Entenda o processo do Inbound Marketing e o gatilho de captação

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/04/2021
Inbound Marketing

É muito importante que se entenda o processo do Inbound Marketing. Isso porque, o termo Inbound Marketing é muito citado em discussões a respeito do marketing digital por muitos motivos. O principal deles é a efetividade desse tipo de abordagem no contexto do mundo online.

Mas como funciona o processo dessa estratégia de marketing? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber para entender como é o processo do Inbound Marketing. Continue com a leitura para aprender!

Entenda o processo do Inbound Marketing e o gatilho de captação

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Entenda o processo do Inbound Marketing com esse artigo

Para entender como funciona o processo do Inbound Marketing, é preciso, antes, saber qual é o significado desse termo. Inbound Marketing é uma expressão em inglês que significa marketing de atração.

O conceito engloba uma abordagem específica de marketing, que difere da tradicional. Isso porque, no marketing de atração, ao invés de abordar o cliente diretamente, a ideia é atraí-lo até a marca através de uma série de táticas cuidadosamente pensadas.

Ou seja, o Inbound Marketing é uma nova forma de captar novos clientes por meio de conteúdos e ferramentas diferentes. Antigamente, por exemplo, o marketing era bem direto e englobava todas as pessoas que tinham acesso ao conteúdo. Ou seja, eram estratégias bem amplas, sem direcionamento, o que atrapalhava seus resultados.

Entendendo mais sobre leads

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Isso porque, os conteúdos eram feitos para todos, o que não prendia a atenção de muitas pessoas, já que elas não se encaixavam no conceito de público-alvo daquela empresa. Com isso, surgiu essa nova filosofia que pensa no direcionamento de conteúdo como uma nova fórmula mais eficaz de captação de leads.

A partir dessa ideia, surge o Inbound Marketing, como uma série de estratégias de comunicação que fazem uso de conteúdos relevantes e direcionados para atrair a atenção do público, o que permite que não seja feito um marketing agressivo que convoque o público, mas sim gatilhos mentais que criam uma espécie de desejo do cliente com aquela empresa.

Podemos pensar em uma isca jogada ao mar. Essa é a ideia de criar esse conteúdos direcionados. No entanto, para que a estratégia dê certo, é preciso que haja um grande estudo sobre o público-alvo com o objetivo de entendê-lo e destacar quais tipos de conteúdos são mais relevantes.

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Com isso, é possível criar estratégias de abordar esse conteúdo em diversas plataformas e formatos, seja blog, rede social ou até mesmo em anúncio. Assim, você faz conteúdos que chamam a atenção do público por meio de gatilhos que fazem com que o cliente se veja interessado, captando leads de uma forma bem orgânica e mais assertiva.

Já que falamos em gatilho, é importante citar um conceito bem interessante quando falamos em Inbound Marketing e captação de leads: Gatilhos de Escassez. Este é um termo muito trabalhado e explicado pelo Érico Rocha, um dos nomes mais conhecidos do empreendedorismo e marketing brasileiro.

Dicas de captação de leads

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De acordo com ele, os Gatilhos de Escassez podem ser consideradas palavras que fazem com que determinado público passe a prestar mais atenção para a sua mensagem e se sinta necessitado e com desejo na sua empresa. Com isso, esse gatilho é capaz de amplificar o valor dado ao seu produto ou serviço e, consequentemente, faz com que ele seja mais desejado pelo lead.

Bem, agora que demos uma breve introdução sobre o conceito de Inbound Marketing, entenda mais sobre como ele funciona na prática! A seguir, vamos explicar, etapa por etapa, como é o processo de usar esse tipo de estratégia. Confira!

Tudo começa com o planejamento

O marketing de atração, como qualquer outra ferramenta de marketing digital, precisa ser usado com cuidado. Somente dessa maneira ele pode produzir resultados positivos para a marca em questão.

Sendo assim, tudo começa com a pesquisa e o planejamento da empresa. É preciso decidir, nesse momento, qual é o objetivo da estratégia de Inbound Marketing que será formulada.

É também nessa etapa que se torna importante conhecer o público-alvo da empresa. O público-alvo é a audiência que uma marca busca atingir com suas iniciativas de marketing. Em outras palavras, é necessário saber para quem você está vendendo. No Inbound Marketing, isso é vital para que você entenda o que será preciso para atrair esse tipo de pessoa.

Gatilho de escassez

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Selecionar as ferramentas básicas

O Inbound Marketing é feito com uma série de ferramentas de marketing online que atraem a atenção dos usuários para uma marca. Como exemplos, podemos citar o marketing de conteúdo, o site da empresa e as redes sociais.

Ao criar um plano de Inbound Marketing, é necessário escolher que ferramentas usar. Neste momento, as bases para a estratégia começam a se criar: O site da empresa é criado, por exemplo, bem como os perfis nas mídias sociais. É com esses recursos que o marketing da atração pode funcionar.

Gatilhos de marketing digital

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Entender os diferentes tipos de lead

O Inbound Marketing busca usuários que se tornam leads, ou seja, pessoas que mostram algum interesse pelos produtos ou serviços da marca. Um lead, posteriormente, pode ser convertido em um cliente.

Essa jornada de conversão, no entanto, não ocorre de forma imediata. Assim, um dos segredos do processo do Inbound Marketing é criar estratégias que funcionem para diferentes tipos de lead.

Desse modo, você deve criar alguns conteúdos para leads que ainda estão descobrindo a empresa e outros para leads que estão prontos para fazer a primeira compra. Isso permite que o marketing de atração gere a fidelização de clientes para a marca.

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Agora que você já sabe como funciona o processo do Inbound Marketing, é hora de colocar esse conhecimento em prática. E, para isso, o ideal é contar com ajuda especializada. Portanto, uma agência de marketing digital pode ser muito útil.

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