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Como otimizar seus artigos

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Para os blogueiros, SEO pode não ser o tópico mais glamouroso. Afinal, o termo evoca imagens de conteúdos escritos não para os leitores, mas para os motores de busca. Além disso, muita gente ainda acha que SEO é uma parte chata, porém necessária, para promover seu próprio trabalho. Por isso, confira algumas dicas de como otimizar seus artigos.

Como otimizar seus artigos

Fonte: Pixabay.

SEO significa search engine optimization, ou seja, engenharia para motores de busca. O SEO tem evoluído conforme o tempo e mudou muito na última década. E saiba que se o SEO com que você está familiarizado conta com a repetição constante de palavras-chave e títulos otimizados de forma desajeitada, ele está ultrapassado.

Esse não é o padrão de quem escreve para a web atualmente. Agora, o SEO é muito mais sobre a criação de conteúdo relevante e valioso. De nomear e taguear as imagens a estruturar das páginas de forma eficiente, podem ser necessárias somente algumas pequenas mudanças para fazer com que seu blog se torne realmente adaptado para ser encontrado pelos motores de busca.

Mudanças pequenas e simples podem ter um enorme efeito sobre o tráfego de um site. Na verdade, algumas horas de trabalho de SEO em um blog de alto tráfego pode contribuir para aumentar o número de visitas de dezenas para centenas ou milhares de pessoas advindas da busca orgânica.

Seja você um blogueiro profissional ou apenas um curioso sobre o assunto, veja como otimizar seus artigos:

1. Utilize uma plataforma de blog que seja amigável para os mecanismos de busca: uma das decisões mais importantes de um blogueiro é a escolha sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Esta é a plataforma que você usará para criar o blog, adicionando novos conteúdos e estruturando-os para formar um site completo.

Blog

Fonte: Freepik.

Nem todo CMS é igual. Alguns são mais fáceis de usar, enquanto outros são muito melhor otimizados para os motores de busca.

Para a maioria dos blogueiros, o WordPress oferece a melhor combinação de facilidade de uso e design voltado para SEO. O WordPress é tão popular que se estima que quase 27% de todos os sites e blogs ativos atualmente utilizam essa plataforma de gerenciamento. Ou seja, pouco mais de um quarto de toda internet está em WordPress.

2. Otimize a estrutura de links permanentes: isso significa dizer que, antes de começar o trabalho de criação de conteúdo, é importante estruturar o site levando os motores de busca em conta.

Por padrão, o WordPress usa um formato “feio” para links permanentes, com uma identificação específica para cada página ou post feita com números e letras, que não é só uma URL difícil para os usuários se lembrarem, como também é também difícil para os motores de busca entenderem. Por sorte, esse link é editável.

Os motores de busca utilizam a URL de uma página para determinar o seu assunto. Ter um link permanente que utiliza palavras ao invés de códigos ou combinações alfanuméricas ajuda os algoritmos dos motores de busca a entender o tema da página, melhorando sua visibilidade na busca e mantendo uma boa classificação nos rankings.

Marketing de conteúdo

Fonte: Freepik.

Se você acabou de começar um blog, mudar a estrutura de links permanentes deve ser uma das prioridades. É uma tarefa rápida que tem grandes benefícios para o tráfego de busca orgânica a longo prazo.

3. Compreenda o papel de títulos e meta tags: é possível dar a cada post seu próprio título e descrição. Estes campos determinam o conteúdo que o Google e outros motores de busca vão exibir em suas páginas de resultados para cada palavra pesquisada.

Os títulos das páginas são fatores de classificação, o que significa que o Google usa as palavras-chave que você inclui no título para ordenar e classificar o conteúdo. Tente usar sua principal palavra-chave tão perto do início de seu título quanto possível para tornar claro qual é o foco principal do conteúdo.

A meta descrição é a descrição do conteúdo que aparece abaixo do título. O Google não usa a meta descrição como um fator de ranqueamento, mas ainda é importante escrever uma descrição útil e detalhada para incentivar os usuários a clicarem no seu resultado.

Mantenha sua descrição com 160 caracteres para que ela seja exibida na íntegra e concentre-se em resumir o tema principal do seu post nela.

Otimização de conteúdo

Fonte: Freepik.

