Se você quer criar uma presença online de sucesso para o seu negócio, é importante aprender tudo que puder sobre SEO. E, especialmente para empresas pequenas, é crucial aprender o que é o SEO local e como é o seu funcionamento. Por isso, criamos esse artigo para explicar como funciona o algoritmo de buscas locais no Google. Para descobrir, continue lendo!
O que é o algoritmo de buscas locais no Google
O algoritmo de buscas locais é a ferramenta que o Google sua para ordenar os resultados de buscas, buscando sempre priorizar os resultados mais relevantes para a posição geográfica da pessoa que fez a pesquisa. A ideia é tornar a experiência mais fácil para os usuários que procurem por um estabelecimento, fornecendo resultados que sejam mais acessíveis para o autor da busca.
Existem muitas buscas que ativam esse algoritmo. Uma boa parte delas é feita em viagens, quando precisamos descobrir o que o local que vamos visitar tem a oferecer. Nesse caso, é comum surgirem buscas como “hotéis em Santa Catarina” ou “restaurantes bons no Rio de Janeiro”.
O restante dessas buscas costuma ser mais direcionado às proximidades do usuário que digita as palavras na barra de procura. Nesse caso, são buscas como “consultórios médicos perto de mim” ou “farmácias nessa rua”.
Em ambos os casos, o algoritmo de buscas locais entra em ação. No caso de um lugar específico, ele será direcionado a procurar por resultados naquela área geográfica; e, no caso de raios de distância menores, ele usará os dados de localização do usuário para encontrar resultados relevantes.
Como funciona o algoritmo de buscas locais no Google
Podemos perceber, então, que o funcionamento do algoritmo de buscas locais no Google busca, acima de tudo, facilitar e melhorar a experiência do usuário. No caso de uma busca que não especifique nenhum local, por exemplo, o algoritmo automaticamente dá prioridade a estabelecimentos que fiquem próximos da sua área.
Compreender como esse algoritmo funciona é fundamental para criar uma estratégia de SEO local. Esse tipo de estratégia visa otimizar o seu site de acordo com os padrões do Google para tentar obter um posicionamento melhor nos resultados de busca em locais próximos ao seu estabelecimento.
Isso é importante porque o Google vai priorizar os sites que parecerem mais relevantes, mesmo dentre os resultados mais próximos. Desse modo, para obter um bom rankeamento, é preciso construir uma credibilidade maior para o seu site.
Melhorando o seu rankeamento
Há muitas formas de melhorar o seu resultado diante do algoritmo de buscas locais no Google. Vamos, então, citar algumas delas.
Preencha seus dados no Google Meu Negócio
O Google utiliza a base de dados do Google Meu Negócio como guia para descobrir links relevantes. Por isso, é importante cadastrar seu negócio e preencher todos os dados necessários.
Consiga boas avaliações
Boas avaliações de clientes, seja no Google Meu Negócio ou no Facebook, tornam o seu site mais relevante aos olhos do algoritmo de busca. Procure, então, incentivá-las ao máximo.
Siga normas gerais de SEO
As normas básicas de SEO valem também para o SEO local. Desse modo, atitudes como escolher palavras-chave específicas, otimizar imagens e ter URLs simples contribuem positivamente para o seu rankeamento.
Contrate uma agência d
e marketing digital
Uma agência de marketing digital pode ser de grande ajuda para melhorar o seu posicionamento no Google. Afinal, profissionais especializados sabem como funciona o algoritmo de buscas locais no Google, e podem fornecer estratégias que ajudem você a utilizá-lo a seu favor. A Agência IMMA, por exemplo, teria prazer em realizar essa tarefa. Entre em contato com a empresa e faça um orçamento para o seu negócio!