Como escrever conteúdo atrativo no blog da empresa

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
08/11/2021
Marketing de Conteúdo

Um blog é um ótimo lugar para divulgar sua empresa. É uma ferramenta de marketing digital que deve ser utilizada de forma bem pensada. Por isso, é essencial escrever conteúdo atrativo no blog da empresa, já que isso ajudará a garantir a captação e fidelização de leads.

Muitas empresas descobriram que os blogs são uma parte valiosa de sua estratégia de marketing e estão criando-os cada vez mais. Alguns usam blogs como uma sala de imprensa online, enquanto outros os usam como uma extensão de suas contas de mídia social ou para fins de SEO.

Como escrever conteúdo atrativo no blog da empresa

Existem muitas dicas sobre como escrever conteúdo atrativo no blog da empresa. Alguns deles estão listados abaixo:

  • Concentre-se no que sua empresa trata;

  • Mantenha as postagens do seu blog curtas e concisas;

  • Use o poder dos visuais;

  • Torne a escrita divertida tornando suas postagens coloquiais, pessoais e casuais.

Abaixo, veja mais algumas interessantes e orientações para você conseguir escrever conteúdo atrativo no blog da empresa. Confira abaixo!

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Como escrever conteúdo atrativo no blog da empresa

As diretrizes do blog são importantes para os redatores de conteúdo porque definem as expectativas da empresa. Se você está procurando as diretrizes de postagem do blog de uma empresa, crie uma pesquisa no Google usando o nome ou tipo de conteúdo.

A melhor maneira de encontrar as diretrizes para uma postagem no blog de uma empresa é perguntar à equipe de marketing da empresa ou ao gerente de marketing. Você também pode perguntar se eles compartilham essas diretrizes em seus sites.

Conteúdo relevante para o blog

Fonte: Envato

Se você não conseguir encontrar as diretrizes para postagem no blog da empresa, tente encontrar qualquer conteúdo em seu site e procure um link no rodapé ou no cabeçalho da página onde está escrito “Fale conosco” ou “Diretrizes para postagem no blog”.

Isso deve ajudá-lo a encontrar informações sobre quais tipos de conteúdo se encaixam em cada categoria. Se você ainda não consegue descobrir que tipo de conteúdo pertence a cada categoria, tente pesquisar no Google usando as palavras-chave que são relevantes para o setor de sua empresa.

Quanto tempo você deve gastar planejando um artigo para a marca?

Não existe uma fórmula definida sobre quanto tempo você deve gastar planejando um artigo para a marca. Na verdade, tudo se resume a quanto tempo você acha que pode dedicar ao processo diariamente.

Algumas pessoas podem querer passar mais tempo trabalhando no conteúdo de seus artigos, outras podem querer se concentrar mais na construção de relacionamentos com seu público. Tudo depende da sua preferência e do que funciona melhor para você.

Quanto tempo você deve gastar planejando um artigo para a marca?

Fonte: Freepik

Ou seja, essa é uma pergunta que não tem resposta fácil. Depende do tipo de artigo que você está escrevendo, da marca com a qual está trabalhando e dos prazos.

Por exemplo, um artigo sobre o lançamento de um produto pode levar mais tempo do que um sobre marketing de mídia social. As cinco perguntas a seguir ajudarão a determinar quanto tempo levará para escrever um artigo para sua marca:

  • Qual o objetivo da campanha de marketing da empresa?

  • Qual é o prazo desta campanha?

  • Quanto conteúdo deve ser escrito?

  • Haverá alguma revisão feita após a primeira versão?

  • Quanto tempo leva para escrever um artigo médio?

Como escrever conteúdo relevante para o público-alvo

Fonte: Envato

Quais são alguns erros que podem acontecer ao escrever artigos para a empresa?

É fácil se perder no processo de escrever artigos para a empresa, mas erros podem acontecer quando você não toma cuidado. A seguir estão alguns erros que podem acontecer ao escrever artigos para sua empresa:

Escrever sobre tópicos fora da sua descrição de trabalho

Quando os redatores de conteúdo escrevem fora de sua descrição de trabalho, eles estão essencialmente repetindo o mesmo processo que fariam em seu trabalho. No entanto, nem sempre essa é a maneira mais eficiente de fazer as coisas.

Escreva sobre tópicos que você gosta e conhece bem. Se você não tiver certeza sobre o que deve escrever, dê uma olhada no que é tendência nas mídias sociais ou em seus sites favoritos.

Escrever sobre tópicos fora da sua descrição de trabalho

Fonte: Freepik

Tenha a mente aberta quando se trata de opiniões, mas não exagere com muitos pontos de vista em um texto. Isso torna difícil para as pessoas digerirem seu conteúdo

As pessoas costumam ter dificuldade em escrever sobre tópicos com os quais não estão familiarizadas. É importante saber do que você está falando quando se trata de tópicos fora da descrição de seu trabalho.

Além disso, se a empresa planeja utilizar o conteúdo, é fundamental que quem o escreveu tenha conhecimento e experiência com o tema.

Invista em Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik

O artigo muito longo sem imagens

O comprimento médio de um artigo em um site é de cerca de 1.000 palavras. A duração varia de acordo com o tipo de site e o assunto que cobre.

Um artigo deve ter um equilíbrio entre texto e imagens. Incluir muitas imagens em um texto pode tornar a leitura entediante e desviar a atenção do tópico principal. Muitas imagens também fazem seu artigo parecer confuso, o que pode afetar o SEO.

Entenda onde você está errando na sua estratégia de conteúdo

Fonte: Freepik

Mencionar certas palavras-chave em excesso no artigo

Ao escrever para uma empresa, existem certas palavras-chave que devem ser mencionadas no artigo. No entanto, o uso excessivo dessas palavras-chave pode fazer o artigo parecer que foi escrito por alguém que está tentando promover sua empresa.

O uso de palavras como “nosso” e “o” são erros que podem acontecer ao se escrever para uma empresa. Quando incluídos no início ou no final de um artigo, eles não têm contexto e intimidam as pessoas que os leem.

Esse erro ocorre principalmente com funcionários iniciantes, porque eles não sabem escrever para um público diferente de si mesmos. O primeiro passo deve ser identificar o tom certo a ser usado ao escrever artigos para sua empresa.

Mencionar certas palavras-chave em excesso no artigo

Fonte: Freepik

Assim, ao escrever um artigo para uma empresa, o autor não deve mencionar muito certas palavras-chave. É um erro que pode acontecer ao escrever artigos para a empresa em vez de focar no conteúdo original.

Não é uma boa ideia ter muitas palavras-chave em seu artigo porque isso pode reduzir o interesse dos leitores e eles podem descobrir que você não tem tanto conhecimento quanto parece.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA

A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que está no setor há mais de uma década oferecendo uma variedade de serviços, desde SEO até marketing de mídia social.

Nosso foco principal é a criação de sucesso para seus clientes em uma ampla gama de canais, como gerenciamento de mídia social, campanhas de SEO e web design. Entre em contato e saiba mais!

Veja também