Facebook Pixel

Conteúdo gerado pelo usuário: saiba como ele pode ajudar no SEO

Facebook
Twitter
LinkedIn

É um fato que o marketing de conteúdo e o SEO devem andar juntos. Para que um aconteça, o outro precisa estar acontecendo também. Entretanto, essa não é uma tarefa simples. Gerar publicações relevantes e diversificadas é cansativo e conteúdo duplicado é algo que está fora de cogitação. Sendo assim, para te ajudar no SEO, você pode aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário.

Seja conteúdo em vídeo, fotos, publicações textuais, análises de produto, comentários, avaliações, enfim, tudo isso pode ser considerado como conteúdo gerado pelo usuário e ele pode ajudar no SEO do seu site.

Uma pesquisa publicada no Bright Local revelou que 88% dos consumidores confiam em avaliações de outros compradores para adquirir um produto. Com um número tão expressivo, já podemos entender como é importante ter esse tipo de conteúdo gerado pelo usuário exposto no seu site.

Conteúdo gerado pelo usuário: saiba como ele pode ajudar no SEO
Fonte: Freepik

Além disso, mais de 25% dos resultados de pesquisa das 20 maiores marcas do mundo estão vinculados a conteúdo gerado pelo usuário. Diante de um cenário como esse, fica evidente a necessidade de criar oportunidades com o conteúdo gerado pelo usuário e saber como gerenciá-lo.

Infelizmente, muitos profissionais de marketing ainda subestimam esse tipo de conteúdo em relação ao SEO, mas você vai entender, neste artigo, por que não deve fazer isso.

[plugimma]

Como o conteúdo gerado pelo usuário pode ajudar no SEO

Otimização para pesquisa

Você já deve saber o quanto o Google está investindo esforços para tornar suas buscas mais otimizadas para dispositivos móveis. Isso significa que o buscador está dando prioridade para sites que facilitam a vida dos usuários mobile que fazem pesquisas como se fossem questionamentos.

Por isso, graças aos comentários ou perguntas dos seus clientes escritos em uma linguagem natural, parecida com a das pesquisas no Google, seu site acaba tendo mais chance de ser bem rankeado.

Como o conteúdo gerado pelo usuário pode ajudar no SEO
Fonte: Freepik

Visibilidade e confiança

Adicionar alguns microdados (em forma de classificações por estrelas, por exemplo) a comentários com certeza pode aumentar sua credibilidade e melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa. Afinal, os consumidores confiam muito nas avaliações de quem já realizou uma compra. Além disso, cerca de 9% do algoritmo de pesquisa inteiro do Google é impulsionado por sinais de revisão.

Conteúdo gerado pelo usuário: visibilidade e confiança
Fonte: Freepik

Conversões

É possível afirmar que o conteúdo gerado pelo usuário é sempre considerado pelos consumidores, ainda mais quando são possíveis clientes que estão em dúvida sobre uma compra. Essa influência existe porque é um conteúdo que foi gerado por pessoas imparciais, que não ganham nada ao dar “5 estrelas” para um produto.

Por isso, ao ver os elogios ao seu produto ou serviço, as pessoas tendem a considerar o seu negócio mais confiável. Os consumidores que veem um conteúdo gerado pelo usuário positivo estão convertendo 161% a mais do que aqueles que não fazem isso. Depois de um número como esse, nem é preciso falar mais nada, não é mesmo?

Conteúdo gerado pelo usuário melhora suas conversões
Fonte: Freepik

Entendendo seus clientes

Ao analisar o conteúdo gerado pelo usuário, você pode ter uma ideia da maneira como seu público fala sobre seu produto, sua motivação ou até mesmo algumas áreas de melhoria.

Novas oportunidades de palavras-chave

Quando os usuários geram novas formas de conteúdo, podem acabam usando, naturalmente, algumas palavras-chave excelentes que o seu site já pode ou não estar segmentando.

Novas oportunidades de palavras-chave
Fonte: Freepik

Engajamento do usuário

Pessoas gostam de ser ouvidas; isso é um fato. Como alguém que está oferecendo algo e precisa que elas consumam para o negócio dar certo, você não pode tirar isso delas. Sendo assim, por que não fornecer aos usuários essa oportunidade?

Ao fazer isso, você pode atingir, de uma só vez, dois objetivos importantes para um empreendedor, aumentando o tempo gasto em seu site e a taxa de cliques.

Conteúdo gerado pelo usuário pode ser eficiente para o SEO de diferentes formas. Entretanto, é preciso ter certos cuidados para que o site não vire uma bagunça. Além disso, é preciso atentar-se também para o temido spam.

A Agência IMMA, especialista em marketing na internet, pode te ajudar a seguir um ótimo caminho para um site otimizado. Entre em contato e faça um orçamento.

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?