Para ter sucesso no marketing de conteúdo, é importante que você entenda como gerar leads com um blog. Como gerar leads com um blog? Se você é uma pessoa que aposta nesse tipo de estratégia de marketing de conteúdo, essa pergunta é essencial. Afinal, a geração de leads é fundamental para o crescimento de uma marca na internet.
E é para esse objetivo que um blog tem que funcionar. Mas como colocar essa tática em prática? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos dar algumas dicas para ajudar com a geração de leads do blog da sua empresa. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
Entenda como gerar leads com um blog com essas dicas
Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é gerar um lead. Um lead é um usuário que mostra algum interesse no produto ou serviço que uma marca oferece. Para o marketing digital, é essencial a geração de leads, pois esses leads são, posteriormente, convertidos em clientes para a marca.
Sendo assim, o processo de geração de leads pode ser definido como a tentativa de captar mais usuários interessados na empresa através do marketing online. Um lead é gerado quando um usuário tem um interesse inicial que pode ser nutrido e transformado em lealdade para com a marca.
Mas onde o blog entra nessa questão? Um blog de empresa é uma ferramenta de marketing de conteúdo muito eficiente e popular, mas será que ele pode realmente ajudar a gerar leads?
A resposta é um sonoro “sim”. Um blog pode ser um ótimo recurso para gerar leads. A seguir, então, vamos apresentar algumas formas de fazer isso com esse canal. Confira!
Use banners para atrair o usuário
Em um post de blog, é possível apostar em um estilo de design que inclua um ou dois banners. No caso da geração de leads, estes banners podem ajudar se forem usados para orientar o usuário a fazer algo que gere um vínculo com a marca.
No entanto, essa estratégia precisa ser usada com cuidado e com muito conhecimento de comunicação visual. Isso porque o excesso de banners, ou seu mau posicionamento, pode poluir visualmente a página, criando uma experiência desagradável para o usuário. Assim, o uso desse recurso deve ser moderado e sempre prezando um design simples e direto.
Inclua uma CTA em todos os posts
Todo post do blog de uma marca deve ter uma CTA, ou call to action. O termo significa chamada para a ação em inglês e se refere a uma instrução que é dada ao usuário para dar prosseguimento à relação dele com a empresa.
Normalmente uma CTA é curta e clara, deixando explícita o que deve ser feito. Em um post de blog, para gerar leads, essa call to action deve levar o usuário a outro tipo de conteúdo feito pela empresa. Um bom exemplo é um e-book com um tema similar ao assunto da postagem.
Use links internos
A geração de leads nada mais é do que o princípio de um relacionamento entre usuário e marca. Assim, um blog deve estimular esse relacionamento.
Isso pode ser feito através da inclusão de links internos inseridos organicamente em um post. Dessa maneira, o usuário começa lendo um post e pode visitar também outras áreas do site, passando mais tempo nele e talvez consumindo outros conteúdos.
Por que investir em um blog?
Por mais que seja extremamente importante ter um blog ativo, muitas pessoas não entendem os motivos para investir no uso de blog e criação de conteúdos internos. Isso porque, o avanço tecnológico permitiu que novas formas de se comunicar surgissem.
Com isso, se no início da Internet era comum que os sites tivessem seu próprio blog, muitas pessoas preferiram migrar a sua criação de conteúdo para outras plataformas, como, por exemplo, as redes sociais. Logo, por consequência, o blog começou a entrar em desuso por essas marcas, mesmo ainda tendo espaço em qualquer planejamento de marketing.
É importante a gente destacar que o blog é fundamental para manter um site ativo, sendo mais uma maneira de criar conteúdos que sejam relevantes ao público-alvo. Assim, você pode criar conteúdos simples e rápidos para as redes sociais, mas no blog você tem a oportunidade de aprofundar ainda mais esses conteúdos.
Além disso, o blog é uma ferramenta fundamental para posicionar a sua página no Google. Isso porque, quanto mais conteúdos relevantes você escrever sobre a sua empresa ou sobre o segmento, mais o Google entenderá que você é uma espécie de referência no assunto.
Logo, é possível criar conteúdos e utilizar as palavras-chave relacionadas ao seu segmento para posicionar melhor sua página quando essas palavras forem buscadas no Google. É importante deixar claro que um dos primeiros contatos que uma pessoa tem com uma empresa é por meio do Google. Assim, estar bem posicionado ajuda a atrair e captar esse lead.
Até porque, cá entre nós, ninguém vai além da primeira página do Google para procurar algo. Na verdade, julga-se que as marcas melhor posicionadas têm mais relevância do que as que não estão tão bem assim. Por isso, o blog ajuda até mesmo na relevância da marca no mercado, sendo uma oportunidade de uma empresa pequena se destacar das demais.
Por isso, não perca a oportunidade de se destacar e se posicionar bem no Google, invista em conteúdos relevantes para o seu blog e veja o seu posicionamento no Google melhorar de uma forma exponencial. A melhor forma de conseguir fazer esta estratégia dar certo é com a ajuda de uma agência especializada no assunto.
Neste caso, a gente recomenda a agência por ter ferramentas e profissionais capacitados para criar temas, artigos e otimizar tudo da maneira correta para o bom aproveitamento do seu planejamento de comunicação e de captação de leads com o seu blog.
Contrate uma agência de marketing digital
Para saber como gerar leads com um blog, o ideal é contar com ajuda especializada. Uma agência de marketing digital, portanto, pode fazer toda a diferença. E a Agência IMMA é uma ótima opção. E aí, tem interesse? Então entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para obter mais informações!