4 principais motivos para criar conteúdo visual

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
04/07/2021
Design Gráfico

No marketing de conteúdo, existe uma variedade imensa de ferramentas e recursos. Há muitos formatos de conteúdo diferentes que podem ser incorporados em uma estratégia. E um dos campos mais subestimados dessa área é o conteúdo visual. Mas por quê?

Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos apresentar os 4 principais motivos para criar conteúdo visual para a sua marca. Continue com a leitura para descobrir que motivos são esses!

4 principais motivos para criar conteúdo visual

Descubra quais são os 4 principais motivos para criar conteúdo visual

Às vezes, ao pensar em uma modalidade de marketing digital, pensamos apenas em suas manifestações mais básicas e tradicionais. No caso do marketing de conteúdo, então, é comum pensar apenas no conteúdo visual, na forma de, por exemplo, posts de blog.

Mas uma estratégia de produção de conteúdo não precisa se limitar a um único formato. Na verdade, criar conteúdos diferentes pode ser muito benéfico para uma marca. 

Isso vale especialmente para o conteúdo visual. A seguir, então, vamos apresentar alguns motivos pelos quais é interessante apostar nessa estratégia. Confira!

O conteúdo visual é muito popular

O primeiro motivo que podemos citar é um dos mais básicos: A internet funciona com base na comunicação visual, o que faz do conteúdo visual muito popular. Afinal, ele permite que uma informação seja transmitida de forma mais rápida e direta do que com um texto.

Isso vale especialmente para as redes sociais. Em sites como o Facebook ou o Instagram, por exemplo, posts com conteúdo visual tendem a receber uma quantidade maior de interações.

5 principais dicas para melhorar a comunicação visual da sua empresa

Fonte: Freepik

É uma maneira de construir uma identidade visual

Ter uma identidade visual é muito importante para fazer com que uma marca se destaque no mercado. A construção de uma identidade consistente ajuda a transmitir uma imagem clara da empresa para os consumidores, tornando-a memorável.

O conteúdo visual pode ser um aliado poderoso nessa construção. Basta garantir que ele seja coerente com as demais iniciativas gráficas da marca, criando um senso de unidade e coesão.

Design Gráfico e Mídias Sociais

Fonte: Freepik

Adiciona dinamismo à estratégia de conteúdo

O conteúdo textual tem muitas vantagens. Contudo, muitas vezes ele pode falhar por não ser muito dinâmico e fácil de consumir.

É aí que entra a importância de um conteúdo visual de qualidade. A comunicação gráfica tende a ser mais imediata do que a comunicação escrita. Desse modo, ao criar conteúdo visual, você está alcançando um público maior, que talvez não pudesse ser atingido através de textos. Logo, é muito positivo para obter mais leads com o conteúdo da sua empresa.

Relação entre design gráfico e mídias sociais

Fonte: Freepik

Chama a atenção dos usuários

Um internauta tipicamente é bombardeado com centenas de posts e informações por dia. Sendo assim, é crucial encontrar formas de chamar a atenção dos usuários neste contexto. E, para isso, um conteúdo visual atrativo, com imagens de alta qualidade, é muito eficaz. Ele captura a atenção com mais facilidade, por ser muito mais atraente e acessível do que um bloco imenso de texto.

Agência de Gestão e Design Gráfico

Contrate uma agência de marketing digital para administrar sua produção de conteúdo

Agora que você já sabe quais são os principais motivos para criar conteúdo visual, é hora de colocar esse conhecimento em prática com ajuda especializada. E, para isso, vale a pena contratar uma empresa que trabalhe na área do marketing online, como, por exemplo, uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma excelente opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada com experiência na produção de conteúdo. Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também