Uma das maiores métricas para o sucesso nas redes sociais é o engajamento. Afinal, sites como o Twitter, o Facebook, o Instagram, o LinkedIn ou o Youtube são, acima de tudo, plataformas para interação, que servem para estimular o contato entre seus usuários. Por isso, se você pretende usar as mídias sociais como veículos de marketing digital, é melhor garantir bons níveis de interação nos perfis da sua marca. Mas como fazer isso? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos citar 5 táticas para aumentar o engajamento nas redes sociais que podem ajudar você com essa questão. Continue lendo para descobrir quais são elas!
Saiba quais são as 5 principais táticas para aumentar o engajamento nas redes sociais
Ao criar uma presença nas mídias sociais para a sua empresa, é preciso que você tenha algumas coisas em mente.
A primeira delas é que o engajamento não vem do nada. Ele precisa ser encorajado e estimulado.
A segunda coisa que você precisa levar em consideração é que às vezes, o engajamento demora para vir. Não existe, afinal, uma fórmula mágica que vai fazer um milhão de seguidores surgirem em um piscar de olhos. Assim, é preciso paciência e foco para ir, aos poucos, construindo bons níveis de engajamento.
Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso. A seguir, então, vamos citar algumas formas de estimular a interação nas redes sociais da sua marca. Confira!
Crie conteúdo para ser compartilhado
A base de qualquer interação que ocorre nas redes sociais é o conteúdo. Por isso, vale a pena investir em uma estratégia de marketing de conteúdo na hora de planejar as postagens dos perfis da sua marca.
Isso significa pensar em tópicos para abordar que sejam relevantes para o seu público-alvo. Encontre a sua audiência e pense no que ela se interessa, e em quais são os seus problemas e questões. Tudo isso serve de base para a criação de conteúdos de qualidade, que as pessoas possam compartilhar e, com isso, aumentar ainda mais o alcance do seu perfil.
Faça perguntas para os seus seguidores
Às vezes, para se sentirem confortáveis para interagir, os seus seguidores podem precisar de perguntas e questionamentos diretos. Procure, então, fazer enquetes regulares, sempre convidando os usuários a opinarem nos comentários em qualquer postagem. Esse tipo de chamada para a ação é muito positivo para o engajamento.
Poste nos horários certos
Existem horários específicos em que há mais atividade nas redes sociais, aumentando o potencial para interações. Você pode descobrir quais são esses horários através de ferramentas como o Facebook Insights, por exemplo, que permite que você veja os momentos de maiores níveis de engajamento em qualquer dia da semana. Também é possível utilizar recursos com o Buffer.
Sempre responda os comentários
A melhor forma de estimular o engajamento nas redes sociais é respondendo os comentários. Dessa maneira, você faz com que os seus seguidores se sintam vistos e mais estimulados a interagir com você e o seu conteúdo.
Contrate uma agência de marketing digital
Uma das táticas para aumentar o engajamento nas redes sociais mais eficazes é terceirizando a administração das mídias sociais da sua marca. Para isso, vale a pena contratar uma agência de marketing digital, que com certeza vai saber o que fazer para aumentar os seus níveis de interação.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A equipe da IMMA é composta por profissionais altamente qualificados e que têm experiência gerenciando as redes sociais de empresas de qualquer porte, em qualquer campo de atuação.Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento!