Como melhorar o engajamento nas redes sociais? Se você trabalha com mídias sociais de alguma forma, com certeza já está familiarizado com essa pergunta. Afinal, seja para a criação de conteúdo individual ou para o perfil de uma marca, o engajamento é essencial.
Mas de onde vem a importância desse fator? Bem, o papel fundamental do engajamento nas estratégias de marketing de redes sociais tem a ver com o fato dele ser a principal métrica do sucesso nesses espaços.
Em outras palavras: Não importa quantos seguidores a sua marca tenha no Facebook ou no Instagram. O que realmente importa é quantas curtidas, compartilhamentos e comentários os seus posts recebem.
Essa métrica importa tanto porque é o que de fato mede o alcance e a receptividade das suas postagens. Existem práticas antiéticas que podem comprar seguidores no Instagram, por exemplo, mas essas mesmas práticas não podem comprar comentários. Desse modo, o engajamento é a forma mais confiável para avaliar a performance de um perfil nas redes sociais.
Diante disso, se os níveis de interatividade da sua página forem baixos, isso pode ser preocupante. Mas não se preocupe: Neste artigo, vamos falar tudo que você precisa saber para rever esse quadro. Continue com a leitura para saber mais!
Entenda como melhorar o engajamento nas redes sociais com essas dicas
Há muitas maneiras de aumentar o nível de engajamento nas redes sociais. Acima de tudo, no entanto, é preciso entender que deve-se ter paciência nesse tipo de situação. Não existem fórmulas mágicas, mas sim estratégias cujos resultados vêm com o tempo.
Tendo dito isso, é fundamental conhecer essas estratégias para aplicá-las de acordo com a sua tática de marketing nas redes sociais. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!
Poste com regularidade
Não há como ter bons níveis de engajamento se você não posta regularmente. Afinal, uma conta sem posts pode parecer um perfil abandonado. E ninguém comenta em postagens de um perfil inativo.
Devido a isso, estabeleça uma regularidade razoável para as suas postagens. Isso não significa que você precisa postar o tempo todo, pois o exagero também não é positivo. Procure estabelecer uma frequência equilibrada, como, por exemplo, duas ou três vezes por semana.
Inclua CTAs nos seus posts
Uma CTA é fundamental para o engajamento de um post. CTA é uma call to action, ou, em português, chamada para a ação. Ela é, portanto, a instrução para que o usuário interaja de alguma forma com a postagem.
O poder desta instrução não deve ser subestimado. Nem todos os usuários a seguem, mas, se mesmo 1% a seguir, já é melhor do que nada. Por isso, sempre inclua uma call to action nas suas postagens nas redes sociais.
Faça posts com imagens
O conteúdo visual chama a atenção dos usuários nas redes sociais. Como resultado, posts com imagens costumam receber um número maior de interações do que posts que só contêm texto. Isso porque é mais fácil para o conteúdo visual se destacar no feed.
Sendo assim, para uma marca, esse potencial deve ser aproveitado. Faça posts com imagens de alta qualidade para receber um nível maior de engajamento no seu perfil.
Contrate uma agência para administrar suas redes sociais
Se você não sabe como melhorar o engajamento nas redes sociais, o ideal é contratar uma agência especializada em marketing digital. Desse modo, ela pode administrar as páginas da sua marca. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção.
E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!