Como criar conteúdo para e-mail marketing? Se você tem interesse nessa estratégia de marketing digital, essa é uma questão que definitivamente deve ter lhe ocorrido. Afinal de contas, como preencher o seu e-mail marketing? O que o cliente gostaria de receber? O que faria o usuário ler o e-mail ao invés de imediatamente deletá-lo como spam? São muitas dúvidas que podem ocorrer. Por isso, preparamos esse artigo para você aprender, de uma vez por todas, como criar conteúdo para e-mail marketing.
O que é e-mail marketing
O primeiro passo para compreender como criar conteúdo para um formato de publicidade é entender o formato em si. Por isso, devemos explicar o que é um e-mail marketing e como ele funciona.
Essa questão é bem mais simples do que parece. O e-mail marketing, como o próprio nome já diz, é um e-mail voltado para um plano de marketing da sua empresa. Esse e-mail é disparado para clientes em potencial, os chamados “leads“. Normalmente, ele funciona como parte de uma campanha de múltiplos e-mails.
Como criar conteúdo para e-mail marketing
Diante de tudo isso, podemos partir para o passo seguinte, a criação do conteúdo para e-mail marketing. Como garantir que o seu e-mail marketing possa atrair o seu cliente? Vejamos algumas maneiras para realizar essa tarefa.
Revise seu texto várias vezes
O conteúdo para e-mail marketing, assim como qualquer conteúdo, deve ser bem redigido. Por isso, ao escrever o seu e-mail, fique atento às regras de ortografia e gramática. Isso porque, se um usuário estiver lendo seu texto e encontrar erros de digitação ou concordância, ele pode vir a ter uma opinião negativa da imagem da sua empresa. Destrói-se, assim, qualquer fascinação que o e-mail poderia despertar num cliente em potencial.
Por conta disso, procure sempre reler e revisar todo o texto do seu e-mail marketing antes de dispará-lo. Uma boa ideia para evitar erros é apostar em ferramentas de correção de texto.
Seu conteúdo deve ser relevante
Nunca perca o tempo do usuário enchendo linguiça. Na hora de produzir qualquer tipo de conteúdo digital, é preciso trazer informações que de fato despertem o interesse do cliente. Desse modo, a pessoa passa a confiar na sua empresa, vendo-a como uma autoridade no assunto abordado.
No caso do e-mail marketing, você vai estar transmitindo informação sobre um produto ou serviço específico. Por isso, disponibilize essas informações de forma didática e útil, dando prioridade ao que for importante para o cliente saber (como preços, por exemplo).
Faça uma pesquisa de mercado
Para qualquer tática de marketing, é preciso antes conhecer o público-alvo da sua empresa. Então, antes de começar a fazer o seu e-mail, planeje antes qual é o seu objetivo com essa campanha e que clientes você quer atingir. É importante saber dados como a idade ou a localização dos seus clientes, pois isso pode influenciar a linguagem que você for usar no seu e-mail. Um público mais jovem, por exemplo, pede uma linguagem mais coloquial, divertida, usando memes ou gírias. Já um público mais velho não é tão receptivo a isso. Assim, pesquise e planeje para descobrir qual é o melhor estilo para você.
Aprenda como criar conteúdo para e-mail marketing contratando profissionais especializados
Criar conteúdo para e-mail marketing é uma tarefa muito mais fácil quando deixada nas mãos de uma agência especializada. A Agência IMMA é uma agência voltada para o marketing digital. Nós oferecemos os serviços de marketing de conteúdo e e-mail marketing, entre outros, contando com uma equipe qualificada e preparada para ajudar o seu negócio a crescer e criar uma presença online. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!