Facebook Pixel

Mobile First Index: o que você precisa saber sobre esse algoritmo do Google

Facebook
Twitter
LinkedIn

O crescimento do uso de dispositivos móveis para navegar na internet não é nenhuma novidade. Não possuir um site preparado para esses dispositivos é, de cara, o primeiro erro que se pode cometer. Com o Mobile First Index, um algoritmo do Google recente (agosto de 2018) com nova forma de indexação, sua preocupação com a versão mobile do seu site deve ser duplicada! E você vai ver o motivo disso neste artigo.

O que é o Mobile First Index

Primeiro, você precisa entender como é a indexação do Google. Quando alguém faz uma busca, os bots do Google fazem uma pesquisa profunda nos sites atrás de informações que fazem referência àquela busca. Então, quando ele encontra essas informações, coloca as páginas do site como respostas do buscador. Essa é a chamada indexação.

Essa tal indexação era feita baseando-se nas versões desktops dos sites, ou seja, as versões para os navegadores dos computadores.

Mobile First Index: o que você precisa saber sobre esse algoritmo do Google
Fonte: Envato

Antes, essa era considerada a versão principal. Com a implantação do Mobile First Index, toda essa indexação será feita baseada na versão mobile dos sites. Ou seja, seu site deve ser no mínimo responsivo para não ser ignorado pelo Google. E, se quer atingir um bom posicionamento nas buscas, será preciso otimizar o máximo possível a estrutura mobile dele.

Por que a mudança? Quando será?

A finalidade de toda essa mudança é que os índices de busca sejam baseados nos conteúdos mobile. Assim, as listagens para os dois tipos de usuário (desktop e mobile) serão atendidas.

O Mobile First Index torna-se necessário porque, segundo uma pesquisa divulgada pelo site StatCounter, o uso do mobile já está começando a exceder a utilização do desktop. Ou seja, o Google quer melhorar a experiência desses usuários.

Quando isso começa a funcionar? Bom, teoricamente a empresa não deu uma data exata para essa mudança. Entretanto, considerando que já passamos da metade de 2018, tudo indica que isso já esteja funcionando. Mas, como qualquer grande modificação, ela vai sendo implantada aos poucos até mudar completamente a indexação.

Por que a mudança para o Mobile First Index?
Fonte: Freepik

Como faço para me preparar para o Mobile First Index?

Você já tem o seu site preparado para a versão mobile? Se não tem, melhor correr. O Google já está indexando quem está pronto.

Ou seja, quem já está à frente nesse quesito, será indexado primeiro. Imagine que seus concorrentes já estejam preparados (visto que muitas empresas já investem nos seus sites mobile porque é essencial). Você começará a ficar para trás nos rankeamentos. Para recuperar isso depois, pode ser muito mais difícil.

“Ah, mas meu site já está adaptado para a versão mobile, não preciso me preocupar”. Bom, precisa sim. Ter um site compatível com tráfego mobile não necessariamente significa que ele está totalmente otimizado para tal. Você precisa se certificar disso!

Prepare seu conteúdo para a versão mobile, tenha certeza que o carregamento das páginas está rápido o suficiente nos dispositivos móveis e esteja atento aos demais fatores do Mobile First Index.

Como faço para me preparar para o Mobile First Index?
Fonte: Envato

Veja algumas dicas

  • Utilize AMP`s (Accelerated Mobile Pages). São páginas de sites otimizadas para um carregamento rápido nos dispositivos móveis.
  • Tenha um site responsivo. Já citamos, mas é importante lembrar. Sites responsivos são aqueles que possuem uma versão que se adapta a diferentes telas.
  • Não use conteúdos diferentes para as versões. Alguns sites fazem com que os conteúdos mobile sejam apenas uma introdução para o desktop. Não cometa esse erro! O usuário deve ter uma experiência boa e completa independente do dispositivo que está utilizando.

O Mobile First Index já é uma realidade. Estar preparado para essa mudança do Google é muito importante para que seu rankeamento não seja prejudicado. A Agência IMMA é uma agência especializada em marketing digital para empresas, possui o serviço de otimização de sites (SEO) e pode te ajudar com isso. Entre em contato e faça um orçamento!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?