5 erros que diminuem as chances de conversão de uma landing page

Landing pages são uma parte central de toda estratégia de marketing. Quando os visitantes chegam a sua página, você só tem alguns segundos para chamar sua atenção e gerar conversões. Mas existem alguns equívocos comuns que podem fazer com que as pessoas simplesmente ignorem sua marca. Confira 5 erros que diminuem as chances de conversão de uma landing page.

5 erros que diminuem as chances de conversão de uma landing page

Fonte: Freepik.

Embora seja bastante fácil criar landing pages, pois não é necessário nem sem saber programar, conseguir converter ainda pode ser uma batalha dura para a maioria dos comerciantes. É por isso que vale a pena estar ciente do que torna uma landing page eficiente e como evitar erros que a tornam pouco atrativa.

Existem muitas razões pelas quais os visitantes do seu site podem decidir não comprar seus produtos ou não preencher seus formulários, mas é importante ter certeza de que não é por causa das landing pages.

Veja 5 erros que diminuem as chances de conversão de uma landing page para poder evitá-los sempre.

1. Formulários longos e complicados: na maioria das vezes, quando alguém chega a sua landing page, ela está apenas no estágio de conscientização da jornada de compra. Isso significa que essas pessoas estão começando a compreender que há um problema ou desafio e que elas precisam de sua ajuda para resolver.

Nesta fase, o usuário provavelmente tem pouco conhecimento de sua marca ou oferta. Ele está apenas buscando informações e respostas e este pode ser o melhor momento para oferecer um material educativo, como um e-book gratuito ou o download de um vídeo com um passo a passo. Mas se você pedir ao usuário que ele preencha um formulário longo e complicado é provável que ele logo desista por conta desse e outros erros que diminuem as chances de conversão.

Criação de site

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Mesmo que você esteja oferecendo o melhor e-book da internet, ninguém vai ter interesse em acessá-lo se você pedir que o usuário complete uma pesquisa que solicita informações detalhadas sobre tudo. Nesta fase inicial da relação do consumidor com a marca, você ainda não ganhou o direito de ser muito curioso.

Lembre-se que um visitante novo é, automaticamente, protetor em relação a suas informações pessoais. Além disso, neste momento, tudo o que você realmente precisa saber dele é seu nome e endereço de e-mail. Se você integrar um formulário pop-up na sua landing page, assegure-se de apenas solicitar esses detalhes.

Apenas essas informações geram muitas outras oportunidades para continuar a conversar e nutrir o relacionamento. Por isso, comece pequeno: construir um relacionamento leva tempo, tanto na vida real como no mundo digital.

2. Linguagem petulante: é claro que uma landing page deve ter textos persuasivos. Mas esta persuasão não deve ser centrada em dizer o quanto sua marca é incrível ou como sua oferta é maravilhosa. Você deve falar da sua empresa e dos seus produtos com naturalidade e explicar como tudo isso pode beneficiar seus clientes, construindo o texto da forma mais sutil possível.

Landing page

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Não há vergonha em ser confiante, mas isso não significa que você deve usar todos os superlativos ou ter uma linguagem petulante. Use linguagem clara e concisa, especialmente na chamada para ação, para ressoar junto ao público. Usar muitos adjetivos ou proposições muitas vezes demonstra um alto nível de insegurança e arrogância, tudo o que você não deseja projetar no público.

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3. Chamadas para ação genéricas: não é incomum encontrar botões de chamadas para ação em landing pages que simplesmente convidam o usuário a clicar, enviar ou fazer download. Parece um detalhe pequeno, mas as palavras que você escolhe realmente podem afetar a resposta do usuário. Quando você usa uma chamada genérica, os usuários não criam nenhuma uma expectativa de valor por conta desses erros que diminuem as chances de conversão.

Já quando você usa uma linguagem específica, por outro lado, os usuários criam uma expectativa do que virá em seguida e isso é uma parte vital do relacionamento do consumidor com a marca. Ser muito vago pode fazer sua marca passar despercebida. Por isso, corrija este erro sendo mais específico em suas chamadas para ação.

4. Falta de contexto: para criar uma landing page sólida e bem otimizada, você deve considerar como o usuário chega a ela. Ele clica numa publicação de mídia social? Ou chegar através dos esforços de pesquisa orgânica? Talvez ele tenha sido tentado por um anúncio pay-per-click? Compreender a fonte permite dizer em qual estágio da jornada de compra a pessoa está e sua familiaridade com a marca.

Criação de sites

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Se você estiver usando uma landing page que se classifica bem para uma palavra-chave popular, a maioria do seu tráfego provavelmente será do Google ou de outro motor de busca. Assim, você pode intuir que os usuários estão buscando respostas para um problema, não estando familiarizado com sua marca. Saber isso significa que você pode criar uma oferta relevante para essas pessoas.

Um dos maiores erros que as marcas fazem é preencher uma landing page com anúncios pagos que oferecem a oportunidade de obter uma cotação ou pedir uma demonstração. Basta uma olhada rápida na taxa de rejeição para saber que esta estratégia está matando suas possibilidades de conversão. Este tipo de página costuma ser muito agressiva para a maioria dos usuários.

Ter uma variedade de landing pages que consideram o contexto e a jornada de compra ajuda na qualidade geral de suas conversões.

5. Design equivocado: se você quer evitar erros que diminuem as chances de conversão você sempre deve ter em mente algo que esteja centrado na conversão. Suas páginas devem ser pensadas para fazer os usuários tomarem uma ação específica e, muitas vezes, isso significa que a simplicidade no design e a facilidade de navegação devem ser uma prioridade.

Conversão no site

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Quando um usuário chega a sua página, ele passa os olhos no texto porque, num contexto digital, a leitura está se tornando extinta. Ele precisa saber imediatamente qual é a oferta e por que isso é importante. A maioria das pessoas não vão ler textos enormes e complicados, vão ignorar o site se as cores forem estranhas e vão julgar o conteúdo pelo que estiver em destaque.

Quanto mais fácil você tornar as coisas para seus visitantes, melhor será a experiência do usuário e mais provável será eles tomarem alguma das ações sugeridas. No design das suas landing pages, permaneça fiel à sua marca, mas não esqueça que elas devem ser bonitas e atrativas. O excesso de elementos de design pode ser um problema, por isso, pense bem no uso de imagens e sua combinação com os textos.

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Aproveite que você conhece esses erros que diminuem as chances de conversão e comece a evitá-los.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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