Facebook Pixel

Como escolher palavras-chave para artigos

Facebook
Twitter
LinkedIn

Em um universo de informações como é a internet, tornar-se relevante é fundamental para quem quer ser conhecido. E, para tanto, escrever artigos com temas relevantes para seu nicho pode ser um grande diferencial. Mas como escolher palavras-chave para artigos? Como descobrir o que é mais ou menos relevante?

Como escolher palavras-chave para artigos

Fonte: FreePik.

Como escolher palavras-chave para artigos? Confira algumas dicas:

Escolher boas palavras-chave é muito importante para que o blog não caia no ostracismo, sem acessos e sem ninguém lendo o conteúdo. Não adianta ter um blog lindo, cheio de informações, mas que ninguém acessa pois não está otimizado e as palavras-chave dos artigos não foram bem escolhidas.

A otimização é fundamental para os mecanismos de busca, mas um bom conteúdo é superimportante para os seres humanos. A combinação entre otimização e uma boa escrita sempre resulta em sucesso, que se expressa através do aumento quantidade de acessos e até algumas interações com o material.

Se você está se perguntando como escolher palavras-chave para artigos do seu blog ou site, saiba que não é difícil. O primeiro passo é conhecer seu nicho de trabalho e o público alvo para ver o que as outras pessoas já têm falado sobre os diversos assuntos pertinentes a essas categorias.

Para tanto, uma pesquisa nos mecanismos de busca pode ser bem válida para se ter alguns insights sobre diferentes temas. Por exemplo, quem deseja escrever sobre decoração deve procurar outros sites que já estão falando sobre o assunto para ver a linguagem que é usada, como os temas são tratados, como o público se comporta, etc.

Marketing de Conteúdo

Fonte: FreePik.

Dessa forma também é possível ter algumas ideias dos temas que estão mais relevantes na atualidade e quais palavras-chave estão sendo mais utilizadas. Será que é melhor falar de decoração para casa ou decoração de casa? Uma simples busca no Google pode responder a pergunta e mostrar como as pessoas estão pesquisando.

O próprio Google possui uma ferramenta que auxilia na busca de palavras-chave, o Google Keyword Planner. Para utilizá-lo, basta ter uma conta do Google. Ele fornece uma lista de palavras-chave que são selecionadas a partir de parâmetros simples, como o nicho, o endereço do site, a categoria dele e algumas outras segmentações.

É claro que existem outras ferramentas para busca de palavras-chave que também são muito eficientes. Key Word Tool e Uber Suggest são duas delas que funcionam bem e costumam fornecer palavras-chave bastante relevantes. No entanto, como são ferramentas em inglês, é preciso estar sempre atento ao simular sua busca, que deve ser para Google BR.

No entanto, a ferramenta do Google ainda é a mais utilizada porque fornece uma planilha em que é possível verificar o volume de buscas e a concorrência de cada palavra-chave. Isso significa dizer que o Google já te conta quais são as que têm um maior volume de buscas e que, no entanto, não há muito material sobre elas.

Palavras para blog

Fonte: FreePik.

Isso é bastante interessante, pois possibilita as pessoas que trabalham com marketing de conteúdo criar materiais inéditos sobre palavras-chave que estão sendo muito buscadas, mas que não há muito material disponível. E isso pode disparar os acessos a um determinado blog ou site.

Outra ferramenta do Google que pode ser importante para quem precisa escolher palavras-chave para artigos é o Google Trends, que mapeia a internet em busca de tendências. Basta colocar as palavras-chave escolhidas na barra de busca para saber o que se tem falado sobre determinado assunto. Além disso, também é possível fazer a comparação de palavras-chave, o que pode ser bem importante para saber quais termos são mais utilizados no momento.

Seguindo essas dicas simples de como escolher palavras-chave para artigos é possível descobrir uma lista de termos bastante relevantes para qualquer nicho. Assim fica bem mais fácil começar a alimentar com artigos um site ou blog.

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?