Você sabe o que é tráfego orgânico? Esse é um conceito fundamental para o marketing digital, então, se você tem intenção de crescer nessa área, é importante aprender o que ele significa. Por isso, separamos esse artigo para você aprender tudo que é preciso saber sobre esse assunto. Confira!
Saiba também: 4 motivos para refazer o seu site
Entendendo o que é tráfego orgânico
O tráfego é o fluxo que corresponde ao número de acessos ou cliques que um site recebe. Ou seja, todas as visitas que a sua página receber contam como parte do seu tráfego diário. Diante disso, fica fácil entender por que o tráfego é uma parte importante do crescimento da sua empresa no mundo online. Afinal, quanto mais usuários acessarem o seu site, mais pessoas conhecem a sua empresa e os seus serviços. Desse modo, você tem mais chances de gerar leads e futuros clientes.
Mas nem todos os tipos de tráfego são iguais. Isso porque, na internet, é possível investir uma quantia de dinheiro para fazer um anúncio pago e, por consequência, gerar mais acessos e cliques na sua página. Isso é chamado de tráfego pago. Já o tráfego orgânico, por sua vez, é o tráfego que ocorre de maneira espontânea, ou seja, sem o auxílio de um anúncio pago. Esse é o tráfego que ocorre quando um usuário, buscando a resposta para alguma dúvida, digita um termo na barra de buscas do Google, encontra um site e clica nele. Ou seja, em outras palavras, é um tráfego que vem naturalmente.
Conheça os principais benefícios do tráfego orgânico
Mesmo que você já saiba o que é tráfego orgânico, talvez ainda seja difícil entender por que esse tráfego é tão priorizado no marketing digital. Por isso, vejamos alguns de seus principais benefícios.
Autoridade para o seu site
Se você opta por um anúncio pago, o Google mostra a sua página no topo dos resultados de buscas por um determinado período de tempo. No entanto, se o seu site começar a obter tráfego orgânico significativo, o algoritmo do Google vai percebê-lo como um site relevante, uma autoridade na sua área. Desse modo, você pode obter melhores posicionamentos em buscas de maneira orgânica no futuro, o que, evidentemente, multiplica a sua capacidade de alcance. Cria-se, então, um ciclo que só tende a aumentar ainda mais o número de usuários entrando no seu site. Leia também: Mídia social ou SEO: qual gera mais tráfego para o seu site
Redução de custos
Mesmo que você precise investir em algumas estratégias para aumentar o seu tráfego orgânico (como, por exemplo, marketing de conteúdo), o gasto ainda acaba sendo menor do que o de um anúncio pago. Isso porque o investimento no tráfego orgânico, ao contrário do tráfego pago, não tem prazo de validade, e portanto pode gerar retorno durante um tempo muito maior.
Construção de um relacionamento com os usuários
Se um usuário clica de maneira orgânica no seu site, é porque alguma coisa na sua página chamou a atenção dele. Esse despertar de interesse inicial é essencial para a construção de um relacionamento entre esse usuário e a sua empresa. Afinal, é através dele que você pode começar a construir uma confiança que talvez conquiste um cliente fiel para a sua marca.