Facebook Pixel

Como funciona o algoritmo de buscas locais no Google

Facebook
Twitter
LinkedIn

Se você quer criar uma presença online de sucesso para o seu negócio, é importante aprender tudo que puder sobre SEO. E, especialmente para empresas pequenas, é crucial aprender o que é o SEO local e como é o seu funcionamento. Por isso, criamos esse artigo para explicar como funciona o algoritmo de buscas locais no Google. Para descobrir, continue lendo!

Como funciona o algoritmo de buscas locais no Google
Fonte: Freepik

O que é o algoritmo de buscas locais no Google

O algoritmo de buscas locais é a ferramenta que o Google sua para ordenar os resultados de buscas, buscando sempre priorizar os resultados mais relevantes para a posição geográfica da pessoa que fez a pesquisa. A ideia é tornar a experiência mais fácil para os usuários que procurem por um estabelecimento, fornecendo resultados que sejam mais acessíveis para o autor da busca.

Existem muitas buscas que ativam esse algoritmo. Uma boa parte delas é feita em viagens, quando precisamos descobrir o que o local que vamos visitar tem a oferecer. Nesse caso, é comum surgirem buscas como “hotéis em Santa Catarina” ou “restaurantes bons no Rio de Janeiro”.

O restante dessas buscas costuma ser mais direcionado às proximidades do usuário que digita as palavras na barra de procura. Nesse caso, são buscas como “consultórios médicos perto de mim” ou “farmácias nessa rua”.

Em ambos os casos, o algoritmo de buscas locais entra em ação. No caso de um lugar específico, ele será direcionado a procurar por resultados naquela área geográfica; e, no caso de raios de distância menores, ele usará os dados de localização do usuário para encontrar resultados relevantes.

Como funciona o algoritmo de buscas locais no Google

Podemos perceber, então, que o funcionamento do algoritmo de buscas locais no Google busca, acima de tudo, facilitar e melhorar a experiência do usuário. No caso de uma busca que não especifique nenhum local, por exemplo, o algoritmo automaticamente dá prioridade a estabelecimentos que fiquem próximos da sua área.

Compreender como esse algoritmo funciona é fundamental para criar uma estratégia de SEO local. Esse tipo de estratégia visa otimizar o seu site de acordo com os padrões do Google para tentar obter um posicionamento melhor nos resultados de busca em locais próximos ao seu estabelecimento.

Isso é importante porque o Google vai priorizar os sites que parecerem mais relevantes, mesmo dentre os resultados mais próximos. Desse modo, para obter um bom rankeamento, é preciso construir uma credibilidade maior para o seu site.

o Google vai priorizar os sites que parecerem mais relevantes
Fonte: Freepik

Melhorando o seu rankeamento

Há muitas formas de melhorar o seu resultado diante do algoritmo de buscas locais no Google. Vamos, então, citar algumas delas.

Preencha seus dados no Google Meu Negócio

O Google utiliza a base de dados do Google Meu Negócio como guia para descobrir links relevantes. Por isso, é importante cadastrar seu negócio e preencher todos os dados necessários.

Preencha seus dados no Google Meu Negócio
Fonte: Freepik

Consiga boas avaliações

Boas avaliações de clientes, seja no Google Meu Negócio ou no Facebook, tornam o seu site mais relevante aos olhos do algoritmo de busca. Procure, então, incentivá-las ao máximo.

Siga normas gerais de SEO

As normas básicas de SEO valem também para o SEO local. Desse modo, atitudes como escolher palavras-chave específicas, otimizar imagens e ter URLs simples contribuem positivamente para o seu rankeamento.

Contrate uma agência d

Siga normas gerais de SEO
Fonte: freepik.

e marketing digital

Uma agência de marketing digital pode ser de grande ajuda para melhorar o seu posicionamento no Google. Afinal, profissionais especializados sabem como funciona o algoritmo de buscas locais no Google, e podem fornecer estratégias que ajudem você a utilizá-lo a seu favor. A Agência IMMA, por exemplo, teria prazer em realizar essa tarefa. Entre em contato com a empresa e faça um orçamento para o seu negócio!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?