121: esse é o número de e-mails que uma pessoa recebe em média por dia nos Estados Unidos, de acordo com um estudo do The Radicati Group. Isso significa que fazer campanhas de marketing por e-mail é inútil? Claro que não! Embora haja uma concorrência enorme por atenção, essas 5 dicas para aumentar as taxas de abertura do e-mail marketing farão toda a diferença.
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Veja 5 dicas para aumentar as taxas de abertura do e-mail marketing
1. Crie sentido de urgência
De acordo com o Email Institute, mensagens com assuntos que criam senso de urgência podem elevar as taxas de aberturas em até 22%. Quando os consumidores sentem uma sensação de urgência, eles se veem obrigados a percorrer o ciclo de vendas rapidamente para não perder a oportunidade.
É possível criar senso de urgência oferecendo ofertas de tempo limitado, quantidades limitadas de um produto popular ou um tempo limitado para se inscrever para algo. Um e-mail dizendo são as últimas horas que um produto popular está pela metade do preço pode ter um apelo enorme e provocar uma corrida ao seu site, pois muitos clientes se sentirão obrigados a clicar e comprar imediatamente.
Criar uma sensação de urgência não tem que direcionar as pessoas para fazer algo dentro das próximas horas, mas se o prazo que você está promovendo é muito longo, não vai evocar urgência. Uma pesquisa da Sidekick descobriu que assuntos de e-mail com a palavra “amanhã” tendem a elevar a taxa de abertura em cerca de 10%.
Aprenda quais assuntos ressoam melhor com seu público, pois isso vai te ajudar a criar chamadas que convertem muito mais.
2. Crie emoção com influenciadores
Você provavelmente já ouviu falar de influenciadores. São pessoas que têm um monte de seguidores em mídias sociais ou fãs em geral. Atores e atrizes famosos são influenciadores tradicionais, mas há personalidades populares do YouTube e blogueiros que também são considerados influentes.
A única coisa que todos os influenciadores têm em comum é o poder de mobilizar os fãs com um tweet, uma história no Instagram ou mesmo um post no blog, que pode fazer um produto vender horrores instantaneamente.
Depois de desenvolver uma relação com um influenciador, é comum alavancar esse relacionamento nas redes sociais. E por que não dar um passo adiante com um e-mail? Se o influenciador que você está trabalhando tem um nome facilmente reconhecido pelo seu público-alvo, use esse relacionamento o máximo possível para aumentar suas vendas.
Usar o nome de influenciadores em campanhas de marketing por e-mail aumenta bastante as taxas de abertura e de cliques das mensagens enviadas pela empresa, pois os leitores ficam curiosos para descobrir o que essa pessoa tão influente pensa.
3. Aproveite as recomendações pessoais
Você sabe alguma coisa sobre seus clientes potenciais ou constantes que pode ser usada para personalizar seus e-mails para eles? Talvez você saiba o primeiro nome ou até algo sobre seus gostos que pode ajudar a tornar a experiência de receber um e-mail de uma empresa mais personalizada.
De acordo com a Experian Marketing Services, e-mails personalizados oferecem taxas de transação seis vezes maiores, mas menos de 30% das marcas usam personalização. Ou seja: não perca vendas simplesmente utilizando esse elemento básico, porém importante, para um e-mail marketing.
Existem várias maneiras de personalizar e-mails. Você pode personalizar a linha de assunto ou mesmo o conteúdo. Em alguns casos, você pode ser capaz de simplesmente dizer “especialmente para você” no assunto e usar o corpo do e-mail para mostrar o que há de tão especial nele, usando informações que você já colheu sobre cada cliente.
4. Use emojis
Emojis não são apenas para mensagens de texto e tweets. De acordo com um estudo da Experian, 56% das marcas que usam símbolos e emojis no assunto do e-mail têm uma taxa de abertura única maior do que a média.
De acordo com o estudo, o símbolo do coração preto é o mais popular, mas eleva a taxa de abertura em apenas 2,2%. Dos cinco símbolos mais populares, o sol negro com raios é o que mais eleva a taxa, em até 14.9%. Tentar símbolos diferentes pode tornar a mensagem mais atrativa, como é o caso do emoji de avião, que eleva as taxas de abertura em 10,7%. Já os guarda-chuvas geram um aumento de 50%.
Mas usar símbolos tem que fazer sentido no contexto geral. Se você é uma transportadora aérea, usar o desenho do avião é inteligente. Já se você é uma empresa de sapatos e resolver usar o símbolo do avião, isso pode não fazer muito sentido para seu público.
Ver um emoji colorido em uma caixa de entrada ao invés de um símbolo preto é, definitivamente, mais atraente e acrescenta um elemento lúdico para o que pode ser considerado um conteúdo meio chato. No entanto, nem todos os públicos são receptivos aos emojis. Pense sobre o contexto de seu e-mail e para quem você está enviando antes de adicionar símbolos às chamadas.
5. Ofereça um brinde grátis, mas não o chame assim
Todos nós amamos brindes. O único problema é que a palavra “grátis” no assunto de um e-mail frequentemente pode acabar enviando-o para a caixa de spam. Por isso, seja criativo com as formas que você usa as palavras.
Pensar bem no que será colocado no assunto do e-mail ajuda a não sofrer com filtros de spam e também faz com que os destinatários percebam que há uma oferta impressionante no que você está enviando. Mas essa emoção só vai ocorrer se a sua oferta for digna de estar no assunto do e-mail. Portanto, certifique-se de oferecer algo realmente bom.