O que é taxa de rejeição (e como reduzi-la)

Segundo o Google, taxa de rejeição (ou bounce rate) é o percentual de sessões de uma única página (ou seja, sessões nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada sem interagir com ela). Ela costuma ser um número bem expressivo, que entristece muitos donos de site, que trabalham arduamente para reduzi-la.

O que é taxa de rejeição (e como reduzi-la)

Fonte: FreePik.

Existem vários motivos para um site ter uma alta taxa de rejeição, tendo em vista que ela é calculada em cima do número total de visitantes que entram no site e não sobre o tempo de permanência da visita. Ela pode ser um indicativo de que a qualidade do conteúdo do site está baixa ou que é preciso rever a estrutura das páginas.

Ao fazer uma pesquisa e escolher um site para clicar queremos encontrar logo o que procuramos. No entanto, quando esse conteúdo não aparece rapidamente, a tendência do usuário não é navegar pelo site, mas abandonar a página e procurar por outra que entregue o conteúdo mais facilmente. E isso pode gerar uma alta taxa de rejeição.

One page sites (sites com apenas uma página) tendem a apresentar uma taxa de rejeição altíssima, que pode ser de até 100%. Isso porque, como ele não possui mais de uma página, mesmo que o usuário veja todo o conteúdo e mantenha-se nele por certo tempo, ele não gera necessariamente uma navegação, pois só há uma página para ver.

Há ainda sites que colocam muito conteúdo em uma única página, até artigos inteiros, o que facilita para o visitante o acesso ao material. No entanto, apesar de um alto tempo de permanência na página, uma vez que o visitante não vai para outras páginas do site, é provável que seu acesso também seja classificado como rejeição.

Marketing Digital

Fonte: FreePik.

O problema de se ter uma taxa de rejeição alta é que ela tende a afetar o posicionamento do site nos rankings dos mecanismos de busca. Tendo isso em vista, a taxa de rejeição é um número que não pode ser ignorado.

Veja também  3 dicas para planejar seu orçamento de marketing digital

Obter uma taxa de rejeição igual a zero é quase impossível. Mesmo os melhores sites da atualidade apresentam algum percentual de taxa de rejeição. O problema é que não há uma taxa de rejeição ideal. No entanto, as pessoas que trabalham construindo e alimentando sites gostam de tentar manter essa taxa inferior a 50%.

Como reduzir a taxa de rejeição?

Se a taxa de rejeição do seu site está alta (ou, pelo menos, próxima a 50%), pode ser preciso rever seu site e o conteúdo que tem sido postado nele. Uma taxa de rejeição alta não quer dizer que o conteúdo está, necessariamente, ruim. Ele pode estar simplesmente precisando de uma revisão ou mal organizado.

Outro motivo que pode influenciar na taxa de rejeição do site é a falta de atualizações. Ao ficar muito tempo sem colocar algo de novo no site, os mecanismos de buscas percebem que não há atualizações nas páginas e começam a diminuir sua importância, o que faz com que ele caia no ranking.

Taxa de rejeição

Fonte: FreePik.

Além disso, é importante verificar se o site está funcionando bem em diferentes plataformas. Para tanto, ter um site responsivo pode resolver o problema e diminuir bastante a taxa de rejeição. Sites responsivos adaptam-se bem a todo tipo de dispositivo, o que agrada (e muito) os parâmetros dos mecanismos de busca e evita que o usuário saia da página.

É importante estar sempre atento a taxa de rejeição, pois ela costuma variar conforme o tempo. Observe os materiais que tem mais acessos e comece a produzir mais conteúdos relacionados a eles. E não fique triste se você não conseguir zerar sua taxa de rejeição: lembre-se que nem sempre é possível agradar a todos.

Veja também

3 dicas para planejar seu orçamento de marketing digital

3 dicas para planejar seu orçamento de marketing digital

By | Marketing Digital

Definir seu orçamento corretamente pode significar a diferença entre sucesso e fracasso. Se você se antecipou e começou a pensar nisso desde o ano passado, ótimo. Porém, se esse não é o caso, veja as nossas dicas.

Read More
Veja também  Marketing de Conteúdo ou Marketing com Influenciadores: qual o melhor para o seu negócio?
Marketing digital para pequenas empresas

Marketing digital para pequenas empresas

By | Marketing Digital

Quando falamos de um pequeno negócio, muitas dificuldades podem surgir Entretanto, mesmo com todos os obstáculos que podem aparecer, é possível que um micro empreendimento seja muito bem-sucedido. É aí que entra o marketing digital para pequenas empresas, pois é ele quem vai ajudar a alcançar esse êxito.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK