A diferença entre conteúdo evergreen e conteúdo noticioso

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
09/07/2021
Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta extremamente útil para o marketing digital. Qualquer empresa pode se beneficiar com a produção de conteúdo para os usuários, ganhando um público maior com muito potencial para gerar futuros clientes. Mas você sabia que existem diferentes tipos de conteúdo?

Dois dos mais importantes deles são o conteúdo evergreen e o conteúdo noticioso – formatos de conteúdo diferentes e que exercem papéis diversos em uma estratégia. Mas, se você não conhece esses termos ou seus significados, não precisa se preocupar.

Neste artigo, vamos explicar qual é a diferença entre conteúdo evergreen e conteúdo noticioso. Continue com a leitura para aprender!

A diferença entre conteúdo evergreen e conteúdo noticioso

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Entenda qual é a diferença entre conteúdo evergreen e conteúdo noticioso com esse artigo

Para fazer marketing de conteúdo, o planejamento é essencial. E parte fundamental do processo de se planejar para usar uma estratégia é entender mais sobre ela.

Por esse motivo, vale a pena entender o que é conteúdo evergreen e o que é conteúdo noticioso antes de começar a criar conteúdo para a sua marca. Sendo assim, a seguir, vamos falar um pouco sobre cada um desses conceitos. Confira!

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O que é o conteúdo evergreen

O conteúdo evergreen, que também pode ser conhecido como conteúdo perene, é, como o próprio nome já sugere, um “conteúdo sempre verde”. O que isso significa na prática? A resposta tem a ver com a longevidade do conteúdo em questão.

Isso porque qualquer conteúdo que é postado na internet tem a sua “expectativa de vida”. Essa expectativa é o tempo durante o qual esse conteúdo será útil para os usuários. É como se fosse o seu prazo de validade no mundo online.

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O conteúdo evergreen, portanto, se destaca sendo um tipo de conteúdo que tem uma longevidade longa, quase definitiva. É o tipo de conteúdo que nunca se torna obsoleto, sendo sempre útil para o usuário de alguma forma.

Por causa disso, os conteúdos sempre verdes costumam ser básicos, tratando-se de temas que não tendem a se alterar com o passar do tempo. Por exemplo: um texto sobre o que significa o termo SEO dificilmente se tornará desatualizado, pois o significado de uma sigla não costuma mudar. Assim, esse é um conteúdo que pode ser benéfico para os usuários mesmo anos após a sua publicação.

O que é o conteúdo noticioso

O conteúdo noticioso é o oposto do conteúdo evergreen. Ele é o tipo de conteúdo que tem uma longevidade curta. Isso porque ele costuma ser voltado para notícias, transformações ou acontecimentos recentes de uma área.

Desse modo, o conteúdo noticioso pode se tornar menos útil com o passar do tempo, pois ele é naturalmente datado, ou seja, voltado para um momento específico. Por exemplo: um conteúdo explicando como funciona o algoritmo de buscas locais do Google é um conteúdo que pode perder o valor com facilidade, pois o algoritmo do Google pode ser modificado a qualquer momento.

Mas atenção: isso não significa que o conteúdo noticioso deve ser negligenciado em favor do conteúdo evergreen. Afinal, criar um conteúdo relevante para o momento atual pode trazer muito tráfego para o seu site. A questão é apenas encontrar um equilíbrio entre os dois tipos de conteúdo na produção da sua marca.

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Como usar os dois tipos de conteúdo na sua estratégia de marketing digital

Montar uma estratégia de conteúdo é sempre fundamental para o sucesso de todo o seu planejamento de marketing digital. No entanto, é preciso ter muito cuidado.

Isso porque, existem diversos formatos de conteúdo e maneiras diferentes de abordá-los. Dessa forma, é necessário saber bem como usar cada tipo de conteúdo dentro dos objetivos traçados no início do planejamento.

Conteúdos evergreen e noticiosos, por exemplo, podem ser usados no mesmo formato, seja em artigo, podcast ou até mesmo vídeo. Essa versatilidade, apesar de ser muito boa para a sua comunicação, é muito perigoso, pois são conteúdos facilmente confundidos, o que prejudica a sua estratégia.

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Os conteúdos noticiosos são os famosos conteúdos de pautas quentes, como diz o jargão jornalístico. São essenciais para o aumento na captação de leads de maneira orgânica e com resposta mais rápida, já que o assunto está em alta nas buscas e, com isso, mais pessoas vão acessar em um curto espaço de tempo.

Este tipo de conteúdo é muito assertivo para captar esses leads rapidamente, mas muito perigoso, já que o redator precisa se atentar ao prazo de validade dele. Imagina o seguinte tema: a nova atualização no WhatsApp que permite fazer pagamentos.

Este é o tipo de conteúdo para fazer logo na semana do lançamento, caso contrário, já cairá em desuso, já que todos saberão sobre o conteúdo.

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No caso do evergreen, estes são conteúdos frios, podendo ser publicados a qualquer momento e que geram interesse no leitor independentemente da validade, já que ela não existe mesmo.

Pautas como dicas, benefícios, curiosidades, são ótimas para enriquecer o conhecimento do seu público, gerar engajamento, relevância e mostrar que você tem conteúdo relevante para apresentar ao público em questão.

Por isso, podemos concluir que cada tipo de conteúdo tem seu benefício específico e deve ser usado com determinado objetivo. Se você busca captar leads rapidamente de maneira orgânica e gerar relevância com conteúdos novos, o ideal é investir no noticioso, com todo o cuidado necessário para não perder a validade.

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Se você deseja agregar mais valor e conhecimento ao seu cliente com pautas frias, o uso do conteúdo evergreen é o mais recomendado no seu caso, como já explicamos acima. O importante é que todos funcionam dentro da proposta sugerida no planejamento de marketing digital da sua empresa.

Crie conteúdo com ajuda especializada

Agora que você já sabe qual é a diferença entre conteúdo evergreen e conteúdo noticioso, é hora de começar a criar conteúdo na prática. E a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de uma agência especializada no assunto, como, por exemplo, a Agência IMMA. Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

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