Veja como enviar e receber pagamentos por WhatsApp

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
11/05/2021
Marketing Digital

Enviar e receber pagamentos por WhatsApp agora é possível. Se antes a plataforma se limitava a uma ferramenta de troca de mensagens, hoje o WhatsApp permite ligações em áudio, vídeo, criação de grupos e, com a mais nova atualização, transferência bancária, mais conhecida como WhatsApp Pay.

A ideia do Facebook, gestora do aplicativo, era criar uma forma de transferência de dinheiro mais familiar. Ou seja, uma maneira de você pagar a sua parte da pizza em um encontro de família ou amigos. Por isso, criou essa forma prática e fácil de transferir dinheiro. Vale destacar que a pessoa não precisa nem ter o aplicativo de um banco instalado no celular para poder usar. Tudo é feito inteiramente por meio do WhatsApp.

Veja como enviar e receber pagamentos por WhatsApp

Mesmo assim, com essa intenção amplamente familiar, esta nova atualização promete mudar a forma como nos comunicamos com empresas, que podem muito bem passar a aceitar pagamentos por meio do WhatsApp, principalmente pequenas empresas que têm uma relação mais próxima com seu consumidor.

Quer saber mais sobre como funciona o esquema de enviar e receber pagamentos por WhatsApp? Então fique ligado neste nosso mais novo artigo. nele, falaremos sobe como configurar esta nova ferramenta, como ela funciona, se tem cobrança de taxas e quem pode utilizar.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Como configurar o WhatsApp Pay?

De acordo com o próprio site do WhatsApp, para enviar e receber pagamentos por WhatsApp de amigos e familiares, é necessário que você configure o Facebook Pay e verifique um cartão pré-pago, cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos participantes. Neste caso, os bancos participantes são:

  • Banco do Brasil (Visa);
  • Banco Inter (Mastercard);
  • Bradesco (Visa);
  • Itaú (Mastercard);
  • Mercado Pago (Visa);
  • Next (Visa);
  • Nubank (Mastercard);
  • Sicredi (Mastercard e Visa);
  • Woop, conta digital da Sicredi (Visa).

A configuração com a forma de pagamento deve seguir, ainda, um processo de verificação e criação de PIN. No caso, é necessário que você abra a conversa com o contato para o qual você deseja enviar o dinheiro e toque em ANEXAR > PAGAMENTO. Com isso, você segue na tela do Facebook Pay.

Logo após este processo, é importante que você toque em CONTINUAR para aceitar os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Pagamentos no WhatsApp, do Facebook e da Cielo. Após esta etapa, basta criar um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay e inseri-lo novamente para confirmar.

Em seguida, o aplicativo pedirá para que você coloque seu nome, sobrenome e CPF. Logo depois, será possível adicionar os dados do seu cartão, incluindo o número do seu cartão de débito, a data de validade e o código CVV. Salvando essas informações, basta apenas verificar os dados do catão e utilizar o novo recurso da plataforma.

Entenda mais sobre o WhatsApp Pay

Fonte: Freepik

Quem pode receber e enviar pagamentos?

De acordo com o anúncio do WhatsApp, é obrigatório que a pessoa tenha, pelo menos, 18 anos de idade e um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos ou parceiros participantes para usar o Facebook Pay e para enviar e receber pagamentos por WhatsApp.

É importante dar um destaque para outra dúvida que pode surgir: a função está disponível para WhatsApp em outras plataformas (notebook, computador)? Neste caso, não é possível usar o serviço de pagamentos no WhatsApp Web nem no WhatsApp para computador.

Como funciona o WhatsApp Pagamentos

Fonte: Freepik

Para receber, ainda é importante que a pessoa tenha uma conta em alguns dos bancos citados acima e que tenha a função de débito ativada nestes bancos. Ainda assim, para completar a transferência e confirmar o recebimento da quantia, é necessário que você aceite o pagamento na aba de “pendentes”.

Outro destaque dado pela equipe de Comunicação do WhatsApp foi quanto ao uso indevido do WhatsApp Pay. De acordo com a plataforma,  o recurso foi desenvolvido para “transferências pessoais entre amigos e familiares e para a compra de bens e serviços, não para o recebimento do dinheiro por vendas“.

Caso um usuário receba dinheiro de vendas fora da função “Receber pagamento por vendas”, no WhatsApp Business, pode ter a conta bloqueada.

Como posso enviar e receber pagamentos por WhatsApp Pay?

Com tudo configurado, basta você clicar na aba de anexos do WhatsApp, o mesmo onde ficam os documentos, opções de localização ou envio de contatos. Lá, tem a opção de transferir dinheiro. Clicando nesta opção, aparecerá a aba para que você adicione o valor que você quer transferir.

É importante destacar que não são cobradas taxas pela transferência e que, no momento, a ferramenta só funciona com cartões de débito. No entanto, existe um planejamento a curto prazo para também trabalhar com cartões de crédito, no caso de compra de produtos e serviços que usam o WhatsApp Business.

Para facilitar o uso da ferramenta, mostraremos um passo a passo de utilização do WhatsApp Pay para Android e iOS. Confira o passo a passo:

Android

  1. Após cadastrar os dados, acesse o chat de quem deseja enviar dinheiro no WhatsApp, toque no ícone de anexo e selecione “Pagamentos”;
  2. Digite o valor que deseja enviar;
  3. Toque em “Pagar”;
  4. Faça a autenticação via código ou biometria.

Processo do WhatsApp Pay no Android

iOS

  1. Acesse o chat de quem deseja enviar o dinheiro;
  2. Toque no ícone “+” e selecione a opção “Pagamento”;
  3. Digite o valor que deseja enviar e descreva o pagamento (opcional);
  4. Toque em “Pagar”;
  5. Faça a autenticação via código ou biometria.

Enviar e Receber pagamentos via WhatsApp

Minhas informações de pagamento estão seguras?

No comunicado a respeito da nova função, é claro que a segurança também teve um destaque especial, principalmente porque toda a segurança é pouca quando se trata da inserção de dados e cartões bancários na internet. Por isso, segundo a equipe do WhatsApp, a segurança é feita por meio da criptografia entre seu celular e os servidores do WhatsApp, que protege as informações dos seus pagamentos.

Eles também destacam que o armazenamento avançado de dados tem diversas camadas de proteção, estabelecidas por diferentes software e hardware. Além de que a proteção com seu PIN do Facebook Pay e a biometria do seu aparelho proporcionam ainda mais segurança na transferência do dinheiro.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Conte com uma agência de marketing digital para te ajudar a entender mais essas novidades

Gostou da novidade? Nem sempre estamos por dentro de tudo que é novo no ambiente virtual. Por isso, é importante que você conte com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a IMMA, para tornar tudo mais fácil e mais assertivo. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.

Veja também