4. Concentra-se no uso de palavras-chave relevantes: nos primórdios do SEO, o algoritmo do Google analisava a frequência com que uma palavra-chave aparecia no conteúdo e usava isso como um indicador de relevância da página.

Como resultado, as páginas acabavam sendo recheadas de palavras-chave, que nem sempre faziam sentido dentro do texto, no intuito de tornar o site relevante para os mecanismos de busca. Hoje, o algoritmo do Google é inteligente o suficiente para detectar e punir essas práticas.

Em vez de simplesmente olhar para a frequência com que uma palavra-chave aparece no conteúdo, o algoritmo analisa uma variedade de fatores, desde a indexação semântica latente até a qualidade geral de uma peça de conteúdo escrito.

Da perspectiva de um blogueiro, isso significa dizer que não é preciso se concentrar no uso excessivo de palavras-chave no conteúdo. Em vez disso, use-as naturalmente e coloque as principais palavras-chave nos títulos internos que você usa para quebrar o artigo em seções específicas.

SEO para blog

Fonte: Freepik.

O principal é a relevância dos termos, e não sua quantidade. Usar palavras-chave naturalmente ajuda a conquistar leitores ao mesmo tempo em que satisfaz o algoritmo dos motores de busca. O uso em excesso de palavras-chave pode ser considerado black hat, uma prática considerada péssima e punida com o banimento.

5. Otimize as imagens: as imagens podem desempenhar um papel surpreendentemente grande no SEO. Os mecanismos de busca podem chegar ao seu artigo a partir das imagens ou considera-lo mais relevantes devido a otimização das imagens, tendo em vista que ele também leva em consideração o nome do arquivo e as tags alts para compreender melhor o texto.

A otimização de imagens para SEO é simples. Comece dando um nome relevante a cada imagem usada. Por exemplo, se você está postando uma imagem de uma pizza, o nome “pizza.jpg” é muito melhor do que “imagem123.jpg”.

O texto alternativo é o texto que será exibido se a imagem não carregar corretamente. O Google usa esse texto para saber mais sobre assunto de uma imagem. Se você está otimizando para uma determinada palavra-chave, tente usá-la em seu texto alternativo ao descrever a imagem.

Otimizar suas imagens leva apenas alguns minutos e é algo que deve ser feito em todos os posts. Dê a cada imagem um nome relevante e preencha todos os detalhes corretamente para melhorar o SEO e tornar a página mais expressiva para os mecanismos de busca.

Criação de conteúdo otimizado

Fonte: Freepik.

6. Não tenha medo de escrever artigos longos: há uma interessante relação entre o comprimento do conteúdo e rankings de pesquisa. Posts e artigos longos têm aparecido cada vez mais bem posicionados do que os curtos.

Existem algumas razões possíveis para isso:

  • O algoritmo de busca do Google dá mais peso a uma página depois que que ela atinge um determinado comprimento, melhorando suas chances de classificação;
  • Conteúdos longos são mais propensos a serem compartilhados e linkados, melhorando o ranking da página e aumentando sua presença nos resultados das pesquisas;
  • Artigos longos incluem um número maior e variado de palavras-chave, o que contribui para se conseguir uma melhor visibilidade na busca orgânica.

Seja qual for a causa, mais conteúdo tende a classificar melhor na busca orgânica. Se você estiver escrevendo um post destinado a uma palavra-chave competitiva, reveja as páginas concorrentes antes de publicar seu material. Assim você verifica se o post está mais completo e, portanto, com uma possibilidade de se classificar melhor.

7. Escreva primeiro, otimize depois: quando você escreve com o SEO em mente, é fácil deixar palavras-chave escorregarem por todo o conteúdo, resultando em uma peça que repleta de informações úteis, mas bem estranha de ler.

Otimização

Fonte: Freepik.

Em vez de escrever com as palavras-chave em mente, escreva seu texto naturalmente e otimize depois de terminar. Ao concluir um post, revise e otimize usando o conteúdo que você já escreveu ao invés de simplesmente escrever pensando no SEO.

Concentre-se em criar o melhor conteúdo possível para seus leitores em primeiro lugar e deixe os motores de busca em segundo plano. Afinal, os algoritmos estão sendo programados para se comportar como leitores reais, portanto, priorize uma boa experiência para os usuários quando for otimizar seus artigos.

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