As campanhas com influenciadores são uma tendência importante e que não mostra sinais de que irá acabar tão cedo. É possível encontrar influenciadores em qualquer mídia social promovendo produtos e serviços para vários nichos.
Mas também é importante saber trabalhar com eles. Por isso, confira 5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas.
5 erros de marketing com influenciadores
Os profissionais de marketing estão sempre procurando a próxima grande novidade, e o mercado de influenciadores tem sido a próxima grande novidade nos últimos anos. As empresas agora estão gastando mais dinheiro em marketing de influenciadores do que nunca para atingir seu público.
Essa tendência tem seus pontos negativos, no entanto. A quantidade de conteúdo que uma empresa precisa produzir aumentou exponencialmente, o que significa que os profissionais de marketing têm menos tempo para se concentrar no que fazem melhor: criar estratégias de marketing e criar campanhas que realmente funcionem.
O que isso significa para os profissionais de marketing? Eles precisam gastar mais tempo entendendo como os influenciadores podem ajudá-los a atingir seus objetivos, em vez de apenas investir cegamente em todos os influenciadores possíveis ou tentar ser eles próprios um influenciador.
Ausência de um plano de campanha detalhado
Ter um plano para o marketing com influenciadores é obrigatório. Você não quer implementar uma campanha com influenciadores apenas porque todos estão fazendo isso. Não se trata de simplesmente começar uma colaboração com influenciadores, pois colocar em prática essa estratégia não é sinônimo de sucesso.
Antes de começar a trabalhar com um influenciador, tenha uma visão clara da campanha que você deseja executar. Seja realista, configure metas mensuráveis e liste todos os pontos importantes a serem observados. Ter um plano detalhado dá a campanha um propósito, metas e assegura que tanto você quanto o influenciador estarão trabalhando para um objetivo em comum.
Concentrar-se unicamente na contagem de seguidores
Os influenciadores das mídias sociais são alvo de marcas e empresas principalmente por causa de sua contagem de seguidores. Portanto, é fácil concluir que quanto mais seguidores, melhor. Mas isso não é, necessariamente, verdade. Claro que o número de seguidores do influenciador é importante, mas não é o único fator a ser levado em conta.
Se você se concentrar somente no número de seguidores, vai ignorar a taxa de engajamento. Não é suficiente ter muitos seguidores, o influenciador ideal é aquele que também motiva e envolve seu público.
Para tirar o máximo proveito da sua campanha, nunca ignore o poder do engajamento. Ocasionalmente, alguém com uma contagem de seguidores inferior terá mais engajamento do que quem é seguido por um número enorme de pessoas. O Instagram tem ótimos exemplo dos efeitos que um influenciador pode ter.
Aderir a uma única plataforma de mídia social
Mesmo quando você está presente em todas as plataformas de mídia social, sempre há uma em que você tem mais seguidores. Isso costuma criar uma sensação de que precisamos de um influenciador que também é popular nesta determinada rede social, o que pode levar o foco a cair puramente na plataforma.
Isso não faz com que não se atinja o sucesso desejado com a campanha com influenciador, como também impede que seu negócio alcance novos e diferentes grupos de pessoas. Se você já tem uma forte presença em uma plataforma, tente escolher um influenciador de uma plataforma diferente para se ramificar e aumentar o tráfego de seguidores em suas outras contas sociais.
Buscar por vários influenciadores
Você faz uma campanha com um influenciador bem-sucedida, mas decide encontrar outra pessoa para a próxima. Este é um cenário muito comum, principalmente porque comerciantes e empresários tendem a acreditar que as redes sociais são um cardápio e eles devem provar algo novo a cada refeição. E embora isso pareça divertido, não é nada prático.
Veja bem: apenas porque uma campanha acabou de acordo com as expectativas e atingiu seus objetivos, não há nenhuma garantia de que buscar outro influenciador seja o ajuste certo que o ajudará a alcançar novamente o sucesso.
Quando você encontra um influenciador que se adapta a sua campanha e promove seu negócio de maneira impecável, vale a pena concentrar-se em estabelecer de um relacionamento de longo prazo. As futuras campanhas com este influenciador tendem a ser ainda melhores pois ele já entende sua marca, o que o ajuda a soar bastante realista.
Supor que você manda no influenciador
A mentalidade que diz que só porque você está pagando alguém ele deve falar bem de você o tempo todo nem deveria mais existir. Sob nenhuma circunstância você deve assumir que você é mais importante do que os influenciadores ou que eles não têm poder nesta equação; eles têm opiniões e é por isso que se tornaram influenciadores.
O marketing com influenciadores é todo sobre a formação de relacionamentos em que ambos os lados têm o mesmo poder. Lembre-se, você precisa de um influenciador tanto quanto (ou mais do que) ele ou ela precisa de você. Se você não reconhecer isso, sua campanha com influenciadores não será boa e ainda vai gerar muita energia negativa.
Mas há uma solução fácil para este problema: colabore com seu influenciador, troque ideias, tente conhecê-lo como pessoa e, o mais importante, confie nele. Os influenciadores precisam de liberdade criativa. Tenha em mente que eles ganharam milhares de seguidores principalmente por cauda de sua criatividade e que eles já sabem como pessoas diferentes respondem a diferentes postagens.
As campanhas com influenciadores podem fazer maravilhas para marcas e empresas quando executadas de forma eficiente. É vital evitar essas armadilhas comuns que costumam impedir que você alcance os resultados desejados.
Agora que você conhece 5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas, é hora de renovar sua estratégia de marketing para 2021.
Marketing com influenciadores com a ajuda de uma agência
Uma marca, empresa ou indivíduo está na vanguarda do mundo do marketing quando consegue usar influenciadores com uma agência para aprimorar sua estratégia de marketing.
Uma agência de marketing digital é uma empresa que oferece serviços para empresas que desejam apresentar suas marcas e produtos a um grande público. A agência escolherá os influenciadores que podem ajudá-los com esse objetivo.
Por exemplo, se uma empresa quer seu produto para mulheres de 18 a 34 anos, ela deve procurar uma agência especializada em atingir esse grupo demográfico.
Nós, da Agência IMMA, entramos em contato com os indivíduos nas redes de mídia social que tenham influência sobre esse grupo demográfico e oferecerão a eles produtos gratuitos em troca de publicidade em seu canal ou blog.