Conteúdo gerado pelo usuário: saiba como ele pode ajudar no SEO

É um fato que o marketing de conteúdo e o SEO devem andar juntos. Para que um aconteça, o outro precisa estar acontecendo também. Entretanto, essa não é uma tarefa simples. Gerar publicações relevantes e diversificadas é cansativo e conteúdo duplicado é algo que está fora de cogitação. Sendo assim, para te ajudar no SEO, você pode aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário.

Seja conteúdo em vídeo, fotos, publicações textuais, análises de produto, comentários, avaliações, enfim, tudo isso pode ser considerado como conteúdo gerado pelo usuário e ele pode ajudar no SEO do seu site.

Uma pesquisa publicada no Bright Local revelou que 88% dos consumidores confiam em avaliações de outros compradores para adquirir um produto. Com um número tão expressivo, já podemos entender como é importante ter esse tipo de conteúdo gerado pelo usuário exposto no seu site.

Conteúdo gerado pelo usuário: saiba como ele pode ajudar no SEO

Fonte: Freepik

Além disso, mais de 25% dos resultados de pesquisa das 20 maiores marcas do mundo estão vinculados a conteúdo gerado pelo usuário. Diante de um cenário como esse, fica evidente a necessidade de criar oportunidades com o conteúdo gerado pelo usuário e saber como gerenciá-lo.

Infelizmente, muitos profissionais de marketing ainda subestimam esse tipo de conteúdo em relação ao SEO, mas você vai entender, neste artigo, por que não deve fazer isso.

Criação de artigos e conteúdos otimizados

Como o conteúdo gerado pelo usuário pode ajudar no SEO

Otimização para pesquisa

Você já deve saber o quanto o Google está investindo esforços para tornar suas buscas mais otimizadas para dispositivos móveis. Isso significa que o buscador está dando prioridade para sites que facilitam a vida dos usuários mobile que fazem pesquisas como se fossem questionamentos.

Por isso, graças aos comentários ou perguntas dos seus clientes escritos em uma linguagem natural, parecida com a das pesquisas no Google, seu site acaba tendo mais chance de ser bem rankeado.

Como o conteúdo gerado pelo usuário pode ajudar no SEO

Fonte: Freepik

Visibilidade e confiança

Adicionar alguns microdados (em forma de classificações por estrelas, por exemplo) a comentários com certeza pode aumentar sua credibilidade e melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa. Afinal, os consumidores confiam muito nas avaliações de quem já realizou uma compra. Além disso, cerca de 9% do algoritmo de pesquisa inteiro do Google é impulsionado por sinais de revisão.

Conteúdo gerado pelo usuário: visibilidade e confiança

Fonte: Freepik

Conversões

É possível afirmar que o conteúdo gerado pelo usuário é sempre considerado pelos consumidores, ainda mais quando são possíveis clientes que estão em dúvida sobre uma compra. Essa influência existe porque é um conteúdo que foi gerado por pessoas imparciais, que não ganham nada ao dar “5 estrelas” para um produto.

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Por isso, ao ver os elogios ao seu produto ou serviço, as pessoas tendem a considerar o seu negócio mais confiável. Os consumidores que veem um conteúdo gerado pelo usuário positivo estão convertendo 161% a mais do que aqueles que não fazem isso. Depois de um número como esse, nem é preciso falar mais nada, não é mesmo?

Conteúdo gerado pelo usuário melhora suas conversões

Fonte: Freepik

Entendendo seus clientes

Ao analisar o conteúdo gerado pelo usuário, você pode ter uma ideia da maneira como seu público fala sobre seu produto, sua motivação ou até mesmo algumas áreas de melhoria.

Novas oportunidades de palavras-chave

Quando os usuários geram novas formas de conteúdo, podem acabam usando, naturalmente, algumas palavras-chave excelentes que o seu site já pode ou não estar segmentando.

Novas oportunidades de palavras-chave

Fonte: Freepik

Engajamento do usuário

Pessoas gostam de ser ouvidas; isso é um fato. Como alguém que está oferecendo algo e precisa que elas consumam para o negócio dar certo, você não pode tirar isso delas. Sendo assim, por que não fornecer aos usuários essa oportunidade?

Ao fazer isso, você pode atingir, de uma só vez, dois objetivos importantes para um empreendedor, aumentando o tempo gasto em seu site e a taxa de cliques.

Conteúdo gerado pelo usuário pode ser eficiente para o SEO de diferentes formas. Entretanto, é preciso ter certos cuidados para que o site não vire uma bagunça. Além disso, é preciso atentar-se também para o temido spam.

A Agência IMMA, especialista em marketing na internet, pode te ajudar a seguir um ótimo caminho para um site otimizado. Entre em contato e faça um orçamento.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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