Existem muitas fontes diferentes de tráfego, mas redes sociais e o tráfego orgânico são dois dos melhores, pois geralmente conduzem a maioria das pessoas até um site. A questão é que nem sempre há recursos para investir em ambos os canais. Sendo assim, o que fazer? Mídia social ou SEO: qual gera mais tráfego para o site?
Mídia social ou SEO
O tráfego de mídia social tem crescido ano após ano, e mesmo parecendo que durante alguns períodos ele iria estagnar, em geral, agora elas se tornaram as principais fontes de tráfego de referência de sites. Mas isso não é uma regra para todo site e cada caso pode ser realmente diferente.
É por isso que é difícil especificar se realmente existe um vencedor definitivo no embate entre mídias sociais ou SEO. As estatísticas podem mudar significativamente dependendo de quem está conduzindo a pesquisa, qual o site analisado, as especificidades do nicho, etc. Como o vencedor final será diferente para cada caso, o mais importante é pesar os benefícios potenciais de cada um.
Mídias sociais
Uma das melhores partes sobre usar o marketing em mídia social para direcionar mais tráfego para o seu site é que você tem muitos outros benefícios. Por exemplo, ser ativo em ações sociais ajuda a melhorar a conscientização da marca, a construir confiança e lealdade e é ótimo para dirigir mais engajamento e para gerenciar o atendimento ao cliente.
Outro benefício do uso de mídias sociais é que elas podem ajudá-lo a ganhar mais influência. E apesar de as mídias sociais terem pouca influência direta sobre os rankings dos motores de busca, elas podem ajudar o seu SEO indiretamente. Ao ajudar crescer o seu negócio e seu site com o aumento do tráfego, geração de links, etc., isso melhora a autoridade do domínio e sua colocação nas pesquisas.
Outra consideração importante é que as plataformas sociais se tornaram elas próprias motores de busca. Basta olhar para o Twitter, por exemplo: você pode usá-lo para ver o que é tendência no momento e se basear nisso para procurar e produzir grandes conteúdos. Você pode pesquisar com base em sua localização, em diferentes idiomas e há ainda mais opções na busca avançada.
O que geralmente torna a mídia social um pouco mais atraente do que o SEO é a possibilidade de manter um pouco mais de controle sobre seu sucesso. Você sempre pode encontrar novas maneiras de melhorar sua estratégia e aprender com seus erros e vitórias. O mesmo não pode realmente ser dito sobre SEO, pois, embora seja claro o que não fazer, nem sempre é exatamente claro o que fazer.
Também não há mudanças em algoritmos que destruam completamente a sua estratégia, o que, infelizmente, acontece com certa frequência nos motores de busca. Dito isto, o Facebook certamente fez algumas alterações nos seus algoritmos ao longo dos anos que afetaram negativamente as empresas, tornando uma luta constante fazer posts aparecerem nos feeds de notícias de seus fãs.
Ajustar o uso de mídias sociais e ter uma boa audiência para gerar tráfego para o site pode levar algum tempo, embora o mesmo possa ser dito sobre SEO, que pode levar ainda mais tempo para ser construído e deve ser constantemente atualizado.
A concorrência é feroz nas mídias sociais, pois existem muitos outros perfis como o seu, compartilhando conteúdo semelhante e para o mesmo público. É difícil fazer o seu conteúdo se destacar e obter um tráfego consistente e de qualidade.
SEO
Assim como com as redes sociais, o SEO tem muitos benefícios além de ser uma fonte de tráfego. Por exemplo, é ótimo para o reconhecimento da marca (contanto que você possa obter os melhores resultados) e pode ajudá-lo a criar um site melhor para seus leitores, pois a usabilidade e a legibilidade são importantes para os mecanismos de pesquisa.
O SEO também ajuda a criar confiança junto ao público à medida que a autoridade de domínio do seu site cresce. E uma autoridade de domínio alta pode trazer muitas novas oportunidades. Outro benefício do SEO é que seus resultados são fáceis de medir e quantificar, porém nem sempre é fácil descobrir exatamente quanto dinheiro o SEO está realmente trazendo para a empresa.
Uma das maiores desvantagens do SEO é que o Google está constantemente fazendo alterações em seu algoritmo. Elas são implantadas sem aviso prévio e podem fazer sua autoridade de domínio cair, tornando necessário realizar um novo trabalho de otimização. Também é frustrante quando o trabalho não gera resultados visíveis, mesmo que o SEO seja uma incrível fonte de tráfego.
Mídia social ou SEO: qual escolher?
Esta é uma decisão muito difícil de fazer e a verdade é que você precisa tanto de um quanto do outro para realmente crescer e tornar o seu negócio conhecido. A resposta para isso também depende de muitos fatores variados que pertencem a cada negócio de forma individual. Não há uma resposta clara que funcione para todos, pois empresas diferentes têm necessidades diferentes.
O melhor lugar para começar é olhando para o seu próprio tráfego para ver quais são as suas principais fontes. Mais importante do que isso é olhar além dos números e se concentrar na qualidade do seu tráfego. Qual é a taxa de rejeição da mídia social versus tráfego orgânico? Quanto tempo os visitantes de cada fonte gastam em seu site? Qual sua taxa de conversão para cada um deles?
Apesar de tudo, não importa quanto tráfego você está recebendo em seu website se esse tráfego não fizer algum tipo da ação que os move ao longo do funil das vendas, não ajudando você e sua empresa a alcançar seus objetivos de negócio.
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Neste sentido, a forma mais assertiva de gerar tráfego, seja por SEO ou redes sociais, é contando com a ajuda de uma agência de marketing digital especializada, como a Agência IMMA.
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