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Conheça os principais mitos sobre SEO

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Quais são os principais mitos sobre SEO? Desde que a otimização para mecanismos de busca (SEO) se tornou uma prática institucionalizada durante a criação de sites, os profissionais da área têm sido atormentados por boatos. Se você está pensando em otimizar seu site ou até desenvolver um novo, conheça os mitos mais proeminentes.

Conheça os principais mitos sobre SEO

Principais mitos sobre SEO

O SEO acabou

Saiba que o SEO não acabou e, muito provavelmente, não acabará tão cedo. Afinal, enquanto os sites competirem por atenção e posicionamento nos mecanismos de busca, aqueles com o conhecimento e a experiência para melhorar a classificação de suas páginas receberão os benefícios do aumento de tráfego e visibilidade.

Em termos simples, desde que o Google continue classificando sites, haverá proprietários de sites competindo pelos lugares com maior visibilidade. Então, com mais de 6 bilhões de buscas no Google por dia, o SEO está longe de acabar.

O SEO é uma fraude

Não é incomum que profissionais de SEO ouçam esta afirmação. O problema é que, geralmente, muitos donos de site contrataram pessoas que garantiram que colocariam suas páginas em primeiro lugar rapidamente, o que é praticamente impossível.

Desvende mitos sobre SEO
Fonte: freepik.

Porém, se você contar a pessoa certa, o SEO pode ajudá-lo a expandir seus negócios de 5 a 15% ao mês, ano após ano, com base em umestudo realizado pela Seattle Organic SEO. Um projeto efetivo pede tempo, esforço e comprometimento de ambos os lados. O sucesso no SEO não é impossível quando você tem ao seu lado pessoas que realmente entendem isso.

Todos os links são bons

E quanto mais links, melhor. Certo? Nem sempre… uma estratégia de criação de links tem um enorme impacto no sucesso do SEO. Mas é mais uma questão de qualidade do que de quantidade quando se trata de obter links.

Links de outros sites que apontam para o seu site são como votos de confiança para o Google. Se você tiver links de sites com boa reputação apontando para o seu, acabará também conquistando a confiança dos mecanismos de busca. Um backlink de um site confiável é muito mais poderoso do que cem backlinks de sites alheatórios.

Entenda mitos sobre otimização

O Google odeia SEO

Certamente isso não é verdade. Claro que há alguma tensão entre os profissionais de SEO e o Google, inclusive devido as alterações diárias no algoritmo do buscador. Mas, no final, é melhor ter um projeto de SEO do que não otimizar nada no seu site.

Nos últimos tempos, essa tensão vem diminuindo, inclusive com o Google fornecendo diretrizes de SEO para os webmasters, nas quais afirma que a otimização pode, potencialmente, melhorar um site mais rapidamente e chegando a aconselhar as empresas a colocar em prática projetos que melhorem o SEO de suas páginas.

Palavras-chave não importam mais

Alguns especialistas em SEO juram que as palavras-chave não importam mais, enquanto outros ainda falam nelas como algo fundamental. Mas o que realmente está acontecendo é que, embora o SEO tenha evoluído e haja outras coisas com que se preocupar, a utilização estratégica de palavras-chave ainda geram visibilidade e um tráfego valioso.

Há muitos mitos sobre SEO
Fonte: freepik.

Com SEO, o sucesso acontecerá do dia para noite

Infelizmente, isso não vai acontecer. Uma estratégia de SEO é uma prática de longo prazo e se algum profissional lhe disser que pode colocar seu site em primeiro lugar em poucos dias, saiba que esta pessoa está tentando te enganar.

O Google processa mais de 100 bilhões de pesquisas por mês e nem ele pode prever o que estará em alta amanhã. Portanto, é quase impossível garantir rankings do dia para a noite. Geralmente, leva cerca de quatro a seis meses para começar a ver os resultados do projeto de SEO, independentemente de quanto dinheiro você está investindo.

SEO é caro

Os custos iniciais associados a um projeto de SEO costumam ser relativamente altos. Mas fica significativamente mais barato conforme o tempo vai passando e o projeto é desenvolvido. Na verdade, o SEO tem o menor custo por aquisição do que qualquer outro canal porque as pessoas estão encontrando seu site virtualmente livre de custos.

Hoje, qualquer empresa com presença online sabe que o SEO não é apenas importante, mas também necessário para o sucesso online. Mas aí a questão passa a ser quanto investir em SEO. E a resposta para isso é individual. Para a maioria das empresas modernas, o SEO proporciona o maior ROI em comparação com outros canais de marketing.

O SEO pode ser automatizado

Claro, parece que tudo pode ser feito por robôs nos dias de hoje. Por outro lado, ainda existem algumas coisas que os robôs não podem fazer, e uma dessas coisas é o SEO.

Hoje, qualquer empresa com presença online sabe que o SEO não é apenas importante, mas também necessário para o sucesso online

Certamente existem muitas ferramentas incríveis, como o seoClarity e o AWR Cloud, que podem coletar dados, identificar o que a concorrência vem fazendo e até possíveis lacunas em suas estratégias. E enquanto isso tudo é bom e elegante, no final, SEO exige que pessoas inteligentes tomem decisões inteligentes sobre dados.

O SEO é uma arte e uma ciência. As ferramentas que coletam dados e realizam pesquisas são extremamente econômicas e úteis, mas isso é apenas uma parte da equação. Depois disso ainda é preciso que seres humanos analisem esses dados e os apliquem em alguma estratégia, implementando um projeto funcional.

O conteúdo longo é melhor que o curto para o SEO

Isto é parcialmente verdade. A ideia de que o conteúdo de formato longo apresenta melhor desempenho de SEO em comparação com o conteúdo de forma curta foi considerada uma prática recomendada de SEO há anos, e há dados para respaldá-lo.

Em 2012, o serpIQ realizou um estudo que mostrou que a duração média do conteúdo dos 10 melhores resultados foi de mais de 2.000 palavras. E embora esses números não sejam mentirosos, há um problema: você não pode publicar centenas de páginas de conteúdo de baixa qualidade e esperar que ele seja classificado automaticamente na primeira página.

Não deixe mitos sobre o SEO te enganarem

Os rastreadores e robôs do Google não são bobos. Ao vasculhar seu conteúdo, eles conseguem levar em conta se um conteúdo é ou não valioso para os usuários. Se a resposta for negativa, você pode investir um pouco mais em sua estratégia de marketing de conteúdo. Ou então simplesmente desistir de se classificar bem para uma determinada página.

Vá além dos principais mitos sobre SEO

Se você já ouviu os principais mitos sobre SEO e pensou que eram verdade, saiba que você não está sozinho! Até os melhores profissionais da área já duvidaram de seu trabalho ao ouvir algumas destas afirmações. Mas quem conhece as vantagens de ter um projeto sério de SEO jamais se preocupa com esse tipo de afirmação porque obtêm os melhores resultados na prática. A Agência Imma pode te ajudar a conseguir esse projeto. Entre em contato com a gente!

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