O fenômeno de Juliette nas redes sociais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
30/03/2021
Gestão de Mídias Sociais

Você já conhece o fenômeno de Juliette nas redes sociais? Um dos programas com maior taxa de audiência da televisão brasileira, o Big Brother Brasil (BBB) é um dos reality shows que mais dividem o público. Há quem ame e quem odeie, mas é inevitável falar em como este programa influencia a sociedade brasileira, principalmente por conta de todo o engajamento provocado nas redes sociais (sobretudo o Twitter).

É notável que a cada edição, o programa deixa de ser interpretado como algo para “alienados” e passa a se tornar peça chave na agenda de mais e mais jovens brasileiros ao redor do território nacional. No entanto, nenhum Big Brother fez tanta história quanto a edição de 2021.

Misturando celebridades e pessoas “anônimas”, a ideia era fazer a maior dição de todos os tempos… e o objetivo está sendo cumprido. Segundo o Portal Uol, a Globoplay, o serviço streaming da emissora, bateu o recorde de acessos simultâneos com a chegada o BBB. Foram 2,5 milhões de acessos.

Postagens da Juliette

Reprodução: Instagram/@juliette.freire

Além disso, o Jornal Extra também chegou a publicar uma notícia informando que o BBB 21 bateu recorde de audiência no domingo, ultrapassando a marca atingida em 2010. Mas você acha que esse sucesso é atoa? Não foi apenas a escolha de misturar diferentes participantes que norteou esse “boom” absurdo do BBB. Esse processo também passa muito por um planejamento de gestão de redes sociais.

A Globo investiu pesado em engajamento e interação nas redes sociais, principalmente no Twitter. O que transformou o reality em uma espécie de fenômeno na Internet. E, a gente sabe que, fenômeno é o principal atrativo para jovens seguirem determinado programa.

Mas o sucesso do programa nas redes sociais não passa só pela estratégia da emissora. Alguns participantes se destacaram com ótimas gestões de suas redes, o que vem sendo primordial para unir o público, gerar engajamento e interação. Isso é fatal para pode vencer o programa posteriormente. Ou seja, as redes sociais não são mais plataformas para ganhar seguidores, mas sim se torna uma aliada fora da casa para vencer o jogo.

Por isso, entenda, neste artigo, o fenômeno de Juliette nas redes sociais e veja como uma gestão feita por profissionais pode ser primordial para o sucesso do cliente nas redes sociais.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

O fenômeno de Juliette nas redes sociais

Logo após ser convocada para participar do Big Brother Brasil 21, Juliette decidiu contratar profissionais para gerirem suas redes sociais, principalmente o Instagram. A sister contava com um pouco mais de 3 mil seguidores na plataforma e, hoje, conta com mais de 17 milhões de seguidores no Instagram.

Vale destacar que Juliette começou o programa sem muita mídia e aparecendo bem pouco. No entanto, com o passar do tempo, sua equipe começou a promover o engajamento e interação do público, dando um toque mais humanizado para o Instagram da sister (mesmo ela não estando em contato com seus seguidores).

Juliette nas redes sociais

Reprodução: Instagram/@juliette.freire

Com isso, estudiosos e profissionais de comunicação passaram a entender que o BBB 21 se tornou uma atração tão forte que as redes sociais se tornaram uma extensão da casa, sendo usadas como ferramentas para engajar com o público e ganhar o jogo. Entre os participantes, Juliette é de longe a que melhor faz esse trabalho.

Graças ao trabalho de engajamento promovido por sua equipe, Juliette saiu de coadjuvante na casa para uma das favoritas para ganhar o programa. É importante a gente deixar claro que cada posicionamento tem sido extremamente bem pensado, evitando que sua imagem seja manchada por alguma ideia mal formulada no programa ou nas próprias redes sociais.

Como a equipe chegou ao sucesso?

Fazer um bom trabalho de redes sociais não tem uma receita única. Na verdade, cada cliente tem suas características, objetivos e métodos de se portar com o público, até mesmo a persona em questão é completamente diferente. No entanto, a equipe de Juliette seguiu alguns passos bem claros e nítidos de um bom planejamento de marketing digital. Quer saber quais são? Dê uma olhadinha:

Entender o cliente

Ao ver as redes sociais da maquiadora, fica claro que a sua equipe fez um estudo muito claro de quem é a Juliette. Neste ponto, costuma-se ser levantada uma lista de características positivas do cliente para poder usar isso a seu favor nas redes. Isso fica bem evidente ao olharmos o Instagram da sister.

As postagens são sempre bem humoradas e descontraídas, típicas características do cliente. Isso ajuda a fazer com que os seguidores se sintam abraçados pela participante sem ela ao menos usar a rede durante o programa. Ou seja, é como se seu perfil fosse mais humanizado e menos robótico, como se a própria Juliette estivesse em contato com seus seguidores.

Isso cativa o público de uma forma extraordinária e, quem antes não torcia para ela, passou a torcer só por se sentir mais próximo da participante. Esse é um dos principais resultados do trabalho da equipe de Juliette nas redes sociais.

Exemplo de Gestão de Mídias Sociais

Reprodução: Instagram/@juliette.freire

Convocar a torcida

Outro ponto importante de interpretarmos sobre Juliette nas redes sociais é o amor por sua região do Brasil. Juliette é nordestina e nunca fez questão de esconder seu amor pela região. Inclusive, faz questão de falar com um sotaque bem marcante para firmar seu orgulho de ser nordestina.

Todo esse orgulho convoco ainda mais a torcida nordestina a acompanharem a participante e torcerem por ela. mas não foram só suas atitudes dentro da casa que marcaram a população do nordeste. A equipe de gestão de suas redes sociais também sempre faz questão de enaltecer a região em seus posts, o que aumenta ainda mais a interação, engajamento e torcida entre a população local.

Gestão de Instagram da Juliette

Reprodução: Instagram/@juliette.freire

Engajamento com famosos

Todo o sucesso nas redes sociais também acabou chamando a atenção de inúmeros famosos de várias áreas diferentes. Anitta, Grazi Massafera, Neymar, todos se entregaram ao fenômeno que Juliette se tornou nas redes sociais. Além disso, a sua equipe usa deste sucesso entre famosos para convocar mutirões de votos a favor da sister e ganhar ainda mais seguidores.

O resultado dessa boa gestão? Hoje, Juliette está entre as dez contas brasileiras com maior taxa de engajamento no Instagram. A lista conta com personalidades como: Neymar, Anitta, Ronaldinho Gaúcho, Tatá Werneck, Whindersson Nunes, Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Carlinhos Maia, Bruna Marquezine e a própria Juliette Freire.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Conte com profissionais para fazer a gestão das suas mídias sociais

Se tem uma coisa que o fenômeno de Juliette nas redes sociais nos ensina é que, para ter sucesso nas plataformas de socialização virtual, é essencial contar com a ajuda de uma equipe especializada. Não sabe quem contratar? Fale conosco, da Agência IMMA.

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