Entenda como gerar leads com um blog

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/04/2021
Marketing de Conteúdo | Marketing Digital

Para ter sucesso no marketing de conteúdo, é importante que você entenda como gerar leads com um blog. Como gerar leads com um blog? Se você é uma pessoa que aposta nesse tipo de estratégia de marketing de conteúdo, essa pergunta é essencial. Afinal, a geração de leads é fundamental para o crescimento de uma marca na internet.

E é para esse objetivo que um blog tem que funcionar. Mas como colocar essa tática em prática? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos dar algumas dicas para ajudar com a geração de leads do blog da sua empresa. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda como gerar leads com um blog

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Entenda como gerar leads com um blog com essas dicas

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é gerar um lead. Um lead é um usuário que mostra algum interesse no produto ou serviço que uma marca oferece. Para o marketing digital, é essencial a geração de leads, pois esses leads são, posteriormente, convertidos em clientes para a marca.

Sendo assim, o processo de geração de leads pode ser definido como a tentativa de captar mais usuários interessados na empresa através do marketing online. Um lead é gerado quando um usuário tem um interesse inicial que pode ser nutrido e transformado em lealdade para com a marca.

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Mas onde o blog entra nessa questão? Um blog de empresa é uma ferramenta de marketing de conteúdo muito eficiente e popular, mas será que ele pode realmente ajudar a gerar leads?

A resposta é um sonoro “sim”. Um blog pode ser um ótimo recurso para gerar leads. A seguir, então, vamos apresentar algumas formas de fazer isso com esse canal. Confira!

Use banners para atrair o usuário

Em um post de blog, é possível apostar em um estilo de design que inclua um ou dois banners. No caso da geração de leads, estes banners podem ajudar se forem usados para orientar o usuário a fazer algo que gere um vínculo com a marca.

No entanto, essa estratégia precisa ser usada com cuidado e com muito conhecimento de comunicação visual. Isso porque o excesso de banners, ou seu mau posicionamento, pode poluir visualmente a página, criando uma experiência desagradável para o usuário. Assim, o uso desse recurso deve ser moderado e sempre prezando um design simples e direto.

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Inclua uma CTA em todos os posts

Todo post do blog de uma marca deve ter uma CTA, ou call to action. O termo significa chamada para a ação em inglês e se refere a uma instrução que é dada ao usuário para dar prosseguimento à relação dele com a empresa.

Normalmente uma CTA é curta e clara, deixando explícita o que deve ser feito. Em um post de blog, para gerar leads, essa call to action deve levar o usuário a outro tipo de conteúdo feito pela empresa. Um bom exemplo é um e-book com um tema similar ao assunto da postagem.

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Use links internos

A geração de leads nada mais é do que o princípio de um relacionamento entre usuário e marca. Assim, um blog deve estimular esse relacionamento.

Isso pode ser feito através da inclusão de links internos inseridos organicamente em um post. Dessa maneira, o usuário começa lendo um post e pode visitar também outras áreas do site, passando mais tempo nele e talvez consumindo outros conteúdos.

Os números não param por aí

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Por que investir em um blog?

Por mais que seja extremamente importante ter um blog ativo, muitas pessoas não entendem os motivos para investir no uso de blog e criação de conteúdos internos. Isso porque, o avanço tecnológico permitiu que novas formas de se comunicar surgissem.

Com isso, se no início da Internet era comum que os sites tivessem seu próprio blog, muitas pessoas preferiram migrar a sua criação de conteúdo para outras plataformas, como, por exemplo, as redes sociais. Logo, por consequência, o blog começou a entrar em desuso por essas marcas, mesmo ainda tendo espaço em qualquer planejamento de marketing.

É importante a gente destacar que o blog é fundamental para manter um site ativo, sendo mais uma maneira de criar conteúdos que sejam relevantes ao público-alvo. Assim, você pode criar conteúdos simples e rápidos para as redes sociais, mas no blog você tem a oportunidade de aprofundar ainda mais esses conteúdos.

Além disso, o blog é uma ferramenta fundamental para posicionar a sua página no Google. Isso porque, quanto mais conteúdos relevantes você escrever sobre a sua empresa ou sobre o segmento, mais o Google entenderá que você é uma espécie de referência no assunto.

Logo, é possível criar conteúdos e utilizar as palavras-chave relacionadas ao seu segmento para posicionar melhor sua página quando essas palavras forem buscadas no Google. É importante deixar claro que um dos primeiros contatos que uma pessoa tem com uma empresa é por meio do Google. Assim, estar bem posicionado ajuda a atrair e captar esse lead.

Ter um fluxo constante de criação de conteúdo

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Até porque, cá entre nós, ninguém vai além da primeira página do Google para procurar algo. Na verdade, julga-se que as marcas melhor posicionadas têm mais relevância do que as que não estão tão bem assim. Por isso, o blog ajuda até mesmo na relevância da marca no mercado, sendo uma oportunidade de uma empresa pequena se destacar das demais.

Por isso, não perca a oportunidade de se destacar e se posicionar bem no Google, invista em conteúdos relevantes para o seu blog e veja o seu posicionamento no Google melhorar de uma forma exponencial. A melhor forma de conseguir fazer esta estratégia dar certo é com a ajuda de uma agência especializada no assunto.

Neste caso, a gente recomenda a agência por ter ferramentas e profissionais capacitados para criar temas, artigos e otimizar tudo da maneira correta para o bom aproveitamento do seu planejamento de comunicação e de captação de leads com o seu blog.

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Contrate uma agência de marketing digital

Para saber como gerar leads com um blog, o ideal é contar com ajuda especializada. Uma agência de marketing digital, portanto, pode fazer toda a diferença. E a Agência IMMA é uma ótima opção. E aí, tem interesse? Então entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para obter mais informações!

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