Por que otimizar um site mobile? Conheça as principais razões

Muita gente acha que os usuários móveis não são tão importantes. Porém, o que nem todo mundo já se deu conta é que os dispositivos móveis estão tão presentes em lares e empresas quanto computadores. E isso torna essencial que seu site funcione bem nesses pequenos aparelhos. Mas por que otimizar um site mobile? Conheça as principais razões.

Dispositivos móveis

Fonte: Freepik.

O fato é que, se você não está otimizando para dispositivos móveis, você acaba perdendo vendas. Pesquisas mostram que 53% dos usuários móveis abandonam sites se eles demoram mais de 3 segundos a carregar. E se essas pessoas não estão conseguindo acessar seu site, elas certamente não estão se conectando com sua empresa e tão pouco gerando negócios.

Considerando a importância de um site para qualquer empresa, principalmente as menores, parece natural ter um cuidado extra para garantir que ele seja amigável para dispositivos móveis. E é incrível a quantidade de sites que ainda não são otimizados para proporcionar uma boa experiência móvel.

Por que otimizar um site mobile? Conheça as 5 principais razões:

1. Usuários móveis são diferentes: os usuários móveis têm objetivos e comportamentos diferentes dos usuários de desktop. Usuários móveis costumam realizar mais compras por impulso e acabam gastando mais dinheiro do que usuários de desktop, por exemplo. Mas, para isso, eles também necessitam de informações acessíveis e rápidas.

Mobile Marketing

Fonte: Freepik.

Isso ressalta a importância de otimizar sua experiência móvel para corresponder às necessidades e comportamentos do visitante no contexto de como provavelmente estarão navegando em seu site. Ao deixar o caminho para as compras ou pesquisas mais simples e intuitivo, você irá se alinhar mais com usuários móveis.

2. Usuários móveis geram tráfego: em fevereiro de 2017, os dispositivos móveis representavam 49,74% das visualizações de páginas da web em todo o mundo, o que torna os sites móveis tão importantes quanto suas versões para desktop. Afinal, praticamente metade do tráfego de um site pode estar vindo de dispositivos móveis.

Veja também  Por que sua empresa precisa de um site

O Google deixou claro desde 2013, com a atualização do Hummingbird, que o futuro da pesquisa é móvel e os sites que não se adaptassem para dispositivos móveis veriam suas classificações nas pesquisas caírem, o que realmente aconteceu. Depois disso, todas as atualizações do algoritmo do Google só reforçaram isso. E esse é só mais um motivo do por que otimizar um site mobile.

Por que otimizar um site mobile? Conheça as principais razões

Fonte: Freepik.

3. Melhor engajamento com marcas: pessoas interagem mais com as marcas quando elas oferecem uma experiência móvel satisfatória, tornando mais provável seu retorno posterior via desktop. Afinal, 90% das pessoas relatam utilizar vários dispositivos para concluir uma tarefa. Quando uma experiência móvel é otimizada, oferecendo funcionalidade e consistência, ela promove confiança e afinidade dos usuários.

Por outro lado, se um site móvel tem navegação complicada, os usuários são mais propensos a se manter no dispositivo e visitar um concorrente do que buscar por um desktop. Se você não pode fornecer o que o usuário precisa quando ele precisa, perde oportunidades de venda e se arrisca a perder permanentemente um cliente para um concorrente.

4. Conversões aumentadas: sites em que a navegação móvel é ineficaz convertem menos. As chamadas para ação muitas vezes ficam obscurecidas, os links são difíceis de clicar e a página de contatos acaba sumindo no menu. Os compradores móveis têm pouca paciência para sites complicados e muitos abandonam a transação se o site não estiver otimizado para dispositivos móveis.

Dispositivos móveis

Fonte: Freepik.

Para tirar o máximo proveito de um site mobile, as chamadas para ação devem ser claras e fáceis de clicar e as informações de contato devem ser uma das primeiras coisas que os visitantes veem. 80% dos compradores admitem que muitas compras móveis são feitas por impulso e que eles são mais propensos a comprar e interagir com uma marca que ofereça uma experiência mais envolvente.

5. Reduz a sua taxa de rejeição: mesmo que um conteúdo pareça ótimo na área de trabalho, ele pode ser ilegível num dispositivo móvel. Os visitantes não ficarão em seu site se eles tiverem que aumentar ou diminuir a tela o tempo todo. A situação pode ser ainda mais desesperadora se o site for executado em flash ou outra plataforma que exija add-ons.

Veja também  Como selecionar o esquema de cores perfeito para seu site

Se o seu site não está otimizado profissionalmente para os dispositivos móveis, sua taxa de rejeição será extremamente alta. Ao fornecer aos visitantes móveis uma experiência de usuário adequada e intuitiva, você obviamente vai envolvê-los por mais tempo, podendo fazer até com que eles efetuem uma compra.

Agora que você já sabe por que otimizar um site mobile, entre em contato com os profissionais da Agência IMMA para criar seu site.

Veja também

6 mitos sobre desenvolvimento de site

6 mitos sobre desenvolvimento de site

By | Criação de Sites

Se você deseja ter um site ou já tem um e deseja reformulá-lo, já deve ter pesquisado sobre o assunto e visto que não é fácil desenvolver e configurar um. No entanto, há quem se prenda a determinadas informações equivocadas que tornam este trabalho ainda mais árduo. Veja 6 mitos sobre desenvolvimento de site para parar de acreditar e comece hoje mesmo a criar um site corretamente com as dicas da Agência IMMA.

Veja também  8 dicas para criar landing pages que convertem
Read More
Como ter uma landing page de sucesso

Como ter uma landing page de sucesso

By | Criação de Sites

“Landing pages” são páginas de destino. É aquela página pela qual o usuário entra no seu site, mas não é necessariamente a página inicial. Ela também pode ser uma página criada especificamente para apresentar um produto ou serviço importante ou impulsionar vendas. Mas como ter uma landing page de sucesso?


Read More
8 dicas para escolher seu nome de domínio

8 dicas para escolher seu nome de domínio

By | Criação de Sites

O primeiro instinto de muita gente é registrar o domínio com uma extensão ‘.com’. Com quase 30 anos de vida, a extensão .com é uma das mais versáteis, confiáveis e reconhecíveis em todo o mundo. E especialistas em domínio e branding concordam que ter um domínio .com pode realmente ser sinônimo de confiabilidade entre os usuários.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

One Comment