De acordo com dados apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em fevereiro de 2020, o Brasil contava com 38,08 milhões de trabalhadores autônomos. Fica claro, então, que uma parcela significativa da população se encontra na situação do trabalho informal.
Essa condição de trabalho, embora tenha as suas vantagens, pode ser potencialmente assustadora pela sua falta de estabilidade. Sendo assim, como conseguir clientes e se estabelecer com trabalhador sem a ajuda de uma empresa? O marketing digital para profissionais autônomos pode ser uma ferramenta útil para lidar com essa situação.
Neste artigo, então, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você a promover os seus serviços na internet. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Entenda como funciona o marketing digital para profissionais autônomos
Um profissional autônomo é todo profissional que exerce a sua atividade sem um vínculo empregatício formal. Dessa forma, sua prestação de serviços ocorre de maneira eventual e não habitual, e a pessoa tem que lidar com os riscos de seu trabalho por conta própria.
Um dos principais obstáculos para o crescimento do profissional autônomo é a falta de estabilidade. Afinal, um vínculo empregatício traz garantias que podem fazer muita falta na vida do trabalhador.
Mas, se você é um trabalhador autônomo, como contornar esse obstáculo? Uma boa solução é acumular uma rede de clientes estável. E, para isso, táticas eficientes de marketing digital podem ser de grande ajuda. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais estratégias que podem auxiliar esse tipo de profissional. Confira!
Crie um site
Para obter clientes na internet, é crucial que as pessoas possam encontrar o seu trabalho através de mecanismos de busca como, por exemplo, o Google. E a melhor maneira de garantir que isso aconteça é criando um site para mostrar os seus serviços para os usuários.
Na internet, um site funciona como a vitrine de uma loja. Ele representa a primeira impressão que muitas pessoas terão do seu trabalho. Por isso, procure apresentá-lo da melhor maneira possível, investindo em um site atraente e fácil de navegar.
Para conseguir criar um site bem harmonioso e que não vá atrapalhar a sua estratégia para captar clientes, o ideal é investir em profissionais qualificados como web designer. Eles serão responsáveis por montar um site com layout apresentável e, além do aspecto visual, cuidarão de todo o processo técnico de funcionamento do seu site.
Esteja presente nas mídias sociais
Hoje em dia, até empresas imensas investem em presenças em espaços como o Facebook, Twitter ou Instagram. Isso porque esses espaços representam boas oportunidades para ampliar o público de uma empresa, ganhando novos clientes.
Assim, se você quer construir uma rede de clientes estável, é uma boa ideia criar uma presença nas redes sociais para a sua marca. Dessa forma, o seu alcance aumenta muito, e você pode apresentar a sua empresa para uma série de usuários que não a descobriria de outra maneira. Além disso, através da pesquisa realizada nesses espaços, é possível saber mais sobre o seu público-alvo e pensar em outras estratégias.
As redes sociais também são ótimas para fazer uma espécie de pesquisa de mercado e análise da concorrência. Através delas você pode ter ideia de quais são os assuntos mais comentados, buscar um que tenha relação com seu segmento de atuação e explorar este tema com campanhas direcionadas.
Mídias sociais ainda ajudam a ter uma ideia de satisfação do cliente para com seus produtos e serviços. Com o Facebook, por exemplo, é possível entender, por meio das reações, se determinado produto é querido ou não e, por meio dos comentários, identificar erros e falhas de comunicação.
A partir do momento que uma empresa percebe o que seus clientes falam dela nas redes e se interessa em melhorar, automaticamente ela começa a ter mais credibilidade por se importar com a opinião dos clientes, tendo em vista que a valorização do relacionamento entre cliente e empresa é o que comanda a ideia de marketing digital. Não basta vender, tem que deixar o cliente fiel a sua marca.
Aprenda sobre SEO
SEO, ou Search Engine Optimization, é o conjunto de técnicas voltado para a otimização de um site ou conteúdo, tornando-o mais atraente para plataformas como o Google. Isso significa que, para alcançar um número maior de usuários com a sua página, é importante apresentar sobre SEO e implantar as suas técnicas no seu site e nos conteúdos da sua empresa.
Investindo nessas métricas de SEO bem montadas, as chances de a sua empresa e do seu portal aparecerem nas primeiras páginas do Google são enormes. Dessa forma, é possível traçar uma estratégia de captação de leads, já que quase ninguém navega além da primeira página do Google. Muitas pessoas, ainda, não passam do terceiro resultado. Esta é a importância de se investir em SEO, é se fazer ser visto.
Portanto, o SEO é fundamental no trabalho relacionado ao Inbound Marketing, tendo em vista que todo o planejamento de atração deve envolver a quantidade de pessoas atingidas. Para atingir mais pessoas com suas campanhas, é essencial entender as métricas de SEO e aplicá-las em seus artigos e campanhas. No caso dos artigos, a situação fica mais complexa, pois o desafio, desta vez, é ajustar textos bem montados às métricas de SEO.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você não sabe muita coisa sobre marketing digital para profissionais autônomos, um caminho promissor é contar com a ajuda de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada que oferece diversos serviços que podem ajudar você a divulgar melhor o seu trabalho no mundo online.
Nossa agência é especializada em criação de sites, otimização em SEO e criação de conteúdo para ajudar a sua empresa a crescer e se tornar referência no segmento de atuação. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento!