Qual a importância do PLR no marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
02/06/2022
Marketing Digital

A importância do PLR no marketing digital vem aumentando ao longo dos anos. Mas você sabe o significado da sigla PLR e qual a sua importância no marketing digital? Private Label Rights (PLR), ou direitos de marca própria, em tradução livre para o português, são um tipo de licença que permite usar a propriedade intelectual de outra pessoa e vendê-la como sua.

Em outras palavras, são um tipo de direito autoral que permite ao proprietário de uma obra vendê-la como seu próprio produto. Isso é diferente do direito autoral tradicional, que só permite ao proprietário vender seu trabalho desde que dê crédito ao autor original.

Se você tem uma ideia para um produto que gostaria de vender mas não quer o seu nome nele, os direitos de marca própria podem ser para você. Você ainda pode ganhar dinheiro com sua ideia sem abrir mão de todos os direitos. Para entender sobre o assunto e ficar por dentro de todas as nossas novidades, continue a leitura e acompanhe nosso blog. Confira!

Qual a importância do PLR no marketing digital

Fonte: Freepik

Qual a importância do PLR no marketing digital

A importância do PLR no marketing digital vem aumentando ao longo dos anos, isso porque ele fornece uma maneira de os profissionais de marketing gerarem receita vendendo seu conteúdo em outras plataformas.

A prática tornou-se uma parte essencial das estratégias de marketing de muitas empresas, pois pode ajudá-las a gerar mais receita, aumentando seu ROI ao criar conteúdo que será relevante para o seu público-alvo. É especialmente útil para profissionais de marketing que não têm tempo ou recursos para investir na criação de conteúdo exclusivo e original.

Nessa situação, o comprador pode utilizar o chamado “Produto PLR” de diversas formas: distribuindo-o para seu público, disponibilizando-o em seu site ou até mesmo revendendo-o. Os exemplos mais comuns de produtos PLR são:

  • Livros;
  • Vídeos;
  • PDFs;
  • Cursos;
  • E-books;
  • Relatórios;
  • Artigos.

Quais são os modelos PLR

Antes de adquirir um PLR, é importante explicarmos que há dois tipos no mercado, sendo eles: Resale Rights e Master Resale Rights.

Resale Rights (ou direito de revenda)

As licenças RR garantem que você possa revender o material obtido, mas não repassam esse direito aos seus compradores.

Master Resale Rights

Aqui, além editar e reutilizar, é possível revender o produto. Além disso, quem adquire esse tipo de licença também será dono de todo o lucro do processo adquirido por meio da sua própria venda.

No entanto, apesar de permitir a revenda, o modelo não permite que o comprador edite o produto final. Dessa forma, esse modelo de licença é indicado, principalmente, para softwares de gestão ou revendedores de sistemas.

A importância do PLR no marketing digital

Fonte: Freepik

Como fazer PLR no Marketing Digital 

Como profissionais de marketing digital, estamos constantemente procurando novas maneiras de criar conteúdo que ajude nosso negócio a crescer. O PLR se tornou uma das maneiras mais populares de fazer isso, porque nos permite monetizar nossos esforços sem ter que criar algo do zero.

Há muitos benefícios de usar o PLR em sua estratégia de marketing digital. Aqui estão alguns:

  • Ajuda você a ganhar mais assinantes e seguidores;
  • Ajuda a construir o reconhecimento da marca;
  • Você pode usá-lo como uma oportunidade para promover seus outros produtos e serviços.

Existem muitas maneiras de fazer PLR no Marketing Digital. Uma maneira é publicar em seu próprio blog e depois vender anúncios em seu site. Outra maneira é criar um site onde você vende conteúdo que escreveu ou criou e, em seguida, pode usar o marketing de afiliados para ganhar dinheiro com as vendas. Existem muitas outras maneiras também, como usar anúncios do Facebook, Google AdSense ou programa de associados da Amazon.

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Vantagens e desvantagens de usar o PLR marketing digital

Como mencionamos anteriormente, o marketing digital PLR é uma estratégia que permite que os profissionais de marketing aproveitem o poder do conteúdo de outras pessoas. Com essa estratégia, os profissionais de marketing podem construir sua marca aproveitando o conteúdo de outras pessoas sem precisar gastar tempo e dinheiro escrevendo seu próprio conteúdo.

Vantagens

  • Aumentar o reconhecimento da marca
  • Aumentar o tráfego do seu site
  • Aumentar as vendas
  • Ganhar credibilidade como um líder de pensamento
  • Gerar leads para o seu negócio
  • Ajuda na construção da imagem de marca da empresa
  • Ajuda a encontrar novos públicos e aumentar a imagem de marca da empresa
  • Economiza tempo e dinheiro

Desvantagens do marketing digital PLR

  • Risco de encontrar um concorrente com um produto digital semelhante ao seu na mesma plataforma de vendas
  • Existem alguns produtos que podem ser muito genéricos para o seu nicho de mercado e você terá que gastar muito tempo se adaptando ao nicho.
  • Ao tentar comercializar seu produto no mercado digital, é importante pesquisar bem antes de gastar muito dinheiro em um infoproduto com PLR

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Como aplicar o PLR no meu infoproduto?

É importante entender que o produto adquirido pode ser modificado e revendido. O que fará a diferença será o conteúdo produzido a partir do produto existente.

Como adaptar o PLR no meu infoproduto?

Se você está tentando comprar um infoproduto mas deseja fazer alterações ou personalizá-lo, primeiro precisa pensar em modificações estéticas. Certifique-se de que a personalidade da sua marca seja transportada para o conteúdo que já foi criado. Também é importante fazer cortes em relação a alguns conteúdos, já que o infoproduto pode ser muito extenso ou tenha partes irrelevantes para o produto final.

Ao produzir infoprodutos com conteúdo PLR, quem os comercializa tem que pensar de forma diferente. Se muita gente está fazendo cursos e livros específicos sobre um determinado assunto, por exemplo, você elabora um conteúdo mais básico para ser ampliado por seus consumidores.

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Invista no conteúdo da sua empresa com a ajuda de uma agência de marketing digital

O conteúdo é um dos aspectos mais importantes de sua estratégia de marketing. Quando você estiver investindo em conteúdo, certifique-se de que está fazendo isso com a ajuda de uma agência de marketing digital.

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