5 principais dicas para fazer marketing nas redes sociais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
25/02/2021
Gestão de Mídias Sociais

As redes sociais são plataformas online que permitem a interação entre os usuários. Para muitas pessoas, redes sociais como o Facebook ou o Instagram são partes integrais do dia a dia. Por conta disso, para uma empresa, estar presente nesses espaços é essencial para ter uma estratégia de marketing digital efetiva.

Mas como usar as plataformas de maneira produtiva? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar: Neste artigo, vamos apresentar as 5 principais dicas para fazer marketing nas redes sociais. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

5 principais dicas para fazer marketing nas redes sociais

Por que fazer marketing nas redes sociais?

Desde a ascensão da internet e sua popularização, as redes sociais estão presentes como uma nova forma de se comunicar e socializar, mesmo distante. Sobretudo a partir dos anos 2010, houve um “boom” nessas redes sociais, no qual milhões de pessoas se cadastraram nas plataformas a fim de estreitar os laços com amigos próximos e abrir portas para novas amizades.

Antes mesmo dos anos de 2010, ainda houve um fenômeno parecido, mas em escala menor, com o famoso Orkut, que fez muito sucesso no Brasil e na Índia, mas acabou não sendo muito aceito nos EUA, onde os americanos começaram a utilizar uma nova plataforma, o Facebook.

E foi com o próprio Facebook que teve início o uso em massa de redes sociais, abrindo portas para o crescimento de plataformas como o Twitter, Instagram, Snapchat, entre outras. Essa ascensão das redes sociais permitiu o estudo e criação e inúmeras categorias de redes, de forma que hoje em dia cada uma contém uma característica e forma de se comunicar diferente.

Posts de relacionamento são bons para a interação

Fonte: Freepik

De acordo com estatísticas liberadas pelas próprias redes, o mundo tem cerca de 3,2 bilhões de usuários de mídias sociais. Vendo um número tão astronômico e que ainda está em crescimento, as marcas passaram a entender que essas plataformas são essenciais para a empresa marcar presença.

Dessa forma, tendo em vista que as redes sociais servem como uma espécie de grande vitrine para expor os produtos, serviços e campanhas da marca, torna-se essencial ter estratégias bem definidas de comunicação para saber como atingir o público de maneira correta.

É relevante entender, ainda, que cada rede social tem sua forma de se comunicar. O Instagram, por exemplo, tem uma pegada totalmente visual, diferentemente do Twitter. O Facebook mistura um pouco de conteúdo textual e visual, mais ainda contém uma comunicação específica.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Tendo em mente todos os números astronômicos de usuários nas redes sociais, torna-se essencial ter a sua marca lá, presente e se comunicando com o público-alvo. As redes sociais ainda juntam um bom trabalho de design gráfico com marketing de conteúdo.

Assim, sua empresa pode produzir conteúdos nas redes sociais de acordo com a relevância e demanda do seu público, atraindo atenção deles e aumentando a captação de leads da marca. Assim, abrem-se as portas para novas oportunidades de fidelização.

Por isso sempre indicamos que você se comunique nas redes sociais com a ajuda de um especialista, como uma agência especializada para te ajudar nas melhores horas, fazendo você colher os melhores resultados possíveis. A IMMA é uma ótima opção.

Evite o que não fazer ao gerenciar mídias sociais com a ajuda de uma agência de marketing

Fonte: Freepik

Descubra quais são as 5 principais dicas para fazer marketing nas redes sociais

Quando se fala em marketing nas redes sociais, é importante lembrar que cada rede social tem suas características específicas. Isso significa que não necessariamente o que funciona em uma vai funcionar em todas as outras. É preciso cuidado para selecionar o que é apropriado para cada espaço.

No entanto, também é possível extrair algumas regras gerais que podem ajudar no planejamento da estratégia de marketing de mídias sociais de uma marca. A seguir, então, vamos dar algumas dicas que vão ajudar você nesta tarefa. Confira!

Invista na comunicação visual da sua empresa

Nas redes sociais, há muito conteúdo sendo postado o tempo todo. Isso significa que, para um usuário, é necessário algo especial para que um post chame a atenção. Esse “algo” normalmente aparece em forma de um elemento gráfico.

Por conta disso, a comunicação visual é essencial nas redes sociais. Posts com imagens e emoticons recebem mais interações do que posts com apenas texto.

Assim, para uma empresa, é crucial tirar vantagem desse contexto. Invista em uma estratégia efetiva de comunicação visual para obter bons resultados com o marketing das redes sociais.

Relação entre Inbound Marketing e Redes Sociais

Fonte: Freepik

Estimule o engajamento respondendo comentários

Em espaços como o Facebook ou o Instagram, os usuários podem interagir com um post de diversas formas: Reagindo a ele, fazendo um comentário, compartilhando-o, etc. Todas essas interações são positivas para o sucesso de uma publicação.

Sendo assim, uma estratégia eficiente é estimular o engajamento nos perfis da sua empresa. E você pode fazer isso respondendo a todos os comentários que receber, sempre incentivando o diálogo de maneira agradável. Dessa forma, mais usuários se sentem confortáveis para comentar nos seus posts.

Emojis tornam a publicação mais agradável

Fonte: Freepik

Use as hashtags para aumentar o seu alcance

As hashtags são um recurso das redes sociais para facilitar as buscas dos usuários. Assim, se alguém procura, por exemplo, “marketing digital” no Instagram, vai encontrar postagens com essa hashtag.

Devido a isso, para uma marca, é uma boa ideia incluir hashtags relevantes nas publicações do seu perfil. Mas é importante não exagerar: Encher uma publicação de hashtags que não tem nada a ver com o tópico passa uma má impressão para os usuários. Portanto, use apenas hashtags relevantes e de maneira moderada.

Use o marketing de influenciadores

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Aposte no humor

O humor é um motor para o sucesso na internet, e principalmente nas redes sociais. Para uma empresa, é muito positivo mostrar aos usuários que você pode fazer posts divertidos.

Isso não significa postar algo que não tem nada a ver com a sua marca só porque é engraçado. Ao invés disso, procure focar em posts divertidos que tenham a ver com a sua área de atuação.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para fazer marketing nas redes sociais, a melhor opção é contratar uma agência de marketing digital especializada no assunto. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima escolha. 

E aí, tem interesse? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

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