Se você possui um estabelecimento voltado para serviços estéticos, com certeza já se fez a pergunta: como funciona o marketing digital para salão de beleza? E essa é uma questão importante para se fazer, pois o marketing online pode ser crucial para fazer o seu negócio crescer. Afinal, hoje em dia, empresas de todas as áreas estão investindo nessa ferramenta.
No entanto, nem todas as regras que se aplicam para um setor se aplicam para todos. Ao pensar em fazer um plano de marketing digital, é importante entender o que funciona para o seu tipo de estabelecimento. Por isso, neste artigo, vamos explicar como funciona o marketing digital para salão de beleza. Continue com a leitura para aprender!
Entenda como funciona o marketing digital para salão de beleza
Há muitas formas de fazer marketing digital. Por conta disso, é essencial descobrir qual é a estratégia ideal para a sua empresa. Assim, como é o marketing digital para salões de beleza? Muitas vezes, as ferramentas serão as mesmas utilizadas para promover qualquer profissional, mas o viés de como usá-las será diferente de acordo com o nicho de atuação.
Por isso, antes de começar a traçar um planejamento de marketing digital para seu negócio, recomendamos que estude bem em qual segmento de mercado sua marca está posicionada. Assim, é possível identificar qual é o seu público-alvo.
Com o público-alvo já bem definido, recomendamos que analise bem como este público se comporta na internet, onde achá-lo e quais são as postagens que eles mais engajam. Assim, você pode começar a entender como atingi-los de maneira assertiva no seu marketing digital para salão de beleza.
A análise do seu próprio negócio também é fundamental para entender como a sua marca deve se comunicar e em quais redes sociais mais deve investir. Além disso, essa análise ajuda a identificar quais são os erros e acertos do seu posicionamento.
Com toda a análise feita e montada, você pode começar a traçar estratégias e metas de marketing digital para a sua empresa. A seguir, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você a montar uma estratégia que funcione para o seu negócio. Confira!
Registre-se no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é um recurso do Google que permite que você registre seu estabelecimento na plataforma. Isso é muito positivo, pois aumenta as chances dos usuários encontrarem a sua empresa pelo Google Maps.
Para um salão de beleza, cujos serviços são feitos presencialmente, estar no Google Meu Negócio é uma oportunidade imperdível. Neste recurso, você pode incluir informações como fotos do local ou horários de funcionamento. Tudo isso facilita a tarefa de um possível cliente que possa estar pensando em fazer uma visita ou marcar um horário.
Podemos dizer que esta ferramenta do Google é uma forma de agilizar o trabalho de quem busca algum tipo de serviço e de evitar que as pessoas percam muito tempo na busca pelo serviço mais próximo. Através dessa ferramenta, você pode colocar seu endereço, telefone e outras informações, além de proporcionar que as pessoas avaliem seu serviço e coloquem comentários nele, aumentando a sua relevância.
Dessa forma, não perca a oportunidade de se cadastrar no Google Meu Negócio, isso ajudará a aumentar o engajamento da sua empresa, fará com que as pessoas te achem mais rapidamente e dá a oportunidade de ter mais reconhecimento por meio das avaliações.
Invista no marketing visual
A melhor forma de comunicação na internet é a comunicação visual. E, para um estabelecimento que oferece serviços estéticos, isso pode ser uma grande vantagem para o marketing digital para salão de beleza.
Espaços como as redes sociais são ideias para investir no marketing visual. Nesses sites, você pode disponibilizar imagens de alta qualidade mostrando a excelência dos seus serviços. Para os clientes, é muito útil poder ver essas fotos, principalmente com comparações de antes ou depois (mas atenção: Sempre peça pelo consentimento de um cliente antes de postar fotos dele na sua página).
Defina o seu público-alvo
Toda estratégia de marketing digital se torna mais efetiva se for direcionada para um público específico. Tentar vender para qualquer pessoa torna o seu marketing desfocado e pouco eficiente. Assim, o ideal é escolher um público-alvo.
Para entender quem compõe esse público-alvo, é uma boa ideia criar uma persona de marketing. Uma persona de marketing é um perfil abstrato de um cliente ideal. Ao criá-la, você deve pensar em quem é esse cliente, quais são as suas metas, seus problemas, seus objetivos e sonhos. Fatores como idade, gênero e localização também são cruciais para ajudar na criação de táticas mais direcionadas.
Contrate uma agência de marketing digital
Como o marketing digital para salão de beleza é um assunto complexo e muito amplo, não vale a pena tentar administrar esse setor por conta própria. A tarefa de promover um estabelecimento físico será cumprida de forma muito mais eficaz se deixada nas mãos de especialistas da área. Dessa maneira, você terá uma orientação de pessoas que realmente conhecem o assunto.
Por conta disso, para saber mais sobre marketing digital para salão de beleza, o ideal é contratar uma agência de marketing digital. A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada que oferece diversos serviços que podem ajudar a promover o seu estabelecimento no mundo online.
E aí, tem interesse? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça um orçamento para obter mais informações!