento da aproximação em uma relação de troca entre consumidor e marca. É a partir do conteúdo que essa relação pode ser capaz.

Dicas básicas de marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

Mesmo assim, a produção de conteúdo não é tudo no processo de comunicação. É importante que esse conteúdo seja bem direcionado e feito de maneira planejada em conjunto ao planejamento de marketing digital da empresa.

Não basta apenas escrever ou criar conteúdo, seja visual ou textual, e colocar no ar. É necessário que este conteúdo seja muito bem planejado de maneira estratégica e seguindo técnicas específicas de comunicação específicas.

Essas técnicas de comunicação podem variar de acordo com o segmento de mercado da sua empresa. Investir em uma comunicação mais visual é ideal para quem lida com o mercado visual como arquitetos, fotógrafos e artistas.

Como melhorar o seu conteúdo para redes sociais

No entanto, se você se direciona à um mundo mais acadêmico, o ideal é você fazer textos bem elaborados com dados e informações peneiradas de maneira orgânica, o que dá credibilidade à informação.

Com isso, é possível concluir que nada dá resultado se pensado de modo solitário. Ou seja, todo o processo de comunicação deve andar de mãos dadas a cada engrenagem do processo. Com isso, uma comunicação bem efetiva vai demandar uma estratégia bem definida, análise da concorrência e dos desejos e necessidades.

Utilização do SEO

Outro ponto específico da comunicação e fundamental para alcançar muitas pessoas é a utilização do Search Engine Optimization (SEO). A partir do SEO, é possível otimizar o conteúdo do seu blog fazendo com que ele chegue ao topo das buscas do Google.

A partir do momento em que você faz uma boa otimização, você consegue fazer com que mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo e essa é outra parte importante do marketing de conteúdo.

Você pode criar textos incríveis, bem escritos e com dados relevantes. Mas nada disso adianta se você não souber utilizar o SEO, somente assim você consegue fazer com que seu texto chegue até os consumidores.

Entenda o que é o SEO

A dificuldade, neste momento, é adaptar seu texto para as métricas impostas pelo modelo de otimização do SEO. Utilizar recorrentemente palavras-chave, otimizar imagens, fazer uso dos links internos e externos, usar categorias e tags.

Por isso, é fundamental ter gravado todas as métricas do SEO ao criar conteúdos para seu site. O SEO não é algo que está aí para dificultar o seu trabalho, mas sim para ser uma ferramenta para auxiliar seu processo de marketing digital. Sendo assim, aprender a usar o SEO corretamente é tudo que a sua empresa precisa para crescer.

Por tanto, não menospreze o valor de uma boa comunicação para o seu plano de marketing. Na verdade, comunicação é um dos tópicos principais presentes no seu planejamento.

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Faça comunicação de uma maneira pensada, por meio da análise da concorrência, levantamento de necessidades e desejos dos clientes, a partir do tipo de comunicação efetiva para seu nicho e, acima de tudo, valorizando o engajamento com seu consumidor.

Diferentemente do relacionamento entre consumidor e marca no século passado, hoje é importantíssimo prezar pelo bom relacionamento e pelo bem-estar do seu consumidor. A captação de leads e fidelização são os objetivos que norteiam o marketing digital nos tempos de hoje.

Se você precisa de algum tipo de ajuda para planejar seu conteúdo, pode contar com a Agência IMMA. Somos uma agência de marketing digital especializada em marketing de conteúdo para fazer sua marca crescer. Vem pra IMMA.

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