O mundo do marketing digital é vasto e complexo. Para um iniciante, então, a possibilidade de ingressar neste universo pode parecer bem intimidador. Há todo um glossário de termos para se aprender: palavras-chave, SEO, pay per click, leads, funil de vendas… No entanto, se você é principiante em marketing digital, é crucial focar primeiro nos termos mais básicos, sem os quais é mais difícil dar início ao seu planejamento. E é aí que surge a pergunta: Qual é a diferença entre inbound marketing e outbound marketing?
Esses dois conceitos são, com frequência, mencionados em conjunto e, superficialmente, eles parecem similares. No entanto, os contrastes entre Inbound Marketing e Outbound Marketing são imensos, e compreendê-los é fundamental para usar essas estratégias de maneira certa. Por isso, neste artigo, vamos ajudar você a descobrir qual é a diferença entre esses termos. Continue com a leitura para aprender!
Entenda qual é a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing
O termo Outbound Marketing é, com frequência, confundido com marketing tradicional. Isso ocorre porque a abordagem preferida pelo Outbound Marketing é a abordagem que associamos a uma visão estereotipada do marketing.
O melhor exemplo que podemos citar é um comercial de televisão. Um comercial aparece quando uma pessoa está assistindo televisão por conta do resto da programação. Mesmo assim, ele surge em meio aos programas e tenta vender alguma coisa para o espectador. O comercial normalmente faz isso de forma bastante direta, citando argumentos e dados que podem levar a pessoa que está assistindo à compra.
Sendo assim, é possível observar que o Outbound Marketing é uma forma de prospecção ativa de clientes. Nessa modalidade, a empresa vai diretamente ao consumidor e tenta vender um produto ou um serviço. É uma abordagem direta, interruptiva e incisiva.
Já o Inbound Marketing, por sua vez, segue uma lógica bem diferente. Também conhecido como marketing da atração, essa modalidade de publicidade pode ser exemplificada com um post de blog. Isso porque um post em um blog de uma empresa segue uma abordagem mais indireta do marketing. O usuário encontra o post através de buscas em alguma plataforma, como o Google, e clica nele pois o assunto em questão desperta o seu interesse. Em outras palavras: o usuário vai até a postagem e não o contrário.
Fica claro, então, que há uma grande diferença entre a modalidade de marketing que produz um comercial de televisão e a modalidade de marketing que produz um post de blog de empresa. No Inbound Marketing, o marketing de conteúdo é usado para produzir uma espécie de “isca” que estabelece uma conexão entre a marca e o público.
No entanto, o conteúdo em si busca ser informativo e útil, e normalmente não tenta vender produtos ou serviços diretamente. A ideia é que descobrir o conteúdo faça com que o usuário queira saber mais sobre a empresa, o que, eventualmente, culmina na transação comercial.
Isso tudo está inserido na ideia de captação de leads. Para isso, é necessário que a empresa faça uma análise completa da sua colocação no segmento de atuação. Dessa forma, é possível se aprofundar a respeito dos consumidores inseridos neste nicho. Com isso, você consegue traçar uma estratégia de comunicação e criação de conteúdo.
A partir dessa análise completa do seu segmento e das pessoas inseridas no seu nicho, você consegue entender quais são os conteúdos relevantes para este grupo e entender quais são suas necessidades e desejos.
Além disso, o Inbound Marketing requer a produção de conteúdos ricos em apuração, dados e informações. Com isso, é possível fazer com que sua marca se torne referência no seu segmento de mercado e consiga concorrer diretamente com empresas com mais tempo no ramo.
Isso porque a produção de conteúdo direcionada dá a oportunidade de o público consumir conteúdos que eles necessitam. A partir do momento em que a sua empresa oferece esses conteúdos extremamente relevantes para o público, as chances de torná-los consumidores da sua marca é ainda maior.
O Inbound Marketing também abre espaço para trabalhos de fidelização dos clientes. Isso porque esta modalidade pode abrir portas para novos leads interagirem e engajarem com a sua marca. A partir dessa captação, é possível traçar estratégias de fidelização a partir da criação de uma comunidade entre os consumidores da marca. Este não é um trabalho realizado pelo planejamento de atração, mas é o Inbound Marketing que é responsável por abrir as portas para novas oportunidades de fidelização.
No entanto, o trabalho de captação só trará resultados se sua empresa tiver um site, ou rede social, bem atrativa aos olhos do público e sem erros no site. Isso porque, os conteúdos direcionados não são suficientes se, ao clicar no conteúdo, o material apresentado não for bem harmonioso. Com isso, a taxa de rejeição tende a subir e o trabalho de captação vai por água abaixo e seu planejamento de marketing não será bem objetivo.
Para isso, usando o blog como exemplo, torna-se necessário investir no uso de conteúdos visuais no meio dos textos para que os mesmos não pareçam cansativos de ler. Com isso, você pode fazer uso de imagens, infográficos, newsletter e banners promocionais.
Crie uma estratégia de marketing digital com a ajuda de uma empresa especializada
Agora que você já sabe qual é a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing, é hora de dar o próximo passo na sua jornada de aprendizado e começar a criar uma estratégia de marketing online para a sua marca.
Por isso, conte com a ajuda de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma agência de marketing especializada em Inbound Marketing e produção de conteúdo direcionado e pode ser uma ótima opção para ajudar na criação de um plano de marketing online para a sua empresa.
E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para o seu negócio! Não perca essa oportunidade de fazer sua marca crescer, invista na captação de leads e em conteúdos bem montados!