Como usar a comunicação visual no marketing de conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
07/04/2021
Design Gráfico

O que você pensa quando ouve as palavras “marketing digital”? Para muitas pessoas, uma das primeiras respostas vai ser “marketing de conteúdo”. E essa é, realmente, uma das principais ferramentas que podem ser usadas no marketing online. Mas está longe de ser a única: Outros conceitos, embora menos conhecidos, podem ser igualmente importantes.

Um deles é a comunicação visual. Mas como juntar essas ferramentas para criar um plano de marketing digital de sucesso? Em outras palavras, como usar a comunicação visual no marketing de conteúdo?

Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber para empregar esses recursos em conjunto. Continue com a leitura para aprender!

Como usar a comunicação visual no marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

Descubra como usar a comunicação visual no marketing de conteúdo com essas dicas simples

Em primeiro lugar, é preciso definir com precisão o que é comunicação visual. No mundo do marketing digital, esse termo engloba toda e qualquer iniciativa feita para promover uma marca que inclua um elemento gráfico. Assim, todo tipo de marketing online que conta com elementos visuais está apostando na comunicação visual.

Mas como ela funciona em conjunto com o marketing de conteúdo? É um fato que o conteúdo visual é extremamente popular na internet, em especial nas redes sociais. Estima-se que, nessas plataformas, posts com imagens, por exemplo, recebem até 37% mais engajamento do que posts com apenas texto.

No entanto, assim como qualquer outro tipo de conteúdo, o conteúdo visual precisa ser feito de forma estratégica para fazer sucesso. Por isso, a seguir, vamos dar algumas dicas que vão ajudar você a combinar comunicação visual e marketing de conteúdo com eficiência. Confira!

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Coloque texto na imagem

É muito mais fácil olhar para uma imagem e receber uma informação do que ler um texto longo em uma legenda. Por isso, é uma boa ideia colocar texto nas imagens na hora de criar conteúdo para as redes sociais.

Isso pode ser muito útil para posts impulsionados, que precisam transmitir informações para usuários que não seguem o perfil da marca. Contudo, tome cuidado para não exagerar. No Facebook, por exemplo, a imagem de um post promovido não pode conter mais do que 20% de texto.

Criação de site

Fonte: Freepik

Use infográficos

Infográficos são muito úteis no marketing de conteúdo. Isso porque eles ajudam a ilustrar uma estatística.

Essa ilustração funciona para embasar o argumento que está sendo exposto naquele conteúdo. Desse modo, um infográfico ajuda a tornar um conteúdo mais crível e mais persuasivo.

Outra grande vantagem do infográfico é ser um conteúdo altamente compartilhável. Isso significa que, nas redes sociais, ele pode ganhar muitos compartilhamentos, o que aumenta o alcance do perfil da marca.

Vídeos podem ensinar na prática

Vídeos são um tipo de conteúdo visual que produz resultados positivos. Eles podem ser especialmente benéficos para quem tem uma loja virtual. Isso porque, com um vídeo, é possível mostrar o produto à venda sendo usado na prática. Dessa maneira, o usuário aprende a usá-lo e vê como é a sua performance. Isso dá mais confiança para uma compra online.

A comunicação visual é vital para a internet. No mundo online, elementos gráficos podem representar opiniões, grupos, emoções, etc. Isso se estende ao marketing digital, campo no qual o marketing visual tem um grande papel. Mas que papel é esse?

Em outras palavras, qual é a importância do uso de recursos visuais no marketing digital? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar: Neste artigo, vamos explicar por que esses recursos são essenciais para o marketing online. Continue com a leitura para aprender!

Design Gráfico e Mídias Sociais

Fonte: Freepik

A importância do uso de recursos visuais no marketing

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a sua amplitude. Trata-se de um campo altamente vasto, com inúmeras possibilidades de estratégias e ferramentas. Devido às constantes inovações tecnológicas, é também um campo em permanente transformação, sempre inovando e trazendo nossas perspectivas para o mercado.

Em meio a tantas mudanças, é fácil perder de vista o que é mais básico e primário. É nesse ponto que entram os recursos visuais e a presença deles no marketing digital

Para muitos empresários, os elementos gráficos da internet são tão naturais que nem são registrados como estratégias de marketing. No entanto, essa é uma percepção limitada: Todo tipo de recurso visual utilizado por uma empresa, na internet, se encaixa no plano de marketing digital da mesma.

A arma mais potente de um designer é a inspiração

Fonte: Freepik

Idealmente, isso é utilizado de forma coerente e efetiva. Mas, mesmo que não haja esse senso de coesão, o papel do recurso visual no plano geral se mantém.

E por que isso ocorre? Porque a comunicação visual é o tipo de comunicação mais rápido que existe. A informação que se capta com um olhar é uma informação que se obtém quase de imediato. É muito mais ágil e direta do que, por exemplo, um texto ou um áudio.

Esse é o ponto que determina a importância do uso de recursos visuais no marketing digital. Na internet, é preciso saber se comunicar da forma mais rápida possível. Afinal, os usuários estão sempre recebendo um fluxo constante de informações. Isso significa que capturar a atenção de uma pessoa se torna cada vez mais difícil. Mas um recurso visual bem utilizado consegue fazer isso, e pode, ainda, transmitir uma informação útil ao mesmo tempo.

Essa transmissão de informação se deve ao uso de recursos visuais para o marketing de conteúdo. Criar conteúdo para uma marca significa abraçar o poder do conteúdo visual. Seja em um espaço feito para isso, como o Instagram, ou pensando nas imagens de um post do blog da sua marca, o uso dos recursos visuais na estratégia de conteúdo precisa ser feito com inteligência. Eles geram um alcance maior para a produção de uma empresa.

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Adicionalmente, os elementos gráficos ajudam a construir a imagem da marca. Isso porque, usados em conjunto, eles ganham um senso de coesão que pode transmitir uma essência específica. É a partir daí que se constrói uma identidade visual. E, com uma identidade visual memorável, é mais fácil se destacar no mercado.

Contrate uma agência de marketing digital para combinar essas ferramentas

Se você não sabe como usar a comunicação visual no marketing de conteúdo, o ideal é contar com ajuda especializada. Por isso, uma possibilidade a ser considerada é contratar uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA oferece serviços ligados à comunicação visual e à produção de conteúdo, atendendo a empresas de qualquer porte. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

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