3 dicas de comunicação visual para novas empresas

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/08/2021
Design Gráfico

Ter em mente as principais dicas de comunicação visual para novas empresas é essencial, principalmente porque a comunicação visual tornou-se muito importante tanto para startups quanto para empresas estabelecidas. A razão para isso é porque é mais rápido, fácil, eficaz e econômico criar uma representação visual de uma ideia.

O conteúdo visual teve um grande retorno nos últimos anos, à medida que a internet e as mídias sociais cresceram exponencialmente. O conteúdo visual pode ajudar a transmitir qualquer ideia ou pensamento que você gostaria de espalhar pela web de uma forma mais eficaz do que apenas texto ou imagens.

3 dicas de comunicação visual para novas empresas

Fonte: Freepik

Os profissionais criativos são desafiados a produzir visuais de nível profissional que usam cor, textura e outros elementos de design para criar uma experiência impactante para seu público.

Por isso, neste nosso novo artigo, vamos apresentar quais são as 3 principais dicas de comunicação visual para novas empresas. Quer entender melhor? Então confira o nosso conteúdo e fique ligado nas novidades do nosso blog.

3 dicas de comunicação visual para novas empresas

Os proprietários de empresas trabalham duro para construir sua empresa e atrair clientes. Frequentemente, eles são muito visuais em sua abordagem ao tentarem exibir seus negócios. Para ajudar novos negócios, compilamos três dicas populares de comunicação visual abaixo:

Agência de Gestão e Design Gráfico

Crie conteúdo visual que seja consistente com a identidade da sua marca

Quando se trata de conteúdo visual, é importante que as empresas sejam consistentes com sua marca. Isso porque consistência cria confiança, o que é essencial para qualquer marca.

Assim como outros tipos de conteúdo visual, infográficos, logotipos e imagens devem estar alinhados com a marca da empresa.

Criar visuais que sejam consistentes com a identidade de sua marca pode exigir muito tempo e esforço – então, essa função é frequentemente enviada para um designer gráfico contratado pela empresa ou por meio de uma agência de marketing digital.

Crie conteúdo visual que seja consistente com a identidade da sua marca

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Mantenha a simplicidade na comunicação visual

Um dos aspectos mais importantes da comunicação visual é a simplicidade. As imagens precisam ser facilmente digeridas e entendidas pelos visualizadores, pois eles não têm tempo para ler. É por isso que você deve manter suas imagens simples para que sejam mais fáceis de entender e reconhecer.

As imagens são parte integrante do mundo atual do marketing digital e também desempenham um papel vital na geração de tráfego. Uma imagem pode dizer mais do que mil palavras, o que significa que pode gerar tráfego por conta própria, sem a necessidade de texto ou redação.

Mantenha a simplicidade na comunicação visual

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Use recursos visuais para comunicar emoções

O uso de recursos visuais sempre fez parte do marketing digital. No entanto, pode ser útil usar recursos visuais como uma forma de comunicar emoções ao seu público.

As representações visuais são importantes no marketing, assim como a compreensão e o uso das emoções nos dados. Imagens e dados que mostram emoção terão mais repercussão nos consumidores do que algo seco ou sem significado emocional.

A chave para usar recursos visuais com eficácia é conhecer os seis tipos diferentes de sentimentos que os humanos são capazes de sentir: alegria, raiva, medo, tristeza e surpresa.

Relação entre design gráfico e mídias sociais

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Por que a comunicação visual é essencial os novos negócios?

A comunicação visual é uma parte importante do mundo dos negócios porque pode ajudar uma empresa a se apresentar da melhor maneira e chamar mais atenção.

Novos negócios contam com a comunicação visual para criar uma percepção pública positiva que não só os fará ganhar mais clientes, mas também aumentará o conhecimento da marca.

Cada setor tem algum tipo de representação visual, seja moda, esportes ou até mesmo marketing digital. Isso representa a maneira como essas indústrias se comunicam com seus públicos e ajuda as pessoas a entender melhor os produtos ou serviços.

Além disso, quando você olha para empresas como Coca-Cola, Apple e Nike, você pode dizer que elas são conhecidas por sua marca visual por meio de recursos visuais criativos que representam seus valores e estilo – isso os ajuda a se destacar de outras empresas em seu setor.

A seguir estão alguns motivos pelos quais a comunicação visual é importante em um novo negócio:

  • Cria uma resposta emocional;

  • Fornece clareza para o ponto de vista;

  • Ajuda a alcançar um público mais amplo;

  • Permite que os proprietários de empresas se promovam melhor.

Por que investir em marketing visual

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Afinal, qual é a relação entre comunicação visual e marketing digital?

A comunicação visual sempre foi uma parte significativa da publicidade, mas só agora é que ela está se tornando mais predominante no marketing digital. Com conectividade com a Internet, dispositivos móveis e mídia social, o conteúdo visual agora nunca foi tão fácil de produzir.

Essa facilidade de produção de conteúdo visual torna os profissionais de marketing digital mais inclinados a criar recursos visuais para suas campanhas, porque ele pode ser produzido mais rápido do que nunca.

O aumento da demanda por recursos visuais também os tornou uma forma de moeda nas mídias sociais, já que as marcas querem mostrar sua criatividade e originalidade criando recursos visuais melhores que sejam vistos por grandes públicos.

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O que torna a comunicação visual mais eficaz?

A comunicação visual é mais eficaz porque ressoa com os usuários, fornecendo-lhes o feedback imediato de que precisam para entender a mensagem.

As pessoas são naturalmente atraídas pela mídia visual devido à sua capacidade de transmitir uma ideia mais clara em menos tempo do que o texto poderia fazer.

É por isso que os recursos visuais são normalmente mais eficazes do que o texto quando se trata de vendas ou marketing, uma vez que fornecem ao visualizador uma imagem clara do que você deseja que eles saibam.

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Invista na sua comunicação visual com a ajuda de uma agência de marketing digital

A comunicação visual em marketing pode ser uma ferramenta poderosa para captar a atenção do seu público. É importante investir em sua comunicação visual com o auxílio de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, pode ajudá-lo a criar imagens atraentes, tirar fotos profissionais e criar vídeos.

Com a ajuda de uma agência de marketing digital, as empresas podem criar uma comunicação visual que não seja apenas agradável à vista, mas também eficaz.

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