3 dicas para gerar mais engajamento nas redes sociais da sua marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/06/2020
Gestão de Mídias Sociais

De acordo com uma coleta de dados realizada pelo Social Media Examiner em 2020 com mais de 5.200 profissionais de marketing, uma das principais questões que atormenta esse grupo é: Como gerar mais engajamento nas mídias sociais de uma empresa? E há muitos motivos para isso, afinal, os níveis de engajamento e interação são cruciais para medir o sucesso de qualquer página em espaços como o Facebook, o Twitter, o Instagram ou o Youtube. Sendo assim, é sempre importante melhorar esses números para o seu plano de marketing digital. Por isso, neste artigo, vamos apresentar as 3 principais dicas para gerar mais engajamento nas redes sociais da sua marca. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

3 dicas para gerar mais engajamento nas redes sociais da sua marca

Fonte: Freepik.

Conheça as 3 principais dicas para gerar mais engajamento nas redes sociais da sua marca

A primeira coisa que você precisa saber sobre gerar mais engajamento nas mídias sociais da sua marca é que esse é um processo que leva tempo, e que não pode ser conquistado com uma ou duas ações pontuais. Afinal, a interação da parte dos usuários deve ser estimulada a longo prazo para que ela realmente aumente em níveis significativos.

Mas como fazer isso? Felizmente, existem muitas maneiras de incentivar os seus seguidores nas redes sociais a interagirem mais com o seu perfil. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Poste com regularidade, mas sem exagerar

Para fazer com que mais usuários interajam com a sua página, você precisa mantê-la ativa. E, para isso, é necessário estabelecer uma frequência regular de postagens.

Isso não significa que você precisa postar todos os dias, ou mais de uma vez por dia. Na verdade, é preciso ter cuidado para não exagerar: Se você postar demais, o seu conteúdo vai consumir toda a linha do tempo dos seus seguidores, o que pode ser muito frustrante para os usuários, que podem decidir parar de seguir a sua página por isso.

Poste com regularidade, mas sem exagerar

Fonte: Freepik.

Desse modo, procure buscar o equilíbrio, definindo uma agenda semanal de postagens que não inunde os seus seguidores em conteúdo. Duas ou três vezes por semana, por exemplo, é uma boa frequência para postar nas redes sociais da sua marca.

Crie conteúdo que seja compartilhável

Se o perfil da sua marca posta apenas coisas relacionadas aos seus produtos ou serviços, as suas interações com os usuários vão ser muito limitadas. Assim, ao invés disso, invista na produção de conteúdo sobre assuntos que interessem o seu público. Isso aumenta as chances de você fazer um post que os seus seguidores queiram compartilhar nas suas próprias páginas.

Esse compartilhamento é muito positivo para os seus níveis de engajamento. Por isso, faça postagens com conteúdo informativo e relevante. Infográficos, por exemplo, fazem muito sucesso em diversas plataformas, sendo, portanto, uma aposta muito promissora.

Use todos os recursos que cada plataforma oferece

Cada rede social tem um conjunto de recursos próprios para facilitar a comunicação com os seus seguidores. Os stories, por exemplo, são ferramentas oferecidas pelo Instagram, o Facebook e até o Twitter (com o nome de “fleets”) que são muito úteis para compartilhar um conteúdo mais efêmero e informal com os seus seguidores. Assim, vale a pena explorar cada plataforma com cuidado, e aproveitar todas as possibilidades que cada uma delas oferece.

Use todos os recursos que cada plataforma oferece

Fonte: Freepik.

Se você precisa de mais dicas para gerar mais engajamento nas redes sociais da sua marca, é uma boa ideia contratar ajuda profissional através de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada e preparada para ajudar você nessa tarefa. Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